O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

998

RECTIFICAÇÃO

Em logar das palavras que se acham no discurso do sr. Sieuve de Menezes, proferido na sessão de 1 do corrente = voto com o parecer, etc. = deve ler-se = voto contra o parecer, etc. =

Discurso que devia ser transcripto a pag. 981, col. 1.ª, lin. 59 do Diario de Lisboa, na sessão de 1 de abril

O sr. Gouveia Osorio: — Pedi a palavra para agradecer á camara com expressões do mais profundo reconhecimento o acto de justiça que ella acaba de praticar, e de uma maneira para mim a mais honrosa.

O processo, tristemente celebre, que contra mim foi instaurado, acaba de ser julgado pela camara, e condemnado da fórma a mais solemne. Triumphou a justiça, e eu que estava innocente recebi da camara uma manifestação tão honrosa, que jamais se riscará da minha memoria.

Foi sempre tenção minha não dizer uma palavra sobre tal processo, emquanto a camara se não tivesse pronunciado, e deixei mesmo correr a discussão d'elle sem n'ella tomar parte. A camara viu que assim o fiz.

Tinha porém resolvido, logo que a decisão da camara tivesse logar, contar largamente á camara a historia d'este processo, narrar minuciosamente a perseguição miseravel, de que fui e estive sendo victima innocente, e pôr bem patentes os factos que precederam, acompanharam e se seguiram a este processo. Vinha até prevenido para isso com grande numero de documentos que tenho aqui. Em vista porém da demonstração, para mim honrosissima, que aqui acaba de ter logar, desisto do meu proposito. N'esta occasião solemne esqueço-me dos meus implacaveis inimigos e dos meus covardes perseguidores, para só me lembrar do grande acto de justiça que a camara acaba de praticar, e não digo mais nada (apoiados geraes).

Vozes de todos os lados da camara: — Muito bem, muito bem.

(O orador foi abraçado e comprimentado por quasi todos os srs. deputados.)