O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1514

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Discurso do sr. deputado Mariano de Carvalho, proferido na sessão de 19 de abril, e que se devia ler a pag. 1256, col. 1.ª, d'este Diario

O sr. Mariano de Carvalho: — Toda a gente sabe que desde largos annos ha empenhada luta politica no districto de Castello Branco entre um partido politico, de que é chefe o sr. Vaz Preto, e outros partidos com diversos chefes. N'aquelle districto nem sempre os esforços dos partidos se têem limitado á legalidade estricta.

A luta tem tomado proporções que não sao communs no nosso paiz, e n'estas circumstancias o sr. ministro da justiça commetteu, quanto a mim, uma imprudencia nomeando para juiz de direito da comarca de Fundão um cavalheiro, alias distincto, mas irmão do chefe politico de um dos partidos que se degladiam n'aquelle districto, e com elle intimamente ligado.

Desde que esta nomeação se effectuou logo se receiou que podesse ter consequencias muito desagradaveis na comarca do Fundão.

Parece-me que o sr. ministro da justiça deve ter toda a cautela em não investir em auctoridade, principalmente judicial, individuos que, pela sua posição e influencia politica, possam suscitar conflictos nas localidades para onde sao nomeados.

O caso é que foi nomeado para juiz de direito da comarca de Fundão o sr. Affonso Geraldes, e ainda não é passado largo tempo já se levantam graves queixas contra o procedimento d'aquelle magistrado.