O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 415.)

para a Nação, antes pelo contrario é de muita utilidade para a Nação; por consequência não ha inconveniente algum que estas icléas tão acceitas pela Camará voltem á Comrnissão para eíla fazer um segundo artigo neste sentido (apoiado).

O Sr. J. A. cTdguiar: — Não se quer dar rríais aos Ofíiciaes Francezes do que lhes dá a proposta do Governo; mas não se quer tirar ludo quanto dá a proposta do Governo, e nós no que votamos já demos menos do que aquillo que queria a proposta 'do Governo, porque elle queria que estes Officiaes pertencessem á 3.a secção, no mesmo caso que os Officiaes Portuguezes ; portanto não se venha aqui dizer, que nós demos mais do que vinha na proposta do Governo; nós o que queremos, e' que quando haja algum novo despacho^ esse novo despacho se considere fora do quadro nas differenles-seccôes do Exercito, sem prejuízo dos Officiaes Portuguezes, e então isto é conceder mais?... Isto acho eu que e conceder menos (-apoiados).

O Sr. B, de Lez"n'a:~ Eu só \quero que se diga se se quer que elles tenham as promoções separadas do quadro do Exercito, sem..»

O Sr. Seabra: — Sr. Presidente , se V. Ex.a dá licença direi duas palavras; a Commissão teve a bondade de adoptar litteralmente a minha substituição, ainda que foi aqui redigida á pressa; íal-vez tenha agora a faculdade de mandar ainda duas palavras que ponham isto no seu verdadeiro ponto (apoiados). '

O Sr. Celestino: — Seria conveniente ler^-se a Acta dessa Sessão para se reduzir qualquer emenda na conformidade daquillo que se venceu (vozes— já, se leu — O Sr. Presidente : — Tracta-se só da in-íerpotraçtio da Acta).

Ò Sr. Reabra : — Mando para a Mesa a seguinte

SUBSTITUIÇÃO.— Quando os mencionados Officiaes se tornem credores por novos serviços, de serem promovidos, ..estas promoções nunca poderão prejudicar os Omciaes do Quadro geral do Exercito. —>• Seabra. .

foi approvada esta subsliiniçâo para se fazer a redacção neste sentido. ......

Foi lido, e approvado um requerimento dá Com-'missão de Estatística, que é o seguinte

REQUERIMENTO.—* A Commissão de Estatística requer, se officie ao Governo, para que man-de a está Camará as informações mais modernas, que deve ter recebido das Juntas Geraes de Dis-tricto sobre diyisãoxde território. E também os rnappas da divisão actual dos Districtos seguintes: Braga, Bragança, Castello Branco, Évora, Leiria, Porto, Vianna, e VilIaReal. —^O Secretario, José Ferreira Pestana.

O Sn Ávila:—Tenho a fazer um requerimento por parte da Commissão d'Administração Publica; ella está muito sobrecarregada de trabalhos.importantes , c perdeu dous. dos seus Membros, que .são os Srs. S. Azevedo, e V. de Castro, .que pediram licença a esta Camará para não continuarem nesta Sessão; agora ha a tractar^se do Orçamento, e outros objectos de primeira importância, e a Commissão não pôde prescindir nem d'urn só Membro} e por isso peço a V.Ex.a consulte a Camará para que ella haja de conceder, que se reunam a esta Commissão os Srs. J. M* Eugênio, e J. F. de Soure, estes Srs. hão tem nenhuma outra Commissão, e estão nas circumstancias (apoiados h /» r> •• * » '

*/l Camará conveio,

O Sr. Presidente: — Á ordem do dia para ama* nhã é os Projectos N.os 49, 58, e 59. Está levantada a Sessão. — Era meio dia e três quartos.

27

i

Presidência do Sr. Piniò de Magalhães,

bertura — Á meio dia.. :

Chamada — Presentes 87 Srs; Deputados.

Acla—Approvada. .

O Sr. Splla: — Sr. Presidente, o Sr. Albuquerque participa , que não tem comparecido nas Sessões anteriores, c que não comparecerá j talvez, nos seguintes, por motivo de moléstia. —'Inteirada.

CORRESPONDÊNCIA.

Um Officio dó Sr. Deputado Joaquim Celestino Albano Pinto, pedindo dous rnezes de licença, para, se tractar das suaá moléstias. — Concedida. - Ministério da Guerra. — Otficio , devolverido á Camará, o requerimento, e mais documentos pertencentes á pretenção do Capitão Quartel Mestre dó extinctoj 5.° Batalhão Movei de Lisboa. — A" Commissão .de Guerra. , '

Ministério da Marinha.-—Orneio, remettendo a cópia do Decreto, pelo qual foi re-admittido ao exercício do logar de Official ordinário da Secretaria de Marinhaj António Xavier de Brito. — A\ .Commissão da Marinha. . .

Ô.° — Agosto —1840;

Um Officio, do Sr; Deputado'Joaquim Jose'Fal* cão i pedindo alguns dias de licença, para se rés* íabelecer de seu incominodo.— Concedida.

Dito.—-Do Sr. Deputado Gorjão, participando á Camará, que terá de faltar a algumas das suas Sessões, com O fim de ir fazrer uso de banhes dó" mar. — Inteirada. . •. . . .. - .

Uni requerimento .de D. Maria Margarida de Menezes, remetlido á Mesa pela Corrimissao de Petições, para ser sujeito á deliberação da Camará, pedindo licença á mesma , para poder .citar o Sr. Deputado Francisco Cabral Teixeira de Moraes, na causa cível de libello, intentada pela Suppli* cante contra aquelle Srl Deputado ó

O Sr. Presidente: — Creio , que e' uma sitiiples ve'nia , que se pede ^ que.jujgo a Camará .concede (apoiados) nesse caso a Mesa põe esse despacho no. requerimento.

Q Sr. RebelLo Cabral:—Creio j s que é melhor lançar-se n.a acta a resolução da Camará^ e depois ir ao Diário, para que a parte possa fazer usp dessa resolução.

O Sr. Presidente:—-Nesse caso creio, que e melhor dar-lhe uma cópia authentica dá (apoiados).