O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

to.»—A economia, que destas duas operações combinadas, sobro a nossa divida externa, e sobre a inr terna, havia de resultar, era, em relação ao encargo da conversão proposto, c ao juro actual da nossa divida interna, de perto de setecentos contos de reis!

Mas não e tíido ainda, e já esta manhã eu chamei a altenção da Camará sobre outras vantagens, - que desla medida haviam de resultar: agora lembrar-Ihe-hei uma só, que a Camará e' sufficientemenle esclarecida para avaliar, e vem a ser a que havia provir da grande deslocação de capitães, que a reducção do juro produziria dos fundos da nossa divida consolidada para as ernprexas de melhoramentos materiaes. (apoiados) Ate' aqui quasi todos os capitães doPaiz eram absorvidos pela agiotagem, que tão consideráveis lucros lhes offerecia : nem o próprio juro de 9 por cento, que lhes davam os fundos da divida consolidada, alem da grande perspectiva de melhoramento no capital, eram sufncientes para os attraír: hoje, que a agiotagem não tem já margem sufíicien. te |>ara lhes dar emprego, volveram para os fundos da divida consolidada, e só irão collocar-se om em-prezas agrícolas, cornmerciaes ou fabris, quando a reducção dos interesses que encontram nos fundos públicos, lhes offereccr a perspectiva de melhor col-locação nessas emprezas. Esta revolução, quando se effeitue, ha de rnudar eompletarnente a face doste Paiz; (apoiados) e é do nosso interesse prornove-ía por todos os meios, (apoiados) Nada concorreria tanto para a realisar corno a operação que lenho aconselhado: e entre as grandes vantagens que delia proviriam, essa não seria por certo a menor, (apoiados)

Tudo isto se perde, Sr. Presidente, na presença da actual conversão; porque, embora eu tenha sup-posto que os nossos fundos de 4 por cenlo hão de ir ao par: isto e urna supposição, que será mui dif-ficil de realisar depois de feita essa conversão; por que se destróem os meios pelos quaes eu contava que o fundo de 3 por cento se elevaria a 90. Urna das causas mais poderosas, que eu empregava para os nossos fundos de 3 por cenlo se aproximarem do par, era a organisação da fazenda cá dentro, era o estabelecimento de um grande fundo de amortisação em Inglaterra. E estas duas circumstancias eram as únicas capazes de inspirar a nossos credores confiança em nós; porque diriam elles: «ern Portugal at-lende-se a toda a divida; pagarn-se com pontualidade todos os encargos do serviço; consolida-se a divida fluctuante; e cá fora não só se satisfazem com a mesma pontualidade os encargos da divida consolidada, mas diminue-se todos os semestres essa divida; por consequência os fundos pottugueze? são tão bons como os fundos das outras nações. » E para obter estes resultados tínhamos nós o excedente dos encargos da conversão proposta, e o fundo de amor-tisaçâo do empréstimo dos quatro mil contos, a que, como ponderei já, não seria difíicil dar aquella ap-plicação. (apoiados) No caso presente não se faz nada disto — nem se resolve a questão de fazenda cá dentro, nem se applica senão urn fundo de amor-tisação de cem contos, que e' nada, para uma divida excedente a nove milhões e meio. Porem ainda suppondo que esses fundos subissem ao par, isto não era bastante para se effeituar a operação que descrevi; pois que a reducção dos juros de 4 por Srss.ío N." S.

cento ,a,3 e; um terço por cento exije que os fundos de 4 por cento estejam muito acima do par. (apoiados)

Não se diga pois, Sr. Presidente, que depois da actual conversão se pôde fazer a operação que tenho descripto: e se os Srs. Ministros acreditam na possibilidade de a levar a effeito, eu tenho direito de lhes dizer : — Ministros da Coroa, se vós tínheis esperança de reduzir o juro da nossa divida a pouco mais de três por cento, porque ides agora dar quatròj quando só tínheis obrigação de dar três? (apoiados) Se tinheis esperança de que os fundos, no quadrien-, nio dos quatro, estariam ao par, porque não esperas-teis por essa época para fazer a conversão ? (apoiados) Porque motivo fosteis dar aos nossos credores uma somma excedente a dois mil contos, a que elles não tinham direito? Como tivesteis coragem de dar ainda uma cornmissão, excedente a quatrocentos •contos por uma tal operação? (apoiados) '.

Mas esta manhã, quando deu a hora, eu procurava fazer urn paralello entre a conversão proposta pelo Governo, e uma.outra conversão: não era essa a operação vantajosissima, que eu acabo de descrever, de cuja realisação estou ainda convencido : era já urna operação menos vantajosa; era a reducção da-divida a urn capital de 4 por cento, feita no fim do quadriennio dos quatro, e tendo applicado para amor-tisação o excedente do encargo da conversão do Governo nesse, e no quadriennio actual. Demonstrei eu que na hypothese da actual conversão, passados vinte annos, o Governo ha de ser forçado a addic-cionar aos actuaes encargos o de perto de 180 contos de réis, para poder arnorlisar em quarenta annos? o restante da divida, segundo uma das condições do contracto : que se, pelo contrario, se fizesse a conversão a 4 por cento no fim do quadriennio dos quatro, nrnortisando, como disse, com o excedente do encargo da actual proposta, os fundos no quadriennio dos 3 por cento de 60 a 90, e no de 4 de 80 a; 100, e continuando a arnortisação nos 12 annos seguintes com o excedente do encargo da actual proposta sobre o dessa conversão, conservando-se já os fundos ao par, a divida estaria, no fim dos 20 annos, reduzida a um tal capital, que, para o resgatarmos eompletarnente ern 40 annos, bem longe de ser necessário ajuntar cosisa alguma ao aclual encargo da conversão, poder-se-hia fazer nó mesmo uma diminuição excedente a 150 contos déreis. Assirn aquel-' lês 180 contos de reis de mais, e estes 150 de menos, perfazendo a somma de 330contos, são a diffe-rença que ha contra othesouro na hypothese dacon-; versão, que o Governo propõe, a respeito da outra que acabo: de descrever. Não ha pois lado algurn por onde se encare a proposta do Governo, que demonstre que ella preenche o fim que aqui tão alto se tem dito, que se teve em vista—de livrar as gera-rações futuras de um medonho encargo; porque é precisamente essa proposta, a que lança sobre as gerações futuras um encargo, de que, corno já dernons*' Irei, nem esperança nos pôde restar de as podermos alliviar. Muitos meios havia para obter o resultado* opposto, e esse que acabei de lembrar, produziria daqui a 20 annos nada menos do que uma diminuição excedente a 330 contos de re'is, -no encargo que a proposta do Governo ha de produzir nessa e'poca.v (muito bem)