O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

987

que é este o resultado das acertadas providencias que se têem adoptado para facilitar as transacções sobre a propriedade, não podendo assim duvidar-se da exactidão com que foi calculada a importancia d'esta receita.

No calculo sobre o imposto de transito nos caminhos de ferro tambem não houve exageração, porque a base para este calculo foi a da cobrança no ultimo anno economico, quando ninguem duvida que esta receita ha de augmentar consideravelmente com a abertura das linhas do Porto e de Beja (apoiados).

Para que a camara conheça bem o exemplo que houve no modo de calcular a receita do estado, basta que attenda á cifra em que foi calculado o rendimento do caminho de ferro do sul, que figura na receita extraordinaria em réis 120:000$000, quando o seu rendimento foi no ultimo anno de 133:454$172 réis; a saber:

Receita geral... 133:204$500

eventual........ 249$672

133:454$172

Sr. presidente, não adiantarei mais as minhas reflexões sobre a generalidade do parecer que se discute, porque me parece ter respondido a todas as observações que fez o illustre deputado que me precedeu, mostrando que no calculo da receita não houve a exageração que se pretendeu inculcar (apoiados).

Vozes: — Muito bem.

O sr. Mártens Ferrão: — (O sr. deputado não restituiu o seu discurso a tempo de ser publicado n'este logar.)

O sr. Presidente: — A ordem do dia para ámanhã é a continuação da de hoje.

Está levantada a sessão.

Eram quatro horas da tarde.