O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

missão, é um modo de capitalizar as discussões, e de lazer com que tudo se adie e tudo se demore. Pois nós andámos a clamar ha três mezes que não appa-rccia aqui o Orçamento, agora apparcec o Orçamento, faz-se uma Proposta ha dois dias para se nomear uma Commissão, reconhecem todos a importância da nomeação da Commissão, e para se decidir se a Commissão ha de ser nomeada pela Camará ou pelas Secções ha de isto ir n. Commissão do Regimento!... Ora que importância pôde ler isto na Commissão do Regimento?... Pois isto e uni negocio de l.úo alta ponderação que as intelligencias dos illustrcs Deputados não saibam comprehendcl-o para votarem agora?!... É preciso ir á Commissão do Regimento para os esclarecer?!... Ora, Sr. Presidente, eu respeito muito a Commissuo do Regimento, mas a fallar a verdade o meu respeito não vai tão longe que eu acredite, que sem que a Commissão do Regimento nos diga ô que é melhor, não saibamos O que o e ; eu cá para mim estou persuadido que conheço o que «í melhor 011 peior, principalmente' (Miando forem cousas ião fáceis, sem receber o Espirito-Sanclo de ninguém.

Direi ainda mais: isto tudo vai de urna cousa, c que ainda ha uma grande repugnância ern se dizer aqui aquillo mesmo que se sente, e que não devia haver a mais pequena dúvida cm se exprimir fora daqui. O syslema das Secções tern produzido péssimos effeitos, péssimos resultados, ioda a gente o reconhece nos corredores da Camará, aqui dentro da Camará não se reconhece (./Ipmndos) ; ora para isto não sirvo eu, porque sou um homem que não sei fallnr senão a lingoagem da franqueza c da verdade ; não digo que os outros a não saibam fallar, mas iriuit-is vezes podem intender quo não e' conveniente levar as explicações ião longe corno eu intendo, porque eu estou convencido que não ha inconveniente em que se diga logo muito expressamente aquillo que cada um pensa a respeito do objecto em discussão.

O syslema das Secções, Sr. Presidente, foi apresentado de certo com a melhor boa fé, eu fui um dos que assignararn a Proposta para as Secções: mas a experiência no espaço de três mezes tem-nos demonstrado e demonstrado ate á evidencia que rias Secções não se faz nada; no primeiro dia de Secções ainda lá houve uma sombra de discussão, no segundo dia já não houve quasi nada, no terceiro nada, no quarto nada, e zero e mais zero e o resultado obtido, c tão desgraçadamente, quanto tem sido constanlemente. Ora agora os trabalhos das Secções se por exemplo servissem para que uma questão lá tractada gastasse menos tempo aqui na Camará, ainda eu iria para ahi; mas vejamos o que aconteceu, por exemplo, com o Projecto sobre as Colónias, tão simples, e que foi o primeiro de que se tractou : foi discutido nas Secções, os Membros nomeados pelas Secções representavam a maioria dessas Secções, fez-se um Parecer, veio para aqui, e só a discussão sobre a generalidade gastou dois dias!... Aqui está urna demonstração de que não se poupou nada com a discussão nas Secções; a discussão da generalidade de um dia só na Camará vale mais do que nas Secções quatro ou cinco, porque nas Secções.não ha propriamente a discussão, não ha os meios moràcs para obrigar á discussão, para obrigar á attenção, para obrigar mesmo a estar alli todo o temoo que «lias devern

durar: por tudo isso ai Secções não UVrn produzido resultado profícuo.

Mas agora propriamente não é este o ponto cm questão: aqui o ponto em questão agora e unicamente— Se esta Commissão do Orçamento ha de ser nomeada pela Camará ou pelas Secções. —A Commissão todos reconhecem quo e de muita importância, que e urgente, por consequência que não deve adiar-se a decisão para depois da Proposta ir á Co m missão do Regimento, isto fica evidente a todas as luzes, agora o que resta e ver se a Commissão ha de ser nomeada pela Gamara ou pelas Secções. líu iu-lendo que não ha inconveniente nenhum em que seja nomeada pela Camará: supponhamos que esla decisão leva de algum modo e poderá trazer comsigo o virem talvez de futuro a acabar as Secções, eu pelo born resultado que ellas teem dado, não tenho realmente pena nenhuma cie as ver morrer.

Agora o que também e verdade e que todos tèem reconhecido que a nomeação das Commissões nas Secções ás vezes involve bastantes difíiculdadcs, principalmente quando se apresentam nognrios como este, que requerem conhecimentos muito espeeiaes, porque o exame do Orçamento requer conhecimentos muito espeeiaes; pôde haver Secções que tenham três ou (juat.ro pessoas capazes de se nomearem para es l as Commissões, e outras que não tenham as que lhe* compete nomear (Apoiados) j ora agora com a questão cio Orçamento ha de vir por força a da Lei de Despeza e Receita, o que e questão puramente financeira, e a das Leis de Fazenda, que requerem, todas, çonliecimeiitoj cíped.oes. \Tio será melhor que-se gaste algum tempo na Camará a eleger essa Commissão do fp.ie.fax.er a eleição nas Secções? (.Apoiados) Se. acaso nos persuadirmos que dá melhor resultado "a Camará, não vale, a pena, embora se ataquem de algum rnodo as Secções l Parece-me

O Sr. José Maria Grande (Para um Requerimento):— Sr. Presidente, o meu intuito simplesmente e cconomisar o tempo; o meu intuito é que esta questão não nos leve, COIMO vejo que deve levar, talvez duas horas, pois que mais de dez ou do/e Srs. Deputados pediram sobre ella a palavra. O illuslro Deputado que acaba de fallar diz, que a matéria e de primeira intuição: pois então vote-se, e imo se deve levar nem um quarto de hora corn matérias de primeira intuição. O illustre Deputado disse que tinha o espirito de verdade e independência de apresentar aqui as ideas que tem... ( f^ozes:—Pediu a palavra para um Requerimento) Eu hei de concluir por um Requerimento. Não nego ao illustre Deputado essas qualidades,', mas não consinto por rnodo nenhum que as queira arrogar a si exclusivamente.

Sr. Presidente, a matéria e simples, e de primeira intuição, diz o illustre Deputado; por consequência eu peço a V. Ex." que proponha á Camará se está sumcientetnente discutida.