O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1666

Sessão de 11 de julho de 1868

PRESIDENCIA DO SR. JOSÉ MARIA DA COSTA E SILVA

Secretarios — os srs.

José Tiberio de Roboredo Sampaio.

José Faria de Pinho Vasconcellos Soares de Albergaria.

Chamada — 80 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão — os srs.: Fevereiro, Alvaro de Seabra, Rocha París, Alves Carneiro, Antonio de Azevedo, A. Bernardino de Menezes, Sá Nogueira, Castilho Falcão, Sousa e Cunha, Ferreira Pontes, Seabra Junior, Falcão e Povoas, Pequito, Costa e Almeida, Araujo Queiroz, Torres e Silva, Barão da Trovisqueira, Cunha Vianna, Carvalhal Esmeraldo, Carlos Bento, Testa, Vieira da Motta, Conde de Thomar (Antonio), Custodio Freire, Pereira Brandão, Eduardo Tavares, Fortunato Frederico de Mello, Albuquerque Couto, Silva Mendes, F. Coelho do Amaral, Dias Lima, Gavicho, Francisco Luiz Gomes, Pinto Bessa, Van-Zeller, G. Rolla, Guilhermino de Barros, Henrique Cabral, I. J. de Sousa, Freitas e Oliveira, Meirelles Guerra, Almeida Araujo, Judice, Mártens Ferrão, Matos e Camara, Assis Pereira de Mello, Ayres de Campos, João de Deus, Gaivão, Cortez, J. M. da Cunha, João M. de Magalhães, Pinto de Vasconcellos, Albuquerque Caldeira, Calça e Pina, Fradesso da Silveira, Gusmão, Bandeira de Mello, Correia de Oliveira, Faria Pinho, Sousa Monteiro, Carvalho Falcão, Pereira de Carvalho, Lemos e Napoles, J. M. da Costa e Silva, Achioli de Barros, Ferraz de Albergaria, Menezes Toste, Mesquita da Rosa, José de Moraes, José Paulino, José Tiberio, Lourenço de Carvalho, Camara Leme, Ferreira Junior, Leite de Vasconcellos, Motta Veiga, Penha Fortuna, Julio Guerra, Aralla e Costa, Pereira Dias, Mathias de Carvalho, P. M. Gonçalves de Freitas, R. Venancio Rodrigues.

Entraram durante a sessão — os srs.: Adriano de Azevedo, A. de Ornellas, Annibal, Braamcamp, Costa Simões, Ferreira de Mello, Villaça, Barros o Sá, Azevedo Lima, A. Guerreiro, A. J. da Rocha, A. J. Teixeira, A. Pinto de Magalhães, Magalhães Aguiar, Faria Barbosa, Lopes Branco, Augusto do Faria, Montenegro, Saraiva de Carvalho, B. Garcez, B. F. Abranches, B. F. da Costa, Faustino da Gama, Fernando de Mello, Bicudo Correia, F. M. da Rocha Peixoto, Silveira Vianna, Faria Blanc, Homem e Vasconcellos, Baima de Bastos, Santos e Silva, J. A. Vianna, Aragão Mascarenhas, Ribeiro da Silva, J. P. de Magalhães, Faria Guimarães, Galvão, Klerk, Costa Lemos, Mardel, Sette, Dias Ferreira, Teixeira Marques, J. M. Lobo d'Avila, José M. de Magalhães, J. M. Rodrigues de Carvalho, Mendes Leal, J. F. Pinto Basto, Lavado de Brito, Limpo de Lacerda, Paulino Teixeira, R. de Mello Gouveia, Deslandes.

Não compareceram — os srs.: Correia Caldeira, Gomes Brandão, A. J. de Seixas, Arrobas, Falcão da Fonseca, E. Cabral, Xavier de Moraes, Gaspar Pereira, Silveira da Motta, J. T. Lobo d'Avila, Xavier Pinto, Maia, Vieira de Sá, Frazão, Silveira e Sousa, Batalhoz, J. R. Coelho do Amaral, Levy, M. B. da Rocha Peixoto, P. A. Franco, Sabino Galrão, Sebastião do Canto, Thomás Lobo, Vicente Carlos Teixeira Pinto, Scarnichia, Visconde dos Olivaes.

Abertura — Á uma hora menos um quarto.

Acta — Approvada.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

Officios

1.° Do ministerio do reino, remettendo as relações dos cidadãos residentes nos concelhos do Cadaval, no districto de Lisboa, e da villa do Porto, no districto de Ponta Delgada, julgados habeis para serem eleitos deputados.

Á secretaria.

2.º Do mesmo ministerio, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. Antonio José de Barros, a correspondencia do governador civil de Leiria ácerca da posse do escrivão de fazenda do concelho de Obidos.

Á secretaria.

3.° Do ministerio da justiça, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. João Correia Ayres de Campos, duas notas dos processos instaurados em Coimbra e Montemór o Velho para julgamento por sentença das confissões dos donos dos gados apprehendidos pelos empregados da direcção das obras do Mondego.

Á secretaria.

4.° Do ministerio da marinha, dando as informações ácerca do requerimento de João Xavier de Almeida, satisfazendo assim ao pedido da commissão de marinha.

A respectiva commissão.

Representação

De 3:250 habitantes do districto de Braga e Vianna, contra o projecto de desamortisação.

Á commissão de fazenda.

Participação

Declaro que por motivo de doença não tenho comparecido a algumas das sessões desta camara. = O deputado, Fernando de Mello.

Inteirada.

Interpellação

Pedia a v. ex.ª para que fosse prevenido o sr. ministro da guerra do desejo que tenho de saber a opinião de s. ex.ª sobre o que s. ex.ª tenciona fazer com relação ao preenchimento das vacaturas que se deram no generalato, na hypothese da proposta de s. ex.ª, convertida hoje no projecto de lei n.° 14, não ser discutida na actual sessão.

Tambem desejaria que s. ex.ª explicasse n'esta camara os motivos em que se funda para conservar um hospital em Tancos. = O deputado por Alijó, Sá Carneiro.

Mandou-se fazer a devida participação.

O sr. Secretario (José Tiberio): — O sr. deputado Pedro Augusto Franco encarregou-me de participar a camara que