O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

í 37]

SESSÃO DE 20 DE MAIO,

BERTA a sessão, sob a presidência do Sr. Pinto fie Magalhães, leu-se a acta da antecedente, e foi approvadu,

O Sr. Secretario Carvalho e Sousa apresentou uni inappa remeltido pela Commissão encarregada da inspecção e administração geral do terreiro, acompanhado do balanço do anno passado. Passou á Deputação permanente para lhe dar o conveniente destino.

Ò Sr. Secretario Botto Pimentel deu conta do expediente, mencionando

1.° Um officio do Ministro da fazenda incluindo outro do Ministro da justiça, em que orça em cinco contos de reis a despesa provável que se ha de fazer COÍH a Commissão encarregada de formar o plano para a roTorma dos regulares ; e igualmente com a união da intendência geral da policia áqueliu secretaria de Estado. Mandou-se remelter á Cornmissâo de fazenda, sendo esta confirmada pelo soberano Congresso , ficando autorizado o Sr. Presidente a nomear aquelles membros que julgasse necessários, visto que alguns ?e achavão empregados na meza , e na Deputação permanente.

ã." Um officio do presidente do tribunal especial de protecção da liberdade da imprensa , re-metler.do inclusa urna consulta do mesrno tribunal sobre nomeação de juizes de facto para as causas de li-bsrdadê de imprensa, e outros objectos do artigo 7.° para que forão convocadas as presentes Cortes. Mandou-se rer»etter á secretaria a fim de passar á Commissão competente quando se crear.

3.° As felicitações ao Congresso, e representações sobre a lei da divisão do território, que fazem a camará constitucional do couto de Queijada, eBulhosa, comarca de Vianna do Minho ; a camará constitucional do concelho de Albergaria, comarca de Vianna do Minho; a camará constitucional do couto de Ca-pareiros; a camará constitucional do couto de Cabaços; os moradores de Carvoeiros, Balhegães, Poiares, Navio, Victorinho dos Piâeâ, Friestellas, Freixo Ar-áegâo, e Mpnditn, freguezias situadas ao norte, e pertencentes ao termo de Barcellos. Forão recebidas as felicitações na forma do estylo, è se mandarão as representações para a Commissão de estatística.

4.° O offerecimento que faz Sebastião José de Teixeira, guarda-rnór da saúde davilla de Alcouthn , da quantia de duzentos cincoenla e seis mil e sessenta rs. em metal, de que he credor á fazenda nacional, por géneros que forneceu na passada guerra, ao exercito hespanhol, cujo fornecimento foi feito por .ordem do Governo: o que tudo consta dos documentos originaes que offerece juntos. Foi ouvido com agrado, e remet-lido á Deputação permanente para lhe dar o conveniente destino.

5.° Um requerimtmto, e uma memória sobre os julgados de Tondella, S. João de Areias,

que retnelte Alexandre de Abreu Castanheiro. sárào á.Com missão de estatística.

O Sr. Maneei Pedro de Mello enviou para a mesa o offereeioteuto de um titulo de 233$180 r&* do monte pio liquidado desde 1817, destinados para as urgências <ã p='p' com='com' foi='foi' se='se' e='e' ouvido='ouvido' agrado='agrado' estado.='estado.'>

o o y

mandou á Deputação permanente para lhe dar o con« veniente destino.

O Sr. Brochado de. Brito participou que o estado da sua saúde lhe não permittia apresentar-se por ora para assistir ás sessões. Ficarão as Cortes inteiradas.

Feita a chamada , acbárãn-se presentes 106 D<_-pu com='com' leite.='leite.' de='de' causa='causa' dvillez='dvillez' ainda='ainda' cau-a='cau-a' portalegre='portalegre' srs.='srs.' brito='brito' apresentado='apresentado' por='por' martins='martins' costa='costa' araújo='araújo' peixoto='peixoto' sem='sem' s.='s.' terem='terem' lopes='lopes' bispo='bispo' _='_' a='a' paio='paio' qu='qu' os='os' e='e' j='j' botelho='botelho' faltando='faltando' tados='tados' brochado='brochado' p='p' moura='moura' faltão='faltão' soares='soares' mendes='mendes'>

Passando-se á ordem do dia, continuou a discussão do projecto da divisão do território, veisando esta sobre os julgados seguintes;

Julgado de Moimenta da Beirai.

Concelhos.

Mói menta da Beira

Fonte Arcada _

Villa da Ponte

Caria

Rua

Pêra e Peva

Alhaes

Fragoas

Viila Cova

Sever

Leomií Lapa

Sernancelhe Ferreira d'Arez

19.990

Julgado de Castro Daire.

Castro Daire

Pendilhe

Vargea da Serra

Ermida

Muçâo

Alvarenga

Cabril

Gosende, e Campo bemfeito

Parada d'Ester

Mezio

Moens

Roris