O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 62

SESSÃO NOCTURNA DE 9 DE MAIO DE 1898

Presidencia do exmo. sr. Manuel Affonso de Espregueira

Secretarios - os exmos. srs.

Frederico Alexandrino Garcia Ramires
Carlos Augusto Ferreira

SUMMARIO

Lido o expediente, tiveram segunda leitura e foram approvadas duas propostas, creando commissões parlamentares, havendo sobre a primeira uma troca de explicações entre o sr. Alpoim, o Sr. Teixeira de Sousa e o sr. presidente. - O sr. Cruz Caldeira apresenta uma declaração de voto e o sr. Tavares Festas uma proposta, para que se lance na acta um voto de sentimento pela morte do visconde de Tondella, que é approvada, depois de a ella se terem associado, por parte da maioria o sr. José de Alpoim, por parte do governo o sr. ministro da fazenda o por parte da minoria o sr. Teixeira de Sousa. - O sr. Fortuna Rosado levanta algumas palavras proferidas n'uma das sessões anteriores pelo sr. conde de Paçó Vieira, a que este sr. deputado responde; refere-se ao mesmo assumpto o sr. Luiz José Dias. - Sob proposta do sr. Pereira de Lima é aggregado á commissão de legislação criminal um sr. deputado. - O sr. conde de Burnay refere-se ao pedido feito na camara para ser publicado o contrato realisado sobre as 72:000 obrigações da companhia dos caminhos de ferro, accusando de desleal e incorrecto o procedimento do sr. ministro da fazenda. Responde-lhe o sr. ministro da fazenda, e referem-se ao mesmo assumpto os srs. Alexandre Cabral, Luiz José Dias e Antonio Cabral, apresentando este ultimo sr. deputado um requerimento para que o sr. conde de Burnay retire as palavras que considera offensivas para o sr. ministro da fazenda. O sr. conde de Burnay explica as suas palavras o retira-as, alludindo ainda ao mesmo assumpto o sr. Oliveira Matos. - O sr. Alexandre Cabral apresenta uma representação da camara municipal de Marco de Canavazes.

Na ordem da noite discute-se, o parecer sobre as emendas apresentadas na discussão do orçamento de despeza, que é approvado, depois de usarem da palavra os srs. Teixeira de Sousa, Villaça, Mello e Sousa, Kendall e Malheiro Reymão. Foi igualmente approvada uma proposta do sr. Mello e Sousa, relativa ao parecer. - A sessão tinha sido prorogada a requerimento do sr. Alpoim. - Pelos srs. Mello e Sousa e Alpoim foram mandados para a mesa propostas.

Abertura da sessão - Ás nove horas da noite.

Presentes á chamada, 42 Srs. deputados. São os seguintes: - Abel da Silva, Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral, Alfredo Carlos Le-Cocq, Antonio Eduardo Villaça, Antonio Ferreira Cabral Paes do Amaral, Antonio Tavares Festas, Antonio Teixeira de Sousa, Augusto José da Cunha, Carlos Augusto Ferreira, Carlos José de Oliveira, Conde de Burnay, Conde de Silves, Francisco de Almeida e Brito, Francisco Barbosa do Couto Cunha Sotto Maior, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco Furtado de Mello, Francisco José Machado, Francisco Manuel de Almeida, Francisco Silveira Vianna, Frederico Alexandrino Garcia Ramires, Gaspar de Queiroz Ribeiro de Almeida e Vasconcellos, Jeronymo Barbosa de Abreu Lima Vieira, João Joaquim Izidro dos Reis, João de Mello Pereira Sampaio, João Monteiro Vieira de Castro, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, Joaquim Augusto Ferreira da Fonseca, Joaquim Heliodoro Veiga, Joaquim Simões Ferreira, José Alberto da Costa Fortuna Rosado, José da Cruz Caldeira José da Fonseca Abreu Castello Branco, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Maria Pereira de Lima José Mathias Nunes, Libanio Antonio Fialho Gomes, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz Fisher Berquó Poças Falcão, Luiz José Dias, Manuel Afddonso de Espregueira, Manuel Pinto de Almeida e Martinho Augusto da Cruz Tenreiro.

Entraram durante a sessão os srs.: - Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Alvaro de Castellões, Arthur Pinto de Miranda Montenegro, Bernardo Homem Machado, Conde de Paço Vieira, Conde da Serra de Tourega, Eusebio David Nunes da Silva, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco Limpo de Lacerda Ravasco, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Frederico Ressano Garcia, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Henrique Carlos de Carvalho Kendall, Henrique da Cunha Matos de Mendia, Joaquim José Pimenta Tello, José Adolpho de Mello e Sousa, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Dias Ferreira, José Eduardo Simões Baião, José Gil de Borja Macedo e Menezes (D.), José Gonçalves Pereira dos Santos, José Malheiro Reymão, José Maria de Oliveira Matos, Leopoldo José de Oliveira Mourão, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayolla, Manuel Antonio Moreira Junior e Sebastião de Sousa Dantas Baracho.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adriano Anthero de Sousa Pinto, Albano de Mello Ribeiro Pinto, Alfredo Cesar de Oliveira, Anselmo de Andrade, Antonio Carneiro de Oliveira Pacheco, Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, Antonio Maximo Lopes de Carvalho, Antonio de Menezes e Vasconcellos, Antonio Simões dos Reis, Arnaldo Novaes Guedes Rebello, Arthur Alberto de Campos Henriques, Augusto Cesar Claro da Ricca, Conde de Idanha a Nova, Francisco Pessanha Vilhegas do Casal, Jacinto Candido da Silva, Jacinto Simões Ferreira da Cunha, Jeronymo Barbosa Pereira Cabral Abreu e Lima, João Abel da Silva Fonseca João Antonio de Sepulveda, João Baptista Ribeiro Coelho, João Catanho de Menezes, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Lobo de Santiago Gouveia, João Pinto Rodrigues dos Santos, Joaquim Ornellas de Matos, Joaquim Paes de Abranches, Joaquim Saraiva de Oliveira Baptista, José de Abreu do Couto Amorim Novaes, José Benedicto de Almeida Pessanha, José Bento Ferreira de Almeida, José Capello Franco Frazão, José Estevão de Moraes Sarmento, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Joaquim da Silva. Amado, José Luiz. Ferreira Freire, José Maria Barbosa de Magalhães, Luiz Cypriano Coelho de Magalhães, Luiz Osorio da Cunha Pereira de Castro, Manuel Telles de Vasconcellos, Marianno Cyrillo de Carvalho, Sertorio do Monte Pereira. Visconde de Melicio e Visconde da Ribeira Brava.

Acta. - Approvada.

EXPEDIENTE

Officio

Do ministerio da fazenda, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. Franco Frazão, nota das quantidades de azeite estrangeiro importado, nos ultimos cinco annos,