O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

APPENDICE Á SESSÃO DE 5 DE JULHO DE 1890 1066-C

o juro modico, representado nos titulos da sua divida. (Apoiados.)

Eis, em breves palavras, as causas geraes da subida de todos os titulos da divida publica europêa.

Estas causas são permanentes e invariaveis, quer o ministro da fazenda se chame Marianno de Carvalho, quer se chame Hintze Ribeiro. (Apoiados.) Fica, pois, demonstrada a inanidade do segundo argumento empregado por s. exa. para demonstrar a inferioridade, os erros e os defeitos da gerencia regeneradora.

Alem d'isso outras causas especiaes houve durante o periodo de 1882 a 1886, que poderosamente influiram na depreciação das cotações dos nossos fundos! Será bom mencional-as, visto parecer ignoral-as o illustre deputado a quem estou respondendo.

A primeira, pela sua importancia e pela sua influencia mais directa na nossa vida economica, foi a baixa do cambio do Brazil. O retrahimento d'essa caudal de oiro, que é computada pelo sr. Oliveira Martins no valor de réis 10.000:000$000 annuaes, influiu de um modo bem desastroso para aggravar as dificuldades financeiras da occasião. (Apoiados.)

Se considerarmos que esse capital importantissimo é na sua quasi totalidade empregado em papeis de credito, teremos facilmente attingido o grau de influencia que é justo attribuir a este facto na descida dos nossos fundos. (Apoiados.)

Depois vem a morte prematura o inesperada de Affonso XII lançar a perturbação nos espiritos e abrir um periodo de agitações, de incertezas o de duvidas, que pozeram em sobresalto todos os interesses economicos e sociaes.

Este facto devia influir, como influiu, na vida economica do nosso paiz, sempre solidario com a Hespanha na boa ou má fortuna d'esta nação. (Apoiados.)

Aqui tem o illustre deputado as causas geraes e especiaes que produziram o phenomeno que o facciosismo partidario e pouco escrupuloso transformou em arma de combate para ferir um partido honrado e patriotico, e que nunca manifestou outro empenho que não fosse o de servir com lealdade e dedicação os interesses do paiz. (Apoiados.)

Agora vamos a outro ponto do discurso de s. exa., em que não foi nem mais sincero nem mais feliz.

S. exa. depois de ter feito a vã tentativa de carregar de negras cores a gerencia regeneradora anterior a 1885-1886 e de ter feito brilhar ao sol risonho e dourado da administração progressista o periodo que terminou em 11 de janeiro de 1890, lançou ás faces dos seus adversarios n'um impeto espontaneo de uma grande convicção este repto temeroso: Digam-nos, em 1885 o governo fez alguma cousa a favor da lavoura? Extinguiu o direito de exportação dos vinhos? Fez emfim qualquer beneficio de qualquer ordem ou natureza á agricultura nacional?

Primeiro os governos só dão a quem pede, e só remedeiam os males, que são accusados pelo mal estar dos individuos ou das classes a quem elles ferem.

A crise agricola não existia então, ou pelo menos ninguem dava por ella, e nem sequer era presentido por aquelles que roais tarde tinham de soffrer a dureza dos seus espinhos. (Apoiados.) Nem aqui, nem fôra d'aqui houve uma voz que reclamasse qualquer medida ou expediente que favorecesse a agricultura, porque a esse tempo se ella não vivia em maré de rosas, é certo tambem que estava longe de soffrer os aggravos e as dores que a afligiram mais tarde. (Apoiados.)

As vozes, as solicitações e os alvitres do grande congresso agricola só aqui appareceram mais tarde, quando s. exa. era poder.

Como o governo attendeu os clamores da classe agricola, sabe-o o paiz e essa assembléa patriotica e honrada sentiu-o bem amargamente, quando ouviu da bôca de um ministro a opinião de que todos os males de que enfermava a agricultura, eram devidos á ignorancia e ao espirito de rotina dos lavradores! (Apoiados.)

O partido regenerador teve e tem sempre feito resolver todas as questões de interesse nacional, e ainda hontem o sr. ministro da fazenda, no seu brilhantissimo discurso, fallou por uma fórma tão calorosa, tão enthusiastica e tão convicta das necessidades e dos soffrimentos da população agricola, que para mim tenho como certo, e fora de toda a duvida, que s. exa. porá sempre ao serviço d'esta classe toda a energia do seu caracter e todos os recursos do seu vastissimo talento. (Apoiados.)

Fallou-nos na extincção dos direitos de exportação e encareceu a sua importancia e influencia para o commercio dos vinhos communs.

Primeiro que tudo esta medida é mais apparente do que real, mais de effeito politico, do que de resultados economicos. Realmente, se observarmos que a exportação dos nossos vinhos é de 60:000 pipas annuaes e que o producto do imposto era de 200:000$000 réis, vê-se á primeira vista a pequenez do beneficio e a nenhuma influencia que deve ter na prosperidade e desenvolvimento do seu commercio. (Apoiados.)

Em segundo logar, este presente foi dado á agricultura á custa da elevação da taxa do trigo de 15 a 20 réis o kilogramma. Com este expediente financeiro, porque o sr. Marianno não fez outra cousa na gerencia da pasta da fazenda, obteve s. exa. um acrescimo de receita de réis 600:000$000, o que lhe permittiu
ser generoso com a agricultura faminta.

A final tudo se resume nestes dois factos insignificantes e sem valor. Primeiro, a reducção do imposto do exportação a um simples direito estatistico; segundo, uma verba de 10:000$000 réis para, ser distribuida em premios pelos lavradores que melhor preparassem, os seus vinhos, em harmonia com os typos preparados na direcção geral de agricultura. É n'este laboratorio portentoso que tudo se faz e tudo se prepara, sempre com o louvavel intento de promover o progresso e a educação agricola do paiz.

Ali preparam-se typos de vinho, escolhem-se sementes prolificas e inventam-se os melhores processos de arroteamento. (Riso.)

Se até pretendem transformar o Alemtejo em campinas verdejantes, em prados viçosos e em hortas feracissimas, povoadas de casaes e de bellas manadas do touros, bois mansos e trabalhadores. (Riso.)

Fóra d'ali nada se sabe, nem mesmo nas escolas agricolas tão recheiadas de professores, como pobres de alumnos, e tão ricas de estudos theoricos, como faltas de conhecimentos praticos. (Apoiados.)

Foi por este systema que o governo progressista elevou as despezas ordinarias no valor de 9.000.000$000 réis, dos quaes cabem 3.000:000$000 réis ao ministerio das obras publicas.

E o sr. Eduardo José Coelho está ufano com tão brilhantes resultados, só porque se fundaram escolas agricolas e industriaes em terras, onde não havia a sombra de uma industria.

Mirandella e Chaves que lho agradeçam; mas o paiz nunca lhe será reconhecido, porque viu privadas d'este auxilio poderoso de educação terras onde havia industrias a proteger e a fomentar. (Apoiados.)

Gastaram muito e mal, e pouco aproveitadamente; foi o que fizeram durante os quatro annos de reinação em que estiveram no poder. (Apoiados.)

A final ía-me esquecendo de perguntar a s. exa. que destino deu aos 10:000$000 réis para premios aos vinicultores e aos celebres typos modelos?

Não sabe, nem eu. (Riso.)

O que se sabe é que se gastaram; no que, é que não é da curiosidade de ninguem sabel-o. (Riso.)

Depois foi s. exa. seguindo a sua via dolorosa, querendo refrescar-se da longa e somnolenta viagem n'um olhar de