O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO N.º 67 DE 30 DE ABRIL DE 1902 3

Reino, o Sr. Conde do Restello, e proponho que na acta da sessão de hoje se lance um voto de sentimento por essa perda, e se façam as devidas communicações. (Apoiados).

O Sr. Ministro das Obras Publicas (Manoel Francisco de Vargas): - Pedi a palavra para, em nome do Governo, me associar ao voto de sentimento que V. Exa. acaba de propor pela morte do Sr. Conde do Restello.

Muito embora o Sr. Conde do Restello militasse em partido opposto áquelle que está representado nas cadeiras do poder, todavia o Governo reconheceu sempre no Sr. Conde do Restello um dos homens importantes da cidade de Lisboa.

O Sr. Conde do Restello tornou-se credor das sympathias publicas pelo muito que se interessava pela cidade de Lisboa, e, sobretudo, pelo antigo concelho de Belem, que S. Ex.a representou muitas vezes em Côrtes, e de cuja Camara foi presidente. (Apoiados).

O Sr. Conde do Restello elevou-se pelo seu trabalho, e todos aquelles que ascendem aos altos cargos que S. Exa. desempenhou, devido unicamente aos seus esforços, são dignos da admiração de todos e devem ser apresentados como modelos ás gerações que estão para vir. (Apoiados).

Associando-me, pois, em nome do Governo, á manifestação que V. Exa. acaba de propor, não cumpro senão um dever reconhecendo as virtudes que exalçavam o cidadão que acaba de fallecer. (Muitos apoiados).

(O orador não reviu).

O Sr. João Arroyo: - Pedi a palavra para em nome da maioria parlamentar, me associar ao voto de condolencia por V. Exa. proposto, a proposito do falecimento do Sr. Conde do Restello.

O antigo presidente da Camara Municipal de Lisboa, era demasiado conhecido de todos nós, para que seja preciso, neste momento, fazer a analyse dos serviços que o Sr. Conde do Restello soube fazer ao seu país. (Apoiados).

O Sr. Conde de Restello foi um homem que soube elevar-se aos altos cargos na administração publica; o Sr. Conde do Restello juntou, ao ser um parlamentar distincto, um trabalhador indefeso; e prestou relevantes serviços, não só, em geral, em favor dos interesses nacionaes, mas, muito especialmente, em favor da cidade de Lisboa. (Apoiados).

Julgo interpretar os sentimentos da maioria, associando-me á proposta de V. Exa. (Apoiados).

O Sr. Veiga Beirão: - Associo-me ás palavras de sentimento proferidas por V. Exa., pelo Sr. Ministro das Obras Publicas, e pelo Sr. Conselheiro João Arroyo, pela morte do nosso antigo collega nesta Camara, Conde do Restello, então Pedro Augusto Franco, e nada tenho a accrescentar ao que S. Exas. disseram.

Não podia, porem, deixar passar esta occasião, sem manifestar o sentimento d'este lado da Camara por tão infausto acontecimento. (Apoiados.)

O Sr. Presidente: - Em vista da manifestação da Camara, considero approvada a minha proposta. (Muitos apoiados).

Serão feitas as communicações do estilo.

O Sr. Veiga Beirão: - Sr. Presidente, acaba V. Exa. de ler na mesa um decreto pelo qual são prorogadas as Côrtes alem do seu termo legal; o que quer dizer que está a expirar a actual sessão legislativa. Estando, pois, proximo o encerramento dos trabalhos parlamentares, eu não quero deixar de manifestar a V. Exa., por parte da minoria progressista, a justiça que lhe fazemos, pela maneira como V. Exa. tem dirigido os trabalhos da Camara.

É tradição do partido progressista fazer esta declaração, e não podia eu, neste momento, attendendo á maneira correcta como toda a mesa procedeu, deixar de o fazer. Por isso, permitta-me a mesa que, em nome da minoria progressista, eu lhe proponha um voto de louvor. (Apoiados).

