O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º25

SESSÃO DE 30 DE MARÇO DE 1859

PRESIDENCIA DO SR. CUSTODIO REBELLO DE CARVALHO

SECRETARIOS OS SRS.

Miguel Osorio Cabral

Bernardino Joaquim da silva Carneiro

Chamada - presentes 54 srs. deputados.

Entraram durante a sessão - os srs. Vidal, Gouveia Osorio, Barros e Sá, Lousada, Marreca, Rodrigues Sampaio, Faria Maia, Xavier da Silva, Dias e Sousa, B. das Lages, B. da Torre, Carlos Bento, Pinto Coelho, Cesario, C. de Rio Maior (D. Antonio), C. de Valle de Reis, Garcia Peres, Palha, Mousinho de Albuquerque, Frederico de Mello, Bivar, F. C. do Amaral, Francisco Guedes, Castro e Lemos, Faria Junior, Pereira e Carvalho, Pegado, Palma, Sant'Anna e Vasconcellos, Amorim, Santos Silva, Fonseca Coutinho, Vaz Preto, Ferreira de Mello, Simas, Pinto de Magalhães, Lobo d'A vila, Barbosa da Silva, Sousa Pinto Basto, Luz, Frazão, Mendes Leal Junior, Vaz Monteiro, Julião de Sampaio, Menezes e Vasconcellos, Correia Caldeira (Luiz), Rebello da Silva, Camara Leme, Luiz de Castro, Browne, Costa e Silva, Pinto Martins, Rebocho, Balthasar de Campos, Charters, Pitta, D. Rodrigo de Menezes, Nogueira Soares, Sebastião de Carvalho, Horta, Thomás de Carvalho, Ferrer e Visconde de Porto Covo de Bandeira.

Não compareceram - os srs. S? Nogueira, Heredia, Seabra, Couceiro, Telles de Vasconcellos, Vaz da Fonseca, B. de Almeirim, Garcez. D. C. do Amaral, Bernardo de Serpa, Seixas e Vasconcellos, Custodio de Faria, Silva Cunha, Barroso, Costa Lobo, Chamiço, J. J. de Mello, Gomes de Castro, Judice, José Estevão, Reis e Vasconcellos, Silveira e Menezes, Oliveira Baptista, Julio Ferreira, Justino Pinto Basto, Vellez Caldeira, Almeida Junior, Julio Guerra, Fernandes Thomás e Visconde da Carreira(Luiz).

Abertura - aos tres quartos de hora da tarde.

Acta - approvada.

DECLARAÇÕES

1.ª - Do sr. Balduino, de que não assistiu á sessão de hontem por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

2.ª - Do sr. Vaz Preto, de que não compareceu na sessão de hontem por falta de saude.

A camara ficou inteirada.

3.ª -Do sr. Rebello da Silva, de que por incommodo de saude deixou de comparecer ás ultimas sessões.

A camara ficou inteirada.

4.ª - Do sr. Barros e S? de que o sr. Vaz da Fonseca não póde comparecer á sessão de hoje e nas seguintes, por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

Vol. V - Março - 1859

5.ª - Do sr. Reis e Vasconcellos, de que por graves motivos fallou ?s duas ultimas sessões.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA

OFFICIO

Da camara dos dignos pares, acompanhando a relação dos projectos que lhe foram enviados por esta camara, e ali approvados.

Para o archivo.

REPRESENTAÇÂO

Da camara municipal de Leiria, pedindo se resolva a proposta para a concessão de lenhas do pinhal de Leiria, para a elabora??o das minas de carvão de pedra e de ferro maleável n'aquelle districto.

Foi á commissão de obras publicas.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

REQUERIMENTO

Requeiro que o governo informe, com urgencia, esta camara, de quaes foram os motivos por que a auctoridade local deu por suspeitos todos os facultativos municipaes das Caldas da Rainha e os medicos do hospital daquella villa, para os deixar de ouvir, como peritos, nas vistorias a que se está procedendo naquelle concelho, nos termos em que póde ser permittida a cultura do arroz sem prejuizo da salubridade publica. - Paulo Romeiro.

Foi ao governo.

O sr. Presidente: - Vou dar a palavra aos srs. deputados que a pediram para antes da ordem do dia. Antes d'isso porém julgo do meu dever fazer algumas observações á camara para evitar a repeti??o de alguns incidentes desagradaveis que têem havido, em virtude dos quaes muitas vezes os srs. deputados se queixam da mesa, no meu entender sem rasão alguma. Refiro-me aos casos em que os srs. deputados pedem a palavra para dirigir ou fazer perguntas aos srs. ministros. Estes casos, que se dão todos os dias, podem considerar-se como verdadeiras Interpellações, com a differença que estas são feitas sem serem annunciadas, e as outras são an-