O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 28 —

N.º 5.

SESSÃO DE 5 DE ABRIL.

1855.

PRESIDENCIA DO SR. FREDERICO GUILHERME DA SILVA PEREIRA

Vice-presidente

Chamada: — Presentes 84 srs. deputados.

Abertura: — Ás onze horas e tres quartos.

Acta: — Approvada.

O sr. Presidente: — O sr. Julio Gomes da Silva Sanches fez constar á mesa que, por incommodo de saude, não póde comparecer á sessão de hoje, e talvez a mais algumas.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA.

UMA DECLARAÇÃO. — Do sr. Francisco Damasio, participando que o sr. J. E. de Magalhães Coutinho não póde compareceria sessão de hoje, por incommodo de saude. — Inteirada.

Officios. — 1.º Do sr. Saraiva de Carvalho, participando que, pelo seu máo estado de saude, não póde comparecer na camara por estes dias. — Inteirada.

2.º Do ministerio do reino, acompanhando a copia da consulta da junta geral do districto de Faro, relativa ao anno de 1850, satisfazendo a um requerimento do sr. Bivar. — Para a secretaria.

REPRESENTAÇÕES. — 1.ª Da camara municipal de Melgaço, pedindo que seja approvado o projecto do sr. Honorato Ferreira, para se conceder o sello á alfandega de Vianna do Castello. — Ás commissões de fazenda e commercio.

2.1 Dos moradores e proprietarios do extincto concelho da Enxara dos Cavalleiros, sobre divisão de territorio. — Á commissão de estatistica.

SEGUNDAS LEITURAS.

REQUERIMENTO. — Requeiro que, pela secretaria das obras publicas, se mandem a esta camara todos os documentos e planos, existentes na mesma secretaria, sobre a canalisação do rio das Enguias, e terrenos entre o Tejo e Sado, para communicar estes dois rios. = Garcia Peres.

Foi remettido on governa.

O sr. Jeremias Mascarenhas: — Sr. presidente, já ha mais de 15 dias, que tenho a palavra reservada, que havia pedido que me désse, quando estivesse presente o sr. ministro da marinha: vou aproveitar-me da presença de s. ex.ª, usando da palavra; o que pretendo e dirigir-me ao nobre ministro ácerca de tres objectos.

O primeiro é lembrar a s. ex.ª a necessidade de