O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

APPENDICE Á SESSÃO DE 9 DE JULHO DE 1890 1036-I

melhoramentos agricolas inquiram dos viticultores quaes as castas e quantidades de bacellos e barbados americanos que terão de requisitar no proximo anno agricola.

«Decreto approvando o regulamento geral dos serviços de policia hygienica e sanitaria dos animaes, e que do mesmo decreto fazia parte.

«Decreto approvando o regulamento do hospital veterinario de Lisboa, e que do mesmo decreto fazia parte.

«Portaria approvando a tabella dos preços das operações, exames e consultas no hospital veterinario de Lisboa, e que da mesma portaria fazia parte.

«Despachos pela primeira repartição da direcção geral de agricultura.

«Decreto creando uma escola pratica elementar de agricultura nos suburbios de Santarem, estabelecendo junto á mesma escola uma fructuaria, e approvando os planos de organisação das ditas escolas, e que do mesmo decreto faziam parte.

«Decreto creando uma escola pratica, sob a fórma de fructuaria, no concelho de Paiva, e approvando o plano de organisação da dita escola, e que do mesmo decreto fazia parte.

«Decreto creando uma escola fructuaria na 5.ª região agronomica, e approvando o plano de organisação da dita escola, e que do mesmo decreto fazia parte.

«Decreto declarando de utilidade publica e urgente a expropriação de diversos terrenos no concelho de Santarem, para a installação da escola pratica de agricultura.

«Despachos pela segunda repartição da direcção geral de agricultura.

«Decretos creando em Braga e Coimbra escolas industriaes.

«Decreto addicionando ás disciplinas da escola industrial Faria Guimarães a de lingua franceza.

«Decteto creando uma escola de desenho industrial na cidade do Funchal e outra em Matosinhos, concelho da Bouças.

«Despachos pela segunda repartição da direcção geral do commercio e industria.

«Despachos pelas primeira e sexta repartições da direcção geral dos correios, telegraphos e pharoes.»

Pergunto agora aos meus collegas que me digam, com a mão na consciencia, se todos estes serviços não são de altissima vantagem, e tudo o que enumerei podia fazer-se sem se gastar?

Nós confessâmos que se gastou, mas que se gastou utilmente, e sem pedir mais sacrificios ao contribuinte. (Apoiados.)

O governo actual não só se contenta com as despezas que encontrou creadas, como as augmentou muito mais, e sem se saber em que gasta o nosso dinheiro.

Ninguem viu que algum dos ministros trouxesse aqui uma medida para reduzir a despeza, nem para supprimir nenhum dos serviços que nós deixámos estabelecidos. (Apoiados.)

Estes ministros o que fazem é gastar, gastar sem conta, peso nem medida, e depois o contribuinte que pague tudo. (Apoiados.)

Como deu a hora, peço a v. exa. que me reserve a palavra para as sessões seguintes. (Riso.)