O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

20 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

diziam, para poder servir Setubal, era necessario fazer obras de arte na importancia de 700 contos de réis.

Elle, orador, mostrou, porem, que, mudando um pouco o traçado da linha, se podiam evitar essas obras de arte. Fez um requerimento nesse sentido, que foi deferido; os estudos realizaram-se e o caminho de ferro foi factivel, sendo Setubal servido por essa linha.

Está tambem de acordo com o Sr. Brito Camacho, no que respeita ao enxerto feito no artigo 2. ° Essa parte do artigo 2.° não era para este projecto.

Já teve occasião de dizer que, estudada bem a rede dos caminhos de ferro de via larga, tudo quanto fosse de via reduzida devia ser moldado nos caminhos de ferro economicos da Belgica, que teem sido adoptados por todos os países na Europa.

Não desenvolve agora o systema desses caminhos de ferro, mas pede ao Sr. Ministro das Obras Publicas que fiquem esses caminhos de ferro incluidos na nossa legislação, para que não se deem enxertos como o que vem neste projecto e para que todos os ramaes que se concedam ás camaras não venham pesar sobre o fundo de viação.

Neste projecto vem tambem incluido o ramal de Cacilhas.

Era necessario; mas devia attender-se á força de energia eléctrica que se podia tirar deste ramal, aproveitando-se o projecto do engenheiro Serrão.

Lamenta que, por uma despesa de 300 contos de réis, se deixasse passar uma occasião tão boa como aquella.

E occasião de fazer um pedido ao Sr. Ministro das Obras Publicas. Se porventura o ramal de Cacilhas se construir emquanto S. Exa. for Ministro das Obras Publicas, é necessario adoptar um systema moderno de transportes entre Oacilhas e Lisboa; é preciso adoptarem-se barcos especiaes para o transporte de passageiros nos proprios vagons.

Na Suecia, na Dinamarca e na Noruega adopta-se esse systema com excellentes resultados para a travessia de braços de mar com mais de 10 kilometros; na travessia do Tejo esse systema deveria dar resultados ainda melhores.

O Sr. Alexandre de Albuquerque: - Mando para a mesa o seguinte

Requerimento

Requeiro a V. Exa. que consulte a Camara sobre se considera a materia suficientemente discutida, com prejuizo dos oradores inscritos. = O Deputado, Alexandre de Albuquerque.

Foi approvado.

O Sr. João de Menezes: - Peço a palavra para um requerimento.

O Sr. Presidente: - V. Exa. pediu a palavra?

O Sr. João de Menezes: - Não senhor!

O Sr. Presidente: - Vae ler-se, para se votar, o artigo 2.°

Foi lido e approvado o artigo 2.°

O Sr. João de Menezes: - Requeiro a contraprova.

Procedeu-se á contra-prova.

O Sr. Brito Camacho: - Requeiro a contagem do numero dos Srs. Deputados.

(Pausa).

O Sr. Presidente: - Estão presentes 53 Srs. Deputados.

Vae ler-se o artigo 3.° para se votar.

O Sr. Brito Camacho: - Peço a palavra sobre o artigo 3.°

O Sr. Presidente: - Segundo o requerimento apresentado pelo Sr. Valerio Villaça, já está discutido. Vou mandar ler o requerimento que regula a ordem da discussão e que foi approvado.

Foi lido o requerimento do Sr. Villaça.

O Sr. Brito Camacho: - Já sabia... Foram lidos e approvados os artigos 3.° e 4.°

O Sr. Presidente: - Vae ler-se para se votar o additamento do Sr. Feio Terenas e Diogo Peres.

Foi lido.

O Sr. Presidente: - A mesa classificou esta proposta como additamento.

Foi approvado o additamento.

O Sr. Presidente: - A proxima sessão é amanhã, 11 do corrente, á hora regimental. A ordem do dia é a mesma que estava dada para hoje.

Está encerrada a sessão.

Eram 7 horas e 20 minutos da tarde.

O REDACTOR = Sergio de Castro.