O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

70

Sessão de 14 de abril de 1879

Presidencia do ex.ª sr. Francisco Joaquim da Costa e Silva

Secretarios - os srs.

Antonio Maria Pereira Carrilho Augusto Cesar Ferreira de Mesquita

SUM3ÍAKIO

Propõe o sr. presidente que seja enviada hoje mesmo uma grande deputação a Sua Magestade El-Rei, a fim de significar-lhe o sentimento da camara pela doença que affecta Sua Magestade a Rainha, e os votos fervorosos que faz pelo seu prompto restabelecimento: esta proposta foi approvada por acclamação; resolvendo-se mais sobre proposta do sr. Barros e Cunha, que, em logar de se nomear uma grande deputação, toda a camara se dirigisse em commissão ao paço da Ajuda. — Logo depois encerrou-se a sessão.

Abertura — «As duas horas e meia da tarde.

Presentes á chamada 68 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão — Os srs.: Adriano Machado, Fonseca Pinto, Tavares Lobo, Alfredo de Oliveira, Braamcamp, Torres Carneiro, Pereira de Miranda, Gonçalves Crespo, Avila, Lopes Mendes, Carrilho, Pinto de Magalhães, Telles de Vasconcellos, Ferreira de Mesquita, Zeferino Rodrigues, Barão de Ferreira dos Santos, Caetano de Carvalho, Sanches de Castro, Carlos de Mendonça, Conde da Foz, Diogo de Macedo, Costa Moraes, Emygdio Navarro, Hintze Ribeiro, Filippe de Carvalho, Francisco Costa, Pereira Caldas, Van-Zeller, Guilherme de Abreu, Paula Medeiros, Freitas Oliveira, Costa Pinto, Jeronymo Pimentel, Jeronymo Osorio, João de Carvalho, Gomes do Castro, Brandão e Albuquerque, Scarnichia, Barros o Cunha, Sousa Machado, Alves, Tavares de Pontes, Frederico Costa, Namorado, Rodrigues de Freitas, Ferreira Freire, Teixeira de Queiroz, Borges, J. M. dos Santos, Pereira Rodrigues, Sousa Monteiro, Sá Carneiro, Barbosa du Bocage, Luiz de Lencastre, Luiz de Bivar, Manuel d'Assumpção, Pires de Lima, Alves Passos, M. J. Gomes, M. J. Vieira, Mariano do Carvalho, Miguel Dantas, Miguel Tudella, Pedro Jacome, Visconde da Aguieira, Visconde de Alemquer, Visconde do Balsemão, Visconde de Moreira de Rey, Visconde de Sieuve de Menezes.

Não compareceram á sessão — Os srs.: Adolpho Pimentel, Carvalho e Mello, Agostinho Fevereiro, Osorio de Vasconcellos, -Alfredo Peixoto, Alipio Leitão, Emilio Brandão, A. J. Teixeira, Arrobas, Mendes Duarte, Pedroso dos Santos, Barros e Sá, Fuschini, Pereira Leite, Neves Carneiro, Saraiva do Carvalho, Victor dos Santos, Avelino de Sousa, Bernardo de Serpa, Cazimiro Ribeiro, Moreira Freire, Goes Pinto, Firmino Lopes, Fortunato das Neves, Mesquita e Castro, Francisco de Albuquerque, Pinheiro Osorio, Mouta e Vasconcellos, Gomes Teixeira, Sousa Pavão, Frederico Arouca, Palma, Silveira da Mota, Melicio, João Ferrão, J. A. Neves, Almeida e Costa, Ornellas de Matos, Pires de Sousa Gomes, Dias Ferreira, Frederico Laranjo, José Guilherme, Figueiredo de Faria, José Luciano, Mello Gouveia, Taveira de Carvalho, Julio de Vilhena, Lopo Vaz, Lourenço de Carvalho, Almeida Macedo, Freitas Branco, Luiz Garrido, Faria e Mello, Rocha Peixoto, Correia do Oliveira, M. J. de Almeida, Macedo Souto Maior, Aralla e Costa, Pinheiro Chagas, Nobre do Carvalho, Marçal Pacheco, Miranda Montenegro, Pedro Carvalho, Pedro Correia, Pedro Barroso, Pedro Roberto, Ricardo Ferraz, Rodrigo de Menezes, Thomás Ribeiro, Visconde de Andaluz, Visconde da Arriaga, Visconde da Azarujinha, Visconde do Rio Sado, Visconde de Villa Nova da Rainha.

