O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1048

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Por deliberação da camara dos senhores deputados se publicam os seguintes documentos

(Continuado do numero antecedente)

ESCOLA DO EXERCITO

RELATORIO ACERCA DO CHRONOGRAPHO ROTATORIO DO SR. MARTIN DE BRETTES

A commissão nomeada em conselho escolar de 1 d'este mez, para examinar o apparelho chronographico que acabava de ser enviado pelo ministerio da guerra a este estabelecimento, principiou no dia seguinte o desempenho do seu encargo.

O apparelho e pertences achavam-se soffrivelmente encaixotados, resentindo-se porém de bastante humidade que pôde penetrar-lhes.

Tudo foi convenientemente montado e preparado, empregando-se os poucos recursos da escola.

O apparelho não é o pendulo de inducção do sr. Vignotti, com o ultimo melhoramento do sr. Belliéni, o qual tinha sido requisitado pela escola, por ser reputado o mais simples, o mais perfeito e o mais economico; porém um chronographo rotatorio do sr. Martin de Brettes, construido por Hardy. Este apparelho póde ser considerado como a realisação pratica de uma idéa que o mesmo professor apresentou no tomo I da 5.ª. serie do jornal des Armes espéciales, e uma variante aperfeiçoada de um systema por elle esboçado no tomo IX da 4.ª serie do mesmo jornal.

A commissão notou logo a falta de uma instrucção que indicasse o modo de regular o apparelho e de operar com elle; a qual, por utilidade, cautela e necessidade, costuma acompanhar todos os apparelhos, mesmo os que já são conhecidos, e que deveria acompanhar este, que não fôra pedido, nem existe descripto em livro que seja conhecido da commissão. A nota que acompanha o apparelho principia por notaveis incorrecções, e apresenta depois grandes deficiencias e omissões, que a tornam de bem pequeno auxilio. Podendo ser attribuidas umas e outras á rapidez com que talvez esta nota fosse escripta, a commissão limita-se a transcrever apenas as primeiras linhas d'ella, deixando ver adiante, pelas difficuldades com que lutou e pelas tentativas que empregou, alguma das omissões que poderiam citar-se. A nota principia: «O chronographo, propriamente dito, reduz-se a um pendulo helicoidal movido por um peso. O pendulo imprime movimento a uma haste vertical que existe no centro do grande cylindro, e que se termina por uma testa de marfim, sobre a qual se fixa uma agulha recurvada cuja extremidade livre é formada por uma ponta de platina. É em torno do cylindro que se move todo este systema.» Ora, o chronographo não se reduz a um pendulo; o pendulo que existe não é helicoidal, e tambem não é movido por um peso. O pendulo, ou antes balanceiro ou regulador, não imprime o movimento á haste vertical; pelo contrario, deve a este a conservação do seu; e, por intermedio de dois estribos do estilete, regula a rotação d'ella, a qual lhe é dada por um machinismo de relogio movido por um peso; a haste não existe no centro do grande cylindro, e apenas passa no seu eixo existindo juxtaposta a um pequeno espigão que está ligado a uma roda horisontal no interior do relogio, e tambem não se termina por uma testa de marfim; a agulha ou estilete recurvado não termina em ponta de platina, pois que esta existe em um parafuso apropriado: sómente ha um cylindro, o qual não poderá chamar-se grande por não haver outro com que seja comparado; finalmente, o estilete, com o respectivo parafuso de platina, e não todo o systema, é somente o que se move em torno do cylindro.

O chronographo consta de um estilete recurvado, destinado a mover-se circular e regularmente em torno de um cylindro metallico, e disposto para continuar um dos rheophoros da electricidade induzida, deixando saír a faísca electrica pela ponta de um parafuso de platina que atravessa a sua extremidade livre. O estilete está fixo pela outra extremidade a uma testa ou botão de marfim, onde existe um orifício para receber a extremidade de uma delgada haste vertical, sobre a qual o botão tem de ser collocado com pequena pressão. Dois pequenos estribos, ligados a esta extremidade fixa, relacionam o estilete com o seu regulador. O estilete é posto em movimento pela haste vertical, a qual passa no eixo do cylindro, e é movida por meio de um machinismo de relogio.

Um balanceiro ou pendulo-comico parece destinado a servir de regulador ao movimento uniforme que o estilete deve ter, podendo accelerar-se ou retardar-se a velocidade d'este conforme se elevar ou descer a lentilha do pendulo; as oscillações irregulares, que facil e visivelmente têem sido ob-