O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

('•'3 )

bre a Mesa não se acha Parecer algum, nem manus-cripto nem impresso, que se poclesse agora discutir. Por consequência novamente recommando ás illus-tres Cominissões, a que estão affectos negócios graves, a necessidade urgente de apresentarem os seus Pareceres, porque do contrario a Camará não terá de que se occupar, e terão de interromper-se os trabalhos. Alem destes Projectos que hoje foram adiados ha o Projecto N.° 39—-li — do anno passado que é da Commissào de Marinha a respeito de uma Proposição de Lei que veiu remettida da Camará dos Dignos Pares com alterações. Esse Parecer tem de ser discutido.

A Camará sabe que Sua Magestade faz annos no dia 4 do corrente, e que ha Beija-Mão em consequência deste .memorável dia. É costume nomear-se uma grande Deputação para ir felicitar Sua Magestade pelo seu Anniversario Natalício; e como amanhã é dia de Com missões sem necessidade de abertura da Sessão, eu vou desde já nomear a gran-

de Deputação, que serú composta dos seguintes Senhores.

Além dos Srs. Presidente, Secretario Corrêa Caldeira, e Vice-Secretario Lacerda (António) os Srs. Lopes Branco, Barão de Francos, Pereira Corte Real, Bispo Eleito de Castelio Branco, Pinheiro Furtado, João Elias, Falcão, Silva Cabral, Sá Vargas, D. Prior de Guimarães.

Devendo aggregar-se á Deputação todos os demais Srs. Deputados que forem ao Beija-Mão.

A Ordem do Dia para sabbado e' pois a que vinha para hoje, e mais o Parecer da Commissão de Marinha N.° 89 — R — impresso no Diário do Governo de 13 de julho de 1850. Está levantada a Sessão. — lira hor..i e 'meia da tarde.

O 1.° REDACTOR, J. B. CASTÃO.

No o . O.

Presidência do Sr. Rebcllo Cabral.

f

hamada — Presentes 05 Srs. Deputados Abertura — 7\o meia dia. . yícta — Approvada.

CORRESPONDÊNCIA.

OFFICIOS. — l.° Do Sr. D. Prior de Guimarães, participando que por incornrnodo de saúde não tem assistido ás Sessões, nem assistirá a mais algumas, e pelo mesmo moti-vo não pôde ter a honra de fazer parte da Deputação encarregada de cumprimentar S. Mageslade a Rainha pelo seu Anniversario Natalício.

O Sr. Presidente: — Este Officio é datado do dia 3 do corrente, dia, em que não houve Sessão, e por isso não pôde ser cornmunicado senão agora; e devo dizer que a íalta do Sr. Deputado á grande Depu--tacão foi supprida por muitos outros Srs. Deputados, que se aggregaram á mesma Deputação.

2.° — Do Ministério do Reino remettendo 120 exemplares da Conta d'aquelle Ministério, relativa á gerência do anno económico de 1849 a 1850, e ao exercício do anno económico anterior de 1848 a 1849, a fim de serem distribuídos pelos Srs. Deputados. — Mandaram-se distribuir, e remttteu-se um exemplar, á Commissão de Contabilidade para os cffeitos convenientes.

3."—Da Junta do Credito Publico enviando 120 exemplares das Contas da mesma Junta, respectivas á gerência do anno económico de 1849—1850; e as do exercício de 1847—1848, para serem distribuídos pelos'Srs. Deputados. — Mandara m-se distribuir, e tombem se retnetteu um exemplar á Coinmissáo de Contabilidade.

4.°— Do Ministério da Guerra devolvendo com as informações que lhe foram pedidas, o Requerimento, em que o ex-A l feres do Exercito, Joaquim Thomaz Lobo d'Avila, pede ser reintegrado no mesmo posto. — y^' Commitsâo de Guerra. VOL. 4.°— ABRTJ. — 1851.

1851.

5.°—Do mesmo Ministério dando os esclarecimentos pedidos pela Commissão de Guerra, acerca do Requerimento do Official de Caçadores N.° 7, António Schvvalback. — /f mesma Commissão.
6."— Do mesmo Ministério, participando para conhecimento da Commissão de Guerra, que o Tenente Coronel João Harper acaba de requerer a troca da collocação, em que se acha considerado, em virtude da Carta de Lei de 5 de abril de 1845, pela quantia equivalente a 6 annos do respectivo soldo. — A' m e am a C t > m m is são.
UMA REPRESENTAÇÃO. — Apresentada pelo Sr. Crespo, em que os Voga es da Commissão Administrativa do Hospital da Villa da Pederneira, Distri-cto de Leiria, pedem alguma providencia que lhes proporcione meios, com que o referido Hospital possa subsistir, e lembram o augmento do imposto no pescado, deducção de 2 por cento do que já se paga, e 200^000 reis tirados do fundo" da Real Casa da Nasareth. —,4's Cotnrnissôes de Administração Publica, e de Fazenda.
O Sr. Presidente: — Tenho a mui distincta honra de cornmunicar á Camará, que a grande Deputação, por ella encarregada de ir felicitar Sua Magestade a Rainha, pelo seu Anniversario Natalício, cumpriu a sua Missão, e dirigiu a Sua Magestade, por essa occasião, o discurso seguinte.
a Senhora ! A Camará dos Deputados da Nação «Portugueza, eleita em 1847 — e próxima ao termo « do seu mandato — conforme as disposições da Car-«ta Constitucional da Monarchia, vem exprimir urna «vez mais, junto ao Throno de Vossa Magestade, .trieste dia solemne e do maior jubilo nacional, os « sentimentos de respeito, amor, lealdade e dedica-t;cão de que os Eleitos do povo deviam dar, e se «lisonjeam de ter dado a Vossa Magestade e á Na-íi cão, irrefragavel testimunho — no desempenho da «Alta Missão, que lhes fora commettida.
u O Omnipotente, Senhora, que tão copiosas ben-uçãos Ha visivelmente derramado sobre Vossa Ma-«gestade, sobre El-Rei Seu Augusto Esposo, e so-