O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 258 —

tarem póde representar um espaço de 40 leguas, cada uma das quaes não póde custar menos de 300 contos, o que dá uma despeza de 12:000 contos. O fundo da amortisação não póde dar como já demonstrei nem para 1/5 desta despeza.

Por artigos de jornaes que não foram desmentidos sei, que o sr. ministro aluiu negociações com o banco, as quaes não produsiram resultado, por não ler querido este encarregar-se da cobrança das contribuições nas provincias que o sr. ministro lhe propunha. A este respeito declaro com franqueza, que collocado no logar de s. ex. não tinha feito tal proposta ao banco, não só pelas considerações que ha pouco expendi como tambem porque intendo que o governo se não deve desarmar dos seus meios de influencia, entregando a um estabelecimento a cobrança e administração da receita publica, influencia, de que muito se póde abusar. Mas no logar do banco tinha acceitado essa proposta. Consta-me tambem, que o banco fizera unia offerta, que deploro, que o sr. ministro não tivesse acceitado, e esta era a de subscrever para o caminho de ferro do norte com 1:000 contos.... (O sr. José Estevão: — Esse offerecimento do banco era uma burla).

E não posso deixar de notar ao illustre deputado, que classificou de burla este offerecimento, que muito me admira que assim pense, e não ache que burla seja a subscripção do governo de l:l200 contos para o caminho de ferro de leste; quantia que o governo não póde ter á sua disposição, sem violar o proprio decreto que o-applica para o caminho de ferro do norte. (Apoiados).

Burla verdadeira, sr. presidente, é tudo quanto se tem passado a respeito do caminho de ferro de leste, concedendo-o o governo a uma companhia que nem tem com que fazer o deposito de 40:000 libras, exigido pelo respectivo programma (Apoiados). Daqui o que se prova, é que tudo quanto se fizer desse caminho, ha de ser á custa do governo porque ha de ser elle que ha de carregar com todos os onus, em quanto que as vantagens hão de ser para a companhia. (Apoiados do lado direito) Sobre este assumpto e que eu esperava que a voz poderosa do illustre deputado se levantasse no parlamento para accusar todas estas decepções, e stygmatisar este modo de proceder, pelo qual se pretende illudir o paiz. (Apoiados.)

Esperava tambem que o illustre deputado censurasse, e censurasse altamente a comédia que aqui se nos está fazendo representar, fazendo-se discutir e approvar decretos que já estão revogados, como acontece a este decreto de 30 de agosto, que todo o mundo sabe que já está revogado, applicando-se ao caminho de ferro de leste os meios que empregava para o caminho de ferro do norte; como acontece com o decreto da contribuição de repartição, que já está revogado, antes de ter sido approvado, e que não será levado á execução pelo menos este anno, como demonstrarei quando mais particularmente me occupar deste assumpto.

E necessario que estas questões se tratem na sua verdadeira altura. E uma burla a subscripção do banco, e não o é nem o decreto de 30 de agosto, nem tudo o que se tem feito com o caminho de ferro de leste! Eu esperava que o sr. ministro viesse submetter ao parlamento uma proposta de lei, que tivesse por base retirar o decreto de 30 de agosto, afim de que o banco podesse subscrever para a empresa do caminho de ferro de leste, com a somma de 1:000 contos, porque eu antes queria nesta situação difficil, que o fundo fosse entregue no banco, subscrevendo elle com 1:000 contos de réis para o caminho de ferro, do que auctorisar o governo a subscrever com os 1:200 contos que se pretende; porque linha a certesa na primeira hypothese de que tudo quanto havia a respeito do caminho de ferro, não era uma comédia (Apoiados) Hoje estou convencido de que tudo quanto se leni feito é para continuar o paiz nesta illusão: que não ha companhia de caminhos de ferro; que não ha companhia Hislop; que não ha nada disto. Que posso eu esperar de uma companhia que diz que não se hade tirar um só real ao publico (aos accionistas) em quanto não virem as obras começadas, ella, que não tem com que fazer o deposito 1... (O sr. Corrêa Caldeira: — Apoiado, muito bem — estão a lançar poeira aos olhos do povo.)

O illustre deputado, pois, obraria melhor se stygmatisasse todos esses factos, não devendo omittir ainda a circumstancia de se ter concedido a empreza do caminho de ferro a uma companhia que não cumpriu as condições do programma, o qual foi alterado na parte essencial: do que resulta o dever-se considerar este contracto como feito sem praça... (Vozes — Deu a hora.) Ouço dizer que deu a hora, e por isso se v. ex. m'o permitte, continuarei ámanha.

O sr. Presidente: — Continua com a palavra para amanhã o sr. Avila, e acham-se inscriptos os srs. Pessanha (João), Mello e Carvalho, Cunha, Vellez Caldeira, Garcia Peres, Avila, pela segunda vez, e Cunha tambem pela segunda vez, todos contra o projecto n. 7. E a favor os srs. Maia, e Arrobas. A ordem do dia para ámanhã é a continuação da de hoje. Está levantada a sessão. — Passava das quatro horas.

O 1.º REDACTOR

J. B.GASTÃO

FIM DO VOLUME III.