O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

.(.36.5 )

preciso numero": é V. Ex.* mandar fazer a chamai da, e publicar-se depois DO Diário o oome dos Si s. Deputados que faltam (dpoiado}.

< Ó* Sr. Presidente: — Não posso tomar deliberação alguma pelo motivo que já apontei.

O Sr. J. M, Grande' — Parecia que para aproveitarmos o tempo, e fazermos alguma cousa, pó-•diurnos discutir alguns objectos rjuns simples, e guardar a sua votação para quando houvesse numero; julgo que o melhor é fazermos jsto, ou então sabir-mo»tiaqui (Apoiado).

. O Sr. Sousa Azevedo : — Eu não posso adoptar a lembrança do Sr. Deputado, porque é inútil esse trabalho. Pôde muito bem succeder que havendo um-objecto sôbie o qual possa recahir uma votação, eguaidando-se para quando houver numero votarem sobre esse objecto Deputados que não assistiram,ã

, e que terão alguma cousa que dizer, e se Ibes podendo negar a palavra, aqui temos .nova discussão; e perdida a vantagem que o Sr. De^ -putadp o,uiz colher. ;

Q, Sr. J. A. de Magalhães-.— Sr. Presidente-, uma yez que não ha numero, nós rção podemos dis-, ,cutir, qem .votar; logo que não ha numero, somos aqui meramente alguns particulares (Apoiado}.

O%$r. .Ifwsifcnte : — EU nao^evo ler por mais teni-.po,^,Capara era inacçaQ,(^oía^o). A Ordem do dia é a-tytje estava dada—-Côngruas,de Parochos. .Está levantada a Sessão — $ram trçs "éoras da tarde»

Q REDACTOR,

DABXASO JOAQUIM LUIZ DE SOUZA MONTEIHO,

N.° 26.

Sessão to 28 te

1841.

Presidência do Sr. Pinto de Maalhães.

C

hamnda: — Presentes 78 Srs. Deputados. Abçrlura — Aos três quartos depois do meio dia. Acta — Approvada sem discussão.

CORRESPONDÊNCIA.

Officios — dois, um do Sr. Deputado Falcão, e outro do Sr. Gualter , partecipando ambos que por incommodo de&aude não podem comparecer na Sessão de hoje — t A Camará ficou inteirada.

ORDEM DO DIA.

O Sr. Presidente : — Vai proceder-se á eleição de seis Membros, que hão-de fazer parle da Com-missão Especial de Fazenda.

.Corrido o escrutínio, vereficou«se terem entrado na Urna 88 listas, das quaes se inutilisaram 9, 6 por estarem em branco, duas por conterem nomes de menos, e uma por conter nomes de mais, e sa-hiram eleitos os Senhores: — António Joaquim da Costa Carvalho com 60 votos, João da Costa Carvalho 60, José' António Maria de Sousa Azevedo 57, José Maria ttibeiro Vieira de Castro 56, Fernando de Mesquita e Sola 54, António José' Lopes Alheira 50.

O Sr. Presidente: -—Passamos á outra parte da Ordem do Dia, que e' a continuação da discussão do -Projecto sobre a Côngrua dos Parochos, que ficou pendente de Sexta-feira. Ha alguns ,Sr. Deputados que tinham pedido a palavra sobre a ordem: o primeiro é o Sr. Derramado.

O Sr. Derramado: — Eu tinha pedido a palavra sobre a ordem para fazer uma interpellação ao Sr. Ministro da Justiça, isto é, se S» Ex.a appro-vava a base, adoptada pela Cocnmissão, a do Subsidio addicional á Decima; rnas o Sr. Ministro já se explicou a esse respeito; e por isso nada lenho a accrescentar ; estou satisfeito com a explicação, que S. Ex.a deu; e como tenho a .palavra sobre a

matéria, quando me chegar, terei occasiâo de dizer o que e n lendo acercado mereci rate n to delia

O $r. Sousa Magalhães : — Spbre a prdem til) h a eu pedido a palavra para dar uma explicação ao Sr. ;Deputado pela,Guarda, quando pedio que algum dos Membros da Commissão dissesse, se oSr. Ministro, da. Justiça tinha, assistido ás Sessões da Commissão Ecclesiastica, quando ella exarou o seu Parecer: como o Sr. Ministro já respotideu , e o que disse e exacto, cedo da palavra.

O Sr. J. A. de Magalhães: -— Não sei se o estado da discussão me, permittirá agora dizer sobre a ordem o.que tinha tenção de dizer.

Os dois Projectos que se apresentam -em discussão offerecem dois methodos diversos de prover á Congrua^sustentaçâo dos Paroçhos : o Sr. Ministro da Justiça interpellado sobre estes Projectos disse, que o Governp adoptava a .continuação da Lei vigente com algumas,modificações que apresentaria; porque, provisório por provisório, valia mais sustentar aquillo que já existia, do que fazer uma Lei nova. Ora parecia-me então que seria conveniente, e que seria de ordem que S. Ex.a apresentasse as modificações que, pertende fazer á Lei , embora se suspendesse por alguns-dias esta discussão, seS. Ex.* as não tivesse promptas. Digo isto, porque essas mo-dificações hão ôbre ellas, afim de se poderem discutir os três sistemas.