O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 355

305

pressão de que não devia usar, dizendo que houve subre.pçâo no modo porque se votou esta questão. O que eu quiz dizer foi, que houve falia de cornpre-hensão, mas não de quem propôz, foi de quem votou. 1'ilu quando votei, foi pensando que se havia de pôr depois á votação a minha Substituição, e ao meu lado tenho dois honrados Collegas, que tcrn practica do Parlamento, e que votaram do mesmo modo.

O Sr. Presidente: — Eu procedo de tão boa fé e com tanta lealdade, que nem de leve pensei que essa expressão de que usou o Sr. Deputado, se referisse a mirn (Apoiados.).

Q Sr. Pestana: — Eu. votei no mesmo sentido em que votou o Sr. Elias da Cunha Pessoa. A Proposta que mandou para a Mesa, e a que chamou Substituição, por ventura merece rncnos consideração do que o Addilaihento que já foi votado? Eu não sei que V. Ex.a ou a Camará sem urna votação possa

retirar da Camará uma Proposta, que se fez. Intendo que deve propor-se á votação, se ha de ser de senvolvido por urna Lei e>pe,cial o principio que se votou, que fosse consignado na Carta Constitucional. Esta foi a Proposta que fez o illustre Deputado, e eu não sei que e.lla possa morrer sern uma votação da Camará, e é exactamente isto que. perlende o Sr. Deputado.

O Sr. Presidente: — Não ha numero para se votar, por consequência a ordem do dia para amanhã será o dividir se a Camará era Co m missões depois do expediente, e agora convido os Srs. Deputados a irem ainda trabalhar em Commissões ate' ás quatro horas. Está levantada a Sessão. —. Eram Ira horas da tarde.

O REDACTOR,

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.

1852.

Presidência do Sr. Silva ganches.

'hamada. — Presentes 83 Srs. Deputado;;.

Abertura.— Ás onze horas e mei;i.

A cia., — Approvada.

.O Sr. Sarmento: — Mando para a Mesa a seguinte

DECLARAÇÃO BK VOTO — «Declaro que quando hontcm votei rejeitando o Additamento, não quiz rejeitar a sua matéria — abolição da Pena de Morte por Crimes Políticos — rnas somente a sua inserção no Acto Addicioual. » — Sarmento.

O Sr. ri!ta: — Remelto para a Mesa a seguinte

DECLARAÇÃO PE VOTO —u Profundamente convencido de que a Pena de Morte deve ser aboljda nos Crimes Políticos, adopto este filantrópico principio; — mas temendo ao mesmo passo os graves abusos e crimes que se poderiam commetler á sombra dei lê, ern quanto não estiverem bem definidos, e classificados os casos a 'que deva ser applicado, teria votado, se estivesse presente na Sessão de hontcm, contra a sua consignação no Aclo Addicional.»— LHK Pi/ta.

O.Sr. J. M. Grande:—Eu tinha, pedido a'palavra para fatiar sobre a 'matéria do Additainento do Sr. Mendes Leite; como porem não cheguei a fállar, mando para a Mesa a seguinte

DKCLARAÇÃO íris 'V OTO—«Declaro que quando honlern vòlei contra o Additarnenlo do Sr. Mendes Leite, não votei contra o principio da abolição da .P«.-na de Morte nos Crimes Políticos, mas somente contra a inserção deste principio no Acto Acldicio-1 nn|. „ — / /V/. Grande. — T/ioinaz d" Aquino de. Carvalho. — Gomes Lima. — Sonsa de Meneies.— Barão tias Lages.— /íris t ides. — Saraiva de Carvalho. — Silva Sár.chcs.

O Sr. N figueira Suares:—Mando tambern a segui n te

DECLARAÇÃO PE VOTO — «Declaro que votando 110 n te MI contra a inserção do Addita mento

Políticos, nos termos que se julgarem convenientes.»» — Nogueira Soares.

Todas estas Declarações se mandaram lançar na Acta.

O Sr. Secretario (Hebcllo de Carvalho) : — Receberam-se na Mesa as seguintes

DIÍC.LARAÇÕISS :—1." Do Sr. Benevides, participando que o Sr. Lucas da Trindade Leitão não comparece ú Sessão de hoje' por falta de saúde.

2."" Do Sr. Barão de Palme., participando que o' Sr. Fonseca Moniz, por incommodado, não comparece lioje á Sessão.

A Camará ficou inteirada.

CORRESPONDÊNCIA.

Orpicios: —r-.l.° Do Ministério do Reino, remet-tendo os documentos pedidos pelo Sr. Lopes Branco, acerca da cultura do arroz no Concelho de Mãiorea. — Para a Secretaria.

2." Do meímo Minis.terio, remcllendo a cópia da Consulta da Junta Geral do D is Ir ic to da (J u arda, datada de l'2 de M.arço de 185L ; satisfazendo assim ao Requerimento do Sr. Deputado Ribeiro Sousa Caldeira.—-Para a Secretaria.

RKPUKSKNTACÕES :— l.a Da Camará Municipal do Concelho de Tavares no Dislricto Administrativo de Vi/eu, reclamando contra o Decreto .de .1.0 de Fevereiro ultimo, pelo qual foi .dissolvido este Concelho, e contra a distribuição que se fez das suas .Fregue-zias pelos Concelho? visinhos.—A' Co-rnwissâo da lícfornia ddminixtraljva c da Divisão d

ííí.11 Dos Correios a cavai Io das Secretarias distado, a pedir .que a quantia mensal de 15J"G(>5 reis que recebem pura cavallos,, cocheira e sustento d«s mesmos seja elevada a 2.1 $000 n:is. — 4 Cowuiissáo de Fazenda.

