O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1320 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

n'esta ordem de idéas declaro, por parte da commissão, que não acceito essa alteração.
O sr. Avellar Machado: - Mando para a mesa uma declaração de voto.
(Leu.)
Mando tambem para a mesa tres pereceres da commissão do obras publicas, e, por parte da commissão de agricultura, mando uma proposta para que seja aggregado á mesma commissão o sr. Antonio Maria Julles.
A camara approvou esta proposta.
O sr. Santos Viegas: - Declaro que por motivo urgente me vi obrigado a sair da sala, e se estivesse presente quando se votou este projecto na generalidade, tel-o-ía approvado.
O sr. Sant'Anna e Vasconcellos: - Mando para a mesa uma declaração de voto.
(Leu.)
O sr. Bernardino Machado: - Eu pedi a palavra para notar que depois que fallei ha pouco, olhando para a sala, pareceu me que não tinha havido numero sufficiente para se admittirem á discussão as propostas sobre os artigos 2.° e 6.° da carta apresentadas pelo sr. Elias Garcia.
Parece-me, portanto, que isto não ficou resolvido, porque não havia numero na sala.
Se v. exa. me permitte eu devo dizer que não julgo que se tenha o direito de sair dos limites traçados pela lei de 14 de maio de 1884.
V. exa., que quiz dar a maior largueza á discussão, e por isso não temos senão que reconhecer o espirito liberalissimo com que preside aos nossos trabalhos, entendeu que varias propostas deviam ser consideradas como additamentos.
Este principio é justo, mas não me parece que se possa estender ao ponto de nós, que estamos aqui com faculdades de rever a carta, irmos tratar de assumptos que não entram nos limites que nos marcou a lei de 14 de maio de 1884.
Tão pouco podemos occupar nos dos que não se acham na ordem do dia.
Peço portanto a v. exa., que se realmente ha pouco, não havia numero na sala, não considere julgada esta materia, e appello para a auctoridade de v. exa. a fim de se resolver este assumpto como for de maior justiça.
O sr. Presidente: - Como quer v. exa. que eu agora verifique uma votação, que já se fez ha cinco ou seis minutos? Se o illustre deputado tivesse feito a reclamação em acto continuo á votação, eu teria verificado se havia ou não numero, mas agora, quando podem ter-se já retirado da sala alguns srs. deputados, é absolutamente impossivel attender á sua reclamação.
O sr. Bernardino Machado: - Eu esta vá justamente reclamando, quando v. exa. me observou, que eu não tinha a palavra, e por isso calei-me e esperei occasião. Não a tive senão agora.
O sr. Presidente: - V. exa. usou da palavra e não fez a reclamação, agora é extemporanea. E como está a dar a hora vou levantar a sessão, sendo a ordem do dia para amanha a continuação da que estava dada para hoje, e mais o projecto n.° 40.
Está levantada a sessão.
Eram seis horas da tarde.

Redactor - Rodrigues Cordeiro.