O Sr. João Arroyo: - É com a maior satisfação e o mais vivo prazer, que, por parte da maioria me associo á proposta do Sr. Beirão, dirigida á mesa presidencial d'esta Camara. (Apoiados).

Todos nós fomos testemunhas, durante os quatro meses d'esta sessão, da imparcialidade como V. Exa. soube dirigir os trabalhos d'esta Camara, e da forma distincta como toda a mesa se houve no desempenho da sua alta missão.
Justificada é, pois, a proposta do Sr. Beirão, que me é muito grata pela estima pessoal que me liga a V. Exa. e aos demais membros da mesa. (Apoiados)

Agora, permitta-me V. Exa. que, embora sob o imperio de uma viva impressão, tome dois minutos á Camara para me despedir, se é permittido empregar esta expressão, de todos os meus collegas nesta casa do Parlamento, antes de ir tomar posse do meu logar na Camara dos Dignos Pares. E faço o, não o occulto a V. Exa., com uma viva impressão de saudade.

Ha 18 annos que faço parte d'esta casa do Parlamento, e durante esses 18 annos trabalhei quanto pude e soube, na pouquidade e modestia das minhas forças, a bem do meu partido, e, sobretudo, a bem do meu país. E não occulto a V. Exa. que, ao mudar de casa do Parlamento, ao deixar de ser Deputado da Nação, para tomar assento como Par do Reino, me domina uma intima commoção.

Cumpre-me, em primeiro logar, significar a todos os funccionarios d'esta casa, personificando-os na pessoa do seu Director Geral, o Sr. Conselheiro Paes Abranches, o meu applauso extremo pelo zelo, solicitude e intelligencia com que se tem devotado á causa publica, e agradecer-lhe os testemunhos de estima pessoal que de todos recebi.

Ao Sr. Conselheiro Paes Abranches, num cordeal aperto de mão, envio o testemunho da minha consideração e estima pessoal.

Agora, volto-me para os meus collegas da opposição progressista, e agradeço-lhes todas as manifestações de deferencia e consideração que lhe mereci durante o tempo em que fui honrado com o mandato de representante do país, e, dirigindo-me ao sou leader, agradeço-lhe igualmente todos os sinaes de deferencia pessoal com que me honrou.

Na ultima sessão legislativa, sobretudo, tive occasião de apreciar no illustre homem de Estado, o Sr. Beirão, altas qualidades de parlamentar, e eu não posso deixar de lhe enviar, neste momento, com a expressão da minha mais alta consideração pessoal, a expressão simultanea do meu vivo reconhecimento.

Receba a illustre opposição progressista, na pessoa do seu leader, a expressão dos sentimentos que me vão na alma.

Agora, deixe-me V. Exa., Sr. Presidente, que eu me volte para os meus queridos amigos da maioria, e que lhes diga que se ao entrar nesta sessão contava nella muitos amigos pessoaes, ao sair, não como, sob este aspecto, uma unica excepção (Muitos apoiados).

A maioria parlamentar apresentou durante as sessões taes demonstrações de intelligencia, assiduidade e devoção pelos interesses publicos, que eu tenho, como um dos padrões mais honrosos da minha vida, o de haver tido a felicidade de estar á sua frente.

Confesso que não sei bem o que hei de dizer para exprimir o meu reconhecimento.

Peço a V. Exa. que vejam na emoção com que falo a profunda impressão que me domina (Muitos e repetidos apoiados).

Vozes: - Muito bem, muito bem.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Antonio Cabral.

O Sr. Antonio Cabral: - Como se inscreveu o illustre leader da minoria o Sr. Beirão eu desisto da palavra e peço a V. Exa. que me inscreva para depois de S. Exa. falar.

O Sr. Ministro da Fazenda (Mattozo Santos): - Não posso deixar de me associar, em nome do Governo, ás considerações aprontadas pelo illustre Deputado o Sr.