Acta — Approvada.

O sr. Presidente: — Antes de proseguirem os nossos trabalhos, permitta-me a camara que, em presença da noticia, que contristou o paiz e que todos sinceramente lastimamos, da grave enfermidade de Sua Magestade a Rainha,

eu proponha que seja enviada hoje mesmo um grande deputação a Sua Magestade El-Rei, a fim de significar-lhe o sentimento da camara pela doença que affecta a mesma Augusta Senhora, (Muitos apoiados.) e os votos fervorosos que faz pelo seu prompto e completo restabelecimento. (Muitos apoiados.)

Creio que interpreto bem o sentir da assembléa, sujeitando a minha proposta á sua votação. (Muitos apoiados.)

Em vista da manifestação da camara nomearei a grande deputação de que fará tambem parto a mesa, e a que podem aggregar-se os srs. deputados que o quizerem fazer. C Apoiados.)

O sr. Barros e Cunha: — A proposta que v. ex.ª acaba de apresentar á consideração da camara, por informações que me foram dadas n'este momento, já foi pela outra parte do corpo legislativo posta em execução, mas com as seguintes alterações:

A camara dos dignos pares resolveu, por proposta do seu presidente, que toda a camara se dirigisse ao paço da Ajuda para exprimir a Sua Magestade El-Rei o sentimento que aquella parte da representação nacional tinha pela enfermidade de Sua Magestade a Rainha, e os votos que ella fazia pelo seu completo restabelecimento.

Proponho, pois, que a proposta de v. ex.ª seja adoptada, mas com a mesma forma que teve na camara dos dignos pares, isto é, que toda a camara dos senhores deputados se dirija em commissão ao paço da Ajuda, para fazer a Sua Magestade El-Rei a manifestação de sentimentos, que são de todo paiz. (Apoiados.)

O sr. Braamcamp: — Fui prevenido pela proposta de v. ex.ª, que não só interpreta os sentimentos da camara, mas póde bem dizer-se que não faz mais do que significar o sentimento de todo o paiz. (Muitos apoiados.)

Em presença da grande desgraça que accommetteu o paço dos nossos réis, nenhum de nós póde ser indifferente (Apoiados.) a um tal evento, e todos devemos significar com profundo respeito a nossa magua pela doença da Excelsa Rainha, da nobre princeza que mereceu o cognome de Anjo da caridade.

Diante d'aquellas virtudes tão distinctas que têem grangeado a affeição e respeito de todo o paiz, (Apoiados.) nenhum portuguez póde deixar do sentir a maior mágua pela doença que afflige Sua Magestade a Rainha, e de fazer os mais sinceros votos pelo seu restabelecimento. (Muitos apoiados.)

N'esta parte todos os membros d'esta camara estão conformes: e nós, que somos os representantes do paiz, devemos ser tambem os representantes dos sentimentos que animam toda a nação, (Apoiados.) e da magua que a todos compunge. (Apoiados.)

Acceito, e conformo-me plenamente com a proposta apresentada pela mesa, e em nome do todos os meus amigos politicos posso declarar que todos nos conformámos com ella. (Apoiados.)

O sr. Rodrigues de Freitas: — Não discuto os habitos parlamentares. Creio, porém, que está completamente n'elles a proposta que foi feita por v. ex.ª

Não quero que essa proposta, que de certo será approvada por toda a camara; não quero, digo, que essa proposta possa, na sua sinceridade, ser maculada sequer com a suspeita de falta de coragem minha.

Eu podia ficar silencioso; mas quero dizer á camara, que sinceramente a acompanho na sua dor, (Apoiados.) que tenho o mesmo sentimento que manifestam áquelles

Sessão de 14 de abril de 1879