O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1436 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

zia da Ribeira, do concelho e districto de Angra e do segundo official do governo civil do mesmo districto. = O deputado pelo circulo n.° 99, Jacinto Candido.

Requeiro que, pelos ministerios competentes, me seja enviada copia da correspondencia ultimamente trocada entre o governo e a auctoridade superior do districto do Funchal sobre a livre importação dos cereaes estrangeiros. = O deputado pelo circulo n.° 99, Jacintho Candido.
Mandou-se expedir.

REQUERIMENTOS DE INTERESSE PARTICULAR

Dos escreventes da capitania do porto de Lisboa, João Maria Martins, Manuel Francisco, e José Maria Loureiro, pedindo melhoria de situação.
Apresentado pelo sr. deputado Antonio Candido e enviado á commissão de marinha ouvida a de fazenda.

De Jacinto Ignacio Cabral, engenheiro civil, conductor de 1.ª classe do corpo de engenheiros das obras publicas, contra a ultima organisação das obras publicas, que levou os seus interesses.
Apresentado pelo sr. deputado Sousa e Silva e enviado á commissão de obras publicas.

De Thomás Augusto Serpa, capitão almoxarife de artilheria, pedindo que não seja approvada a proposta do ministerio da guerra, diminuindo o pessoal dos postos superiores do quadro a que pertence, sem se estabelecer proporção de uns para outros postos, ou pelo menos sem ser supprimida a clausula de espera de tempo determinado no posto de capitão.
Apresentado pelo sr. deputado Sousa e Silva e enviado á commissão guerra, ouvida a de fazenda.

De Nuno Leopoldo Cordeiro, soldado de cavallaria n.° 7 ex-alumno do collegio militar, onde completou o curso como alumno externo, pedindo que se lhe tornem extensivas as vantagens do artigo 37.° do decreto com força de lei de 11 de dezembro de 1851.
Apresentado pelo sr. deputado Victor dos Santos, e enviado á commissão de guerra.

De Manuel Cardoso dos Santos Vasques, facultativo veterinario militar de 2.ª classe, em commissão na escola do exercito, pedindo que á classe a que pertence seja concedida a mercê do habito de S. Bento de Aviz.
Apresentado pelo sr. deputado F. J. Machado, e enviado á commissão de guerra.

De Thomás Augusto Serpa, capitão almoxarife de artilheria, pedindo que á sua classe seja extensiva a gratificação aos officiaes arregimentados, determinada por uma proposta do sr. ministro da guerra e pendente de discussão.
Apresentado pelo sr. deputado Sousa e Silva e enviado á commissão de guerra, ouvida a de fazenda.

De Antonio Gonçalves, chegador de navios da armada, pedindo se lhe pague a differença entre o ordenado que actualmente recebe e o que recebeu desde a data da sua admissão na divisão de veteranos até ao anno de 1878.
Apresentado pelo sr. deputado Luiz José Dias e enviado ás commissões de marinha e de fazenda.

JUSTIFICAÇÕES DE FALTAS

Declaro que o sr. deputado Alves Matheus faltou a algumas sessões e ainda faltará a outras por motivo justificado. = Joaquim Simões Ferreira.

Declaro que faltei durante o mez de junho a algumas sessões por motivo justificado. = Visconde de Monsaraz.

Declaro que o sr. deputado José Maria de Oliveira Matos tem faltado a algumas sessões por motivo justificado. = José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral.

Declaro que, por motivo justificado, faltei ás sessões de 20, 21, 23 e 25 do corrente. = O deputado, António Maria de Carvalho.

Declaro que faltei a algumas sessões neste mez por motivo de doença. = José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral.

Declaro que não compareci á sessão de 25 do corrente por motivo justificado. = Bernardo Homem Machado.

Declaro ter faltado a algumas sessões da camara no corrente mez por motivo justificado. = O deputado, Gabriel José Ramires.

Participo a v. exa. e á camara que, por motivo justificado, tenho deixado de comparecer a algumas das sessões do corrente mez. = Sousa e Silva.

Participo a v. exa. que, por motivos justificados, tenho deixado de comparecer ás ultimas sessões. = Urbano de Castro.

Declaro que faltei, por motivo justificado, ás sessões nocturnas de 22 e 25 e diurnas de 23 e 25 do corrente. = Dr. Oliveira Valle.

Declaro que, por motivo justificado, não compareci á sessão de sabbado. = José Gregorio Figueiredo Mascarenhas.
Para a secretaria.

O sr. Presidente: - Está nos corredores da camara o sr. deputado Henrique de Sant'Anna. Convido os srs. António Maria de Carvalho e Poças Falcão a introduzil-o na sala.
Foi introduzido na sala, prestou juramento e tomou assento.
O sr. Presidente: - O sr. deputado Campos Valdez mandou hontem para a mesa um requerimento, pedindo licença á camara para se ausentar do reino. Não o puz logo á votação, por se ter entrado na ordem do dia; mas faço-o hoje.
Leu-se o seguinte:

Requerimento

Desejando ausentar-me do paiz, por alguns dias, rogo a v. exa. queira consultar a camara se me concede a necessaria licença. = Campos Valdez.
Concedeu-se a licença pedida.

O sr. Antonio Candido: - Pedi a palavra para mandar para a mesa uma representação dos professores vitalicios das escolas normaes de Lisboa e Porto, que pedem augmento de vencimento.
As rasões que elles adduzem são justas. Os professores das escolas normaes estão equiparados aos dos lyceus centraes e aos do collegio militar, mas em desfavoravel desigualdade nos vencimentos. Ao passo que os professores do lyceu ganham 800$000 réis, elles ainda estão sujeitos á lei de 1868, que lhes arbitra apenas 400$000 réis.
É de muito interesse tudo quanto se refere á instrucção publica; por isso peço que seja devidamente considerada esta representação.
Aproveito a occasião de estar com a palavra para mandar tambem para a mesa um requerimento dos empregados civis da capitania do porto de Lisboa, pedindo augmento