O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1112 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Ferreira, Manuel Francisco Vargas, Manuel Pinheiro Chagas, Miguel Dantas Gonçalves Pereira, Pedro de Lencastre (D.) e Roberto Alves de Sousa Ferreira,

Não compareceram á sessão os srs.: - Abilio Guerra Junqueiro, Adolpho da Cunha Pimentel, Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto, Álvaro Augusto Froes Possollo de Sousa, Antonio José Ennes, Antonio Maria Pereira Carrilho, Antonio Pessoa do Barros e Sá, Aristides Ivloreira da Motta, Augusto Carlos de Sousa Lobo Poppe, Augusto da Cunha Pimentel, Augusto José Pereira Leite, Condo do Côvo, Conde de Villa Real, Elvino José de Sousa o Brito, Estevão Antonio de Oliveira Júnior, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco José de Medeiros, Ignacio José Franco, João José d Antas Souto Rodrigues, João Marcelino Arroyo, João Pinto Moreira, João Simões Pedroso do Lima, Joaquim Teixeira Sampaio, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José de Azevedo Castello Branco, José Domingos Ruivo Godinho, José Freire Lobo do Amaral, José Luiz Ferreira Freire, José de Vasconcellos Mascarenhas Pedroso, Luiz Gonzaga dos Reis Torgal, Manuel Thomás Pereira Pimenta de Castro, Manuel Vieira de Andrade, Marianno Cyrillo de Carvalho, Marquez de Fontes Pereira de Mello, Pedro Augusto de Carvalho, Sebastião do Sousa Dantas Baracho e Wenceslau de Sousa Pereira Lima.

Lê-se a acta.

O sr. Fernando Palha: - Sr. presidente, acabo de ouvir ler attentamente a acta, e não posso deixar de dizer a v. exa. que nem tudo o que se passou hontem á noite n'esta casa está inserido n'esse documento.

Não se diz, por exemplo, que, quando se procedeu á votação, ainda estava fallando um dos oradores deste lado da camara, que ainda outro estava inscripto sobre o modo do propor, e que ou linha pedido a palavra sobro o modo de votar.

V. exa. comprehende perfeitamente que, se motivos especiaes não nos obrigassem a passar uma esponja sobro esto incidente, nós não deixariamos passar similhante procedente som protestarmos o mais energicamente que nos fosse possivel, (Apoiados.) como dispostos estamos a protestar todas as vexes que da parte da maioria se nos queiram fazer imposições e violencias. (Apoiados.)

V. exa. teve hontem um exemplo de que, só nós quizessemos fazer obstruccionismo á moda do que se fez aqui nos ultimos annos, tambem o sabiamos fazer. (Apoiados.) Creia v. exa. que nós tambem o saberemos fazer todas as vezes que, em logar de usarem para comnosco da mesma benevolencia que nós usámos para com a maioria, esta nos quizer impor as suas vontades. (Apoiados.)

Porém, sr. presidente, quem presidia á sessão nocturna de hontem não era v. exa. e se nós hoje exigissemos um desaggravo da violencia de que hontem fomos victimas, e o obtivessemos, ora mais do que um desaggravo para nós era tambem uma desauctorisação de quem ordinariamente se senta n'essa cadeira e por que todos nós, d'este lado da camara, temos o maior respeito e consideração. (Apoiados.) Longe do nós similhante pensamento. (Apoiados.)

Nenhum dos oradores que tem fallado d'este lado da camara deixou ainda de tecer elogios a s. exa.

Parece, porém, que d'aquelle lado da camara se tem interpretado estes elogios, como meio de protrahir as discussões, ou como uma demonstração de menos respeito.

Isto não é exacto. Todas as palavras que d'aqui têem sido pronunciadas têem sido sentidas. (Apoiados.)

Pela minha parte estou maguado, porque, não alheio em geral á violencia, e usando d'ella unicamente quando me sinto aggravado, eu tinha pedido a palavra sobre o modo do votar, com a intenção firme de quando me fosse concedida, pedir tardiamente que a Anotação fosse nominal; estou maguado porque, sabendo o sr. presidente que eu me tinha inscripto, não houvesse conservado a serenidade de espirito até ao fim e não me houvesse concebido a palavra.

Apesar d'isso, nem em meu nome nem em nome de ninguem d'este lado da camara, peço, na ausencia do sr. presidente, cousa alguma, (Apoiados.) porque estamos convencidos de que houve apenas um equivoco, e que, se s. exa. estivesse presente e appellassemos hoje para a sua nunca desmentida lealdade, elle seria o primeiro a desfazel-o.

Sem deixar de lavrar um protesto, mas attribuindo, repito, o que se passou a um equivoco, porque não desejamos que a qualquer pretensão nossa possa ser ligada a idéa de desauctorisação para com o sr. presidente, (Apoiados.) nós desistimos de continuar n'este incidente, e damos a nossa approvação á acta, embora a julguemos irregularmente redigida. (Apoiados.)

O sr. Pedro Victor: - Pedi a palavra, porque ouvi o sr. Fernando Palha proferir umas phrases, ás quaes desejo dar uma ligeira e leve resposta, embora não tenha procuração da maioria para o fazer.

Eu desejo dizer a s. exa., e a todos os membros da opposição, que por parto da maioria nunca houve, não ha, nem ha de haver, nenhum proposito de ser desagradavel, ou do ser oppressor para com a minoria.

É este, singela e simplesmente o digo, o nosso sentir e o nosso modo de pensar.

O sr. Fernando Palha dirigiu-se ao sr. presidente, Pedro de Carvalho com phrases lisonjeiras e sobremodo agradáveis; v. exa. comprehende que toda a camara não póde deixar de applaudir as palavras de s. exa., dirigidas ao nosso presidente, a quem tanto respeitâmos. (Apoiados.)

Tenho dito.

O sr. Presidente: - Não pedindo ninguem mais a palavra considera-se a acta approvada.

Vae ler-se o expediente.

EXPEDIENTE

Officios

Do ministerio das obras publicas, participando, em satisfação ao requerimento do sr. deputado Adriano Monteiro, que nehuma despeza só fez, pela direcção geral de agricultura, com a secção agricola da exposição industrial da avenida da Liberdade. Apenas foi auctorisado por aquella direcção o emprego da madeira das matas do estado na construcção do pavilhão destinado á exposição de productos florestaes.

Para a secretaria.

Illmo. e exmo. sr. - Em sessão do 18 de maio de 1887 tive a honra de offerecer á camara dos senhores deputados da nação portugueza um exemplar do primeiro livro intitulado Estatisticas e biographicas parlamentares portuguesas comprehendendo os factos occorridos até 1886.

Agora offereço á mesma camara um exemplar do segundo livro, que está dividido em duas partes, vindo já a primeira, e a segunda espero não se demorará muito a sua apresentação.

O segundo livro contém em si, não só os factos mais notáveis que tiveram logar no parlamento portuguez nas sessões legislativas de 1887, 1888 e 1889, e algumas referencias aos de 1890, e bem assim varias biographias de cidadãos portuguezes que occuparam os elevados cargos de ministros, conselheiros d'estado, pares do reino, deputados da nação, e, alem disto, muitos factos politicos que muito importa aos homens publicos ter d'elles conhecimento.

Contém igualmente a relação nominal dos ministros distado no tempo das regencias do D. Izabel Maria, D. Miguel de Bragança e D. Pedro IV e os de 1830 a 1890, as-