O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 627 )

paia -esclarecimento precisa a satisfação do seguinte requerimento. ( Leu-o ^ e delle se dará canta , guando extra* em discussão.)

O Sr. Agostinho dlbano: — Mando para a Meza m»a representação da Camará Municipal deSoalhâeí, sobre divisão de Território; peço que seja remettida á Comrni^sâo competente.

O Sr Pestana:—Peço que o Sr. P. C. Loureiro, faça parle da Commissâo de Estatística ; pores-ta oceasiso peço aos Srs. Deputado? p*!o Alem-Tejo, que tenhâo a bondade de ir á Commissão d'Estaiis-tiea, pasa se tomar conhecimento u'um negocio da "Villa de Monçarás.

O Sr. Farinha." —> Da Camará Municipal de Beja .recebi uma carta, na qual pede a minha protecção para a apresentar nesta Camará, elía restringe-.se a pedir que não seja approvado o Projecto de Lei que permítte a admisbão do trigo Hespanhol na barra do Douro.

O Sr. Presidente:—E' uma caria? não se pôde admittir á Mesa.

O Sr. Farinha: — Mas esta carta vem assignada pelos Membros da Camará.

O Sr. Presidente: — Então pôde manda-la para a Mesa.

O Sr. Gaiafura: — Mando para a Mesa uma Representação da Camará Municipal de Moimenta da Beira , em que pede a conc.-ssâo de um edifício nacional , para poder fazer uma ca-dtr. ; e não entro agora na justiça desta pertenção ; pore'm não posso deixar de dizer que esta medida e' de muita utilidade. Por.esta occasiâo peço a V. Ex.a me informe sobre o destino que teve um meu Requerimento, em que recormiíendava ao Governo que desse providencias para se vedar a entrada de cereaes Hespanhoes.

O Sr. Presidente: — Ainda não teve segunda leitura.

O Orador:—Então peço a V. Ex.* que a primeira oceasião que tenha, o mande ler.

O Sr. Ferreira de Castro: — Mando para a Mesa um Requerimento igual a um que já aqui fiz. (Leu-o e de lie se. dará conta quando tiver segunda leitura). Peço se declare urgente. Por esta occassão marido para a Mesa uma Representação da Administrador do Conceliio de Gouvêa, que é, de opinião contraria á da Cafnara, sabre a concessão d'ura Convento.

O Sr. José Estevão: —Mando par-a a Mesa uma Representação dos Quartéis Mestres da guarnição de Lisboa, em que pedem se deroguein os Avisos de 1810, em que lhes prohibe os accessos.

O Sr. Seahra:—Peço a V. Ex.a me inscreva para apresentar um Projecto de Lei que tende a animar a exportação dos vinhos da Beira para os partos da America.

• O Sr. Cosia Cabral: — Sr. Presidente, houve uma decisão da Camará, para que houvessem dous dias de Comtnissôes, em consequência de não termos trabalhos alguns prowptos ; porem agora que se acham alguns já prornptos sobre a Mesa, e entre estes lia dous Projectos importantes atractar, peço para que haja só um dia de Comtnissôes na semana. (Apoiado), e neste santido mando para a Mesa a seguinte Proposta. (Leu-a, e delia sedará conta quando tiver segunda leitura).

O Sr. F. -A. d'Almeida: — Mando para a Mesa uma Representação da Camará Municipal das Caldas, em que pede que aqueile Concelho seja elevado a Cabeça de Comarca.

O Sr. Presidente: — A ordem do dia da Sessão itmnediala, é a continuação da discussão em geral do Projecto n.° 28, e a discussão especial dos Projectos ri.°s23, 24, e 25. A Camará vai resol ver-se em Com-missôes. Está levantada aSessâo.'— Era hora erneia da tarde.

to 23 to JHaim

1839.

Presidência do Sr. J. C. de Campos.

_._-6er/M-ra — Depois do meio dia.

Chaniuda—Presentes 99 Srs. Deputados; entraram depois mais alguns, e faltaram os Srs. César de f^asconccllos, Gorjão , Teixeira d' A'guiliar, Bispo Conde, Dias d" Azevedo , ff enriques Ferreira, Xavier d"1 Araújo , e Passos (Manoel).

Acta— Approvada.

Expediente — Teve o seguinte destino:

Camará dos Senadores — Um officio, dando parte de ter sido approvado naquella Camará o Projecto de Lei acerca dos Impostos ate 30 de Junho do corrente anno, e devolvendo a esta Causara outro Projecto sobre o mesmo objecto até 31 de Março do dito anão.— Para a Secretaria.

/Ministério dos Negócios Estrangeiros — Um offi-cio, respondendo a outro dosta Garoara sobre og mo-livos, porque o Corpo Diplomático deixou de ser pago pelo -Contracto do Tabaco. — A1 Commissão Diplomática.

Ministério da Justiça — Um officio , enviando va-nos papeis relativos alei das Côngruas aosParochosP

e ao estado, a que se acha reduzida a Cathedral do Bispado de Leiria. — A' Commissão ^eclesiástica.

Ministério da Guerra — Um otBcio, incluindo um requerimento de cinco OíFiciaes doExercito, estudantes da Universidade de Coimbra, e dando algumas informações a respeito dos mesmos. — Para a Secretaria.

Outro, devolvendo a esta Camará vários papeis concernentes á pertenção de D. Maria Alves Pinheiro Corrêa de Lacerda G ri m Cabreira, viuva do fai-lecido Marechal de Campo Sebastião Drago Valente de Brito Cabreira.—^' Commissão de Guerra.

Um oificio do Barão d'Albofeira, e Visconde de Simodães, acomparihíindo 1^0 exemplares de um requerimento, e considerações a elle juntas. — Mãiidu-ram-se distribuir.

Representações—-Uma da Camará das Caldas da Rainha, pedindo que este Concelho seja elevado á cathegoria de Cabeça de Comarca. A' Commissão de Estatística,

Outra da Camará deSoalhães sobre divisão de território.— A1 mesma Commissão.

Outra da Camará de Ruivães sobre o mesmo objecto.— A' mewia Commissão,.