O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 24.

SESSÃO DE 28 DE MARÇO DE 1855.

PRESIDENCIA do Sr. JULIO GOMES DA SILVA SANCHES.

SECRETARIOS os Srs. Joaquim Gonçalves Mamede/Carlos Cyrillo Machado.

Chamada — presentes 73 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Archer, Castro e Abreu, Mello e Carvalho, Cunha Sotto-Mayor, Quelhas, Lousada, Brayner, Barão de Castro Daire, Basilio Alberto, Conde de Saldanha, Cunha Pessoa, Pinto Bastos (Eugenio), Faustino da Gama, Francisco Damazio, Bordallo, Pegado, Teixeira de Sampayo, Pereira Carneiro, João Nuno, Abreu Castello Branco, Pestana, Luciano de Castro, Casal Ribeiro, Latino Coelho, Marçal, Tavares de Macedo, Queiroz, Julio Pimentel, Almeida Macedo, Mello Caldeira, Mendes Leite, Emauz, Rocha, Miguel do Canto, Moraes Soares, Nogueira Soares, e Visconde da Junqueira.

Faltaram com causa justificada—os srs. Affonso Botelho, Sousa Pires, Cesar de Vasconcellos, Emilio Brandão, Cunha Leite, Barros e Sá, Pitta, Fontes Pereira de Mello, Dias e Sousa, Cesar Ribeiro, Rebello de Carvalho, D. Diogo de Sousa, Nazareth, Silva Pereira (Frederico), Soares d'Azevedo, Pessanha (João), Soares d'Albergaria, Pessanha (José), Ferreira de Castro, Silva Pereira (José), Cunha e Abreu, Paiva Barreto, Northon, Novaes, Visconde de Castro e Silva, e Visconde da Ponte da Barca:

Faltaram sem causa conhecida — os srs. Abilio Costa, Alves Martins, Calheiros, Gomes Corrêa, Themudo, Lopes de Mendonça, Bento de Castro, Fonseca Moniz, Bivar, Rezende, Bandeira da Gama, Honorato Ferreira, Magalhães Coutinho, Baldy, e Passos.

Abertura — á meia hora depois do meio dia. Acta — approvada.

O sr. Pinto d’Almeida: — Mando para a mesa a seguinte

Declaração de voto.

- Declaro que se estivesse presente hontem, quando se votou a proposta do sr. D. Rodrigo de Menezes, a approvava, e bem assim rejeitava a do sr. Palmeirim. <= Pinto d'Almeida.

Mandou-se lançar na acta.

O sr. Antonio Feyo: — Mando para a mesa a seguinte

Declaração de voto.

Declarâmos, que se estivessemos presentes no fim da sessão de hontem, teriamos votado nominalmente, rejeitando a proposta do sr. D. Rodrigo, e approvando a do sr. Palmeirim. =Albergaria Freire = Antonio Feyo —J. M. d'Abreu Saraiva de Carvalho — Latino Coelho Moraes Pinto. Mandou-se lançar na acta.

CORRESPONDENCIA.

Declaração.

Do sr. Santos Monteiro, de que o sr. Barros e Sá, tem justo motivo que o impossibilita de comparecer na sessão de hoje, e em mais algumas das seguintes.

A camara ficou inteirada.

Officios.

1.° —Do ministerio da guerra, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento do major* do regimento de infanteria n.° 6, José Joaquim Esteves, em que pede se lhe conte para a reforma o tempo que serviu nos corpos de milicias.

A commissão de guerra.

2.° —Do mesmo ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento de Filippe Nery de Faria, que foi capitão do batalhão de caçadores n.° 5.

A commissão de guerra.

3.° —Do mesmo ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento do alferes reformado Manuel Antonio Rodrigues, em que pede melhoramento de reforma.

A commissão de guerra.

4.° —Do mesmo ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento do tenente addido ao forte de S. Pedro de Paço d'Arcos, Antonio de Magalhães, em que pede ser passado á disponibilidade. ==-

A commissão de guerra.

5.° Do mesmo ministerio, acompanhando o mappa do numero dos degradados que saíram do presidio do Castello de S. Jorge para as provincias do ultramar desde 1838 até 1854, satisfazendo assim a um requerimento do sr. Tavares de Macedo.

Para a secretaria.

EXPEDIENTE

a que pela mesa se deu destino.

Requerimento.

Requeiro que, pelo ministerio do reino, seja enviada a esta camara uma cópia da representação da camara municipal do Porto, na qual se pede a prohibição da exportação de gados, e a consulta da junta geral do districto do Porto ácerca d'este objecto. — Barão das Lages.

Foi remettida ao governo.

Leu-se na mesa a seguinte

Proposta.

A commissão de obras publicas pede para lhe ser adjunto

Vol. III—Março—1855.