SEGUNDAS LEITURAS-

Página 356

856

paia o exclusivo da pólvora oftereeeu ao Governo, no anno de 1840 a 1841, José Ignacio de Seixas, e a que se refere a Proposta dos Barões da Folgosa e Junqueira, publicada no Diário do Governo de 26 de Setembro de 1844 (salvo qualquer erro de data). « — Holíreman. — Casal Ribeiro. — Conde de Pilla Real. — dnttmio Pequitto. —João de Mello Soares.

Foi ndrnittido — Ê logo approva-io.

2." K KQU K H. i MENTO —« Requeremos, que pelo Ministério da Marinha e Ultramar se peça ao Governo, que, se for possível, apresente á Camará o Orçamento da Receita e Despcza das Províncias Ultramarinas, relativas ao anno de 1852 a 1853: e cópias das ultimas contas dos rendimentos e despezas que tiver recebido de cada uma das ditas Províncias. » — Leonel Tavares. —. /. da S. Passos. — Jeremias Mascare-11 ha x.

Foi admittido— E logo approvado.

O Sr. Gomes de Carvalho: — Quando em 1810 SP discutiu aqui o Regulamento respectivo á navegação do Douro, f.-u votei por esse Regulamento na persuasão de que elle seria plenamente executado, e que se evitaria por esse modo o contrabando dece-reaes; pore'm não tem assim acontecido; e como de-

r.ejo propor alguma cousa a respeito deste objeclo-.. por isso criando para a .Mesa o seguinte Requerimento ( Leu).

Ficou para segunda leitura.

O Sr. Holtreman:—Mundo para a Mesa o Requerimento seguinte ( Leu).

Ficou para segunda le.if.ura.

O Sr. Preto (iiraldes:— Parece-me que todos os Srs. Deputados que honlem votaram contra a insen-çào do Additarncnto do Sr. Mcndeí Leite no Acto Addicional, teern mandado as suas Declarações de Voto (Fo%e$: — Nem todos). Pois eu por mim não tenho Declaração de Voto nenhuma a fazer: votei conforme intendi (Apoiados).

O Sr. Presidente:—\ Gamara vai dividir-se em Com missões. A ordem do dia para amanhã tj a mesma que vinlv.i para hontetn, havendo possibilidade de se discutir, senão, dividir-se-ha outra vez a Ca-rnarn ern Secções, ouCommissões. — Está levantada a Sessão. — lira meia hora da lardc.

O 1." 11 F. I) ACTO H,

J- B- CASTÃO-

N: 26.

Presidência do Sr. Silva

hainada. —- Presentes 1)1 Srs. Deputados. stbertura.— As onze horas e meia. ./Icta. — Apnrovnda scin discussão.

rORRESVONDKNC.lA.

UMA KKi'Ri'.sKNTAçÁ*o:—Da Camará Municipal de Tenlugal, pedindo a concessão do extincto Convento de S. Francisco na Povoa de Santa Chrislina, com a matla c ribeira, que lhe é pertencente, a fim de nlli construir o Cemitério.— /í's Secções.

SEGUNDAS LEITURAS.

REQUERIMKMTO : — Requeiro pela Repartição competente se lernelta a esta Camará :

1."—Um Mappa dos cereaes sahidos da Fregene-da, com destino para a cidade do Porto, na conformidade do Regulamento de 27 de Janeiro de 1841.

2°—Um M a p pá da importância dos direitos de transito pelo Douro dos mesmos cerears, desde que se poz em execução o dito Regulamento.

3.°— Um Mappa das muletas impostas aos infractores das suas disposições. — Gomes de Carvalho.

Foi admittido, e approvado sem discussão.

RKQIJKHIMKNTO: —Requeiro se peça ao Governo, pelo Ministério do Reino, que remetia a esla Ca-mara cópia do Parecer do Procurador Geral da Coió:!, e de mais Agentes Superiores do Ministério Público, de Outubro ou Novembro de 1850, ou 1851, relativa á concessão da insinuação á doação do Barão de Barcellinhos, ou do Visconde das Picóas.—Hol-treman.

Foi admittido, c apprnvado sem discussão.

1852.

M,indo paru a M»;S

O Sr. lhas c Sousa seguinte

DECLARAÇÃO DE VOTO: — Declaro que se estivesse presente na votação nominal

Mandou-se lançar na Acta

O Sr. Corrêa Caldeira: — Quero declarar unicamente, que faltei ás dons ultimas .Sessões por incom-modo de saúde.

O Sr. Holíreman: — Pedi a palavra para mandar para a Mesa a seguinte

DECLARAÇÃO : — Declaro, como Membro da Com-missão Central, nomeada pelas Secções para dar o seu Parecer sobre o Pioj.-cto N." 8 — annullação das indemnisações do Contracto do Tabaco — que tendo-rne dirigido no dia 2 í.) do corrente á Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda, conforme se tinha requisitado ao respectivo Ministro da Fazenda, ahi colhi os seguintes esclarecimentos :

1.°—Que desappareceu do Thesouro a Procuração original, e a Lista dos Sócios da arrematação do Contracto do Tabaco, mencionada no termo do lanço n." 3, de 26 de Setembro de 1844.

2."—Que também desnppareceu a Representação original, e primeira dos actuaos Caixas Gcraes, pedindo indemnisações, e reducção do preço do tabaco de rolo, cigarro, e. folha picada.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×