O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

concordaram na inserção da nota , e agora diz o Ulustre Deputado, que depois das explicações dadas pelo Sr. Ministro dos Negócios Ecclesiasticos e da Justiça, e pelo Sr. Florido, se deve eliminar a nota, e que a co m missão está esclarecida ?!.. Quem deu procuração ao nobre Depntado para declarar a coimnissão esclarecida? Pois de quantos membros se compõe a commissâo? Não fallaram dois a favor da conservação da nota, e urn contra? E então diz o illustre Deputado, que não ha necessidade de mais esclarecimentos? O que isto indica, e que acornmissão não andou tão maduramente n'este negocio como o nobre Deputado quer inculcar. Pois que considerações se apresentaram agora que não tivessem sido apresentadas na commissâo? Por certo nenhumas. A commissâo e composta de membros muito ílluitrados e esclarecidos (e sou sincero n'esta declaração) e as considerações apresentadas pelo Sr. Ministro, seguramente haviam de ser também feitas na commissão: pois lêem essas considerações hoje mais força por serem apresentadas pelo nobre Ministro , que tiveram quando foram feitas por alguns illustres membros da comcuissão ? Pense bem n'isto o illustre Deputado. Pois o nobre Ministro apresentou hoje considerações a que se dê um pezo tamanho que devam levar immediatarnemte a commissâo a retirar a sua opinião? Não pôde ser: a commissão não está sufficienlemente esclarecida n'este assumpto, nem o pôde estar; quero dizer, a commissâo não se apresenta aqui de accordo a este respeito, e não se pôde apresentar, porque bastava o facto de dois dos seus membros declararem , que não convinham na eliminação. Por consequência eu insisto em que a Camará envie esta parte do orçamento á commissão de fazenda : e de mais ha a circunstancia de S. Ex.ao Sr. Ministro dos Negócios Ecclesiasticos e da Justiça negar, que seja considerável a importância dos foros que cobram alguns prelados, e alguns membros da com-musâo diserem, que são consideráveis; logo faltam dados estatísticos; o Sr. Ministro diz — não são consideráveis os foros, que hão de receber os diíTe-renles prelados — e os illustres membros da commissão dizem — são consideráveis, e tanto que alguns prelados cobram dVlles uma quantia igual á côngrua : por consequência a base sobre que deve versar a discussão a este respeito, não existe.

A Camará fará o que quizer; mas não se perde cousa alguma, antes se ganha tempo, em que este negocio volte á comtnissão de fazenda : nós continuamos na discussão do orçamento, e a Camará livra-se assim de tomar urna decisão precipitada ; porque a commissâo esteve toda de accordo a este respeito, e agora em consequência da discussão já alguns dos seus membros tem modificado assoas opiniões, e outros não, prova clara de que a matéria não estava bem esclarecida. Peço pois que este negocio volte á commissâo, sem embargo da continuação da discussão.

O Sr. Sim as:—Não sou procurador da commissão, nem fallo como tal; mas tenho uma opinião, como o nobre Deputado tem , e posso oppor a minha á sua opinião. O nobre Deputado disse que fosse o negocio á commissâo, e eu disse que não havia razão alguma para isso ; e a razão que dei, foi, que isto tinha sido debalido na commissão, e que não sabia para que ella o havia tornar a con-L. 3."— M A uço — 1845.

siderar, eu não disse que a cominissâo estava persuadida de que linha urna opinião fixa a este respeito, disse como membro desta Casa, que não achava necessidade alguma de que fosse á commissâo, e ainda agora a não acho, depois das explicações que deram os Srs. Jeronymo Dias d'Azeve-do, e Florido Rodrigues Pereira Ferraz. Appare-céu uma idéa nova; pois porque um Deputado propõe uma idéa nova, ha de ser isso motivo para o negocio ir á commissão? Não pôde estar a Camará habilitada para votar? Eu fui um dos que disse que me oppunha á eliminação: e não entendo comtudo que ella não possa ser eliminada.

O Sr. Presidente:—Segundo o regimento a emenda do Sr. Ávila que está em discussão corn a verba, não e' senão urn adiamento definido.