O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 447 )

rápidos progressos, e onde já existem oito Bispos, nem sequer o Governo Brilannico os apresenta, são nomeados, e continuados por Sua Santidade; e de certo que o Governo de Sua Mag-eslade Bri-tannica não e'. menos zeloso das-'prerogolivas da Coroa. Dir-se-ha talvez que a Religião Calholica .em Inglaterra não e a Religião do Estado: assim e'i mas para suppormos que a nomeação dos Bispos feita pela Santa Sé importa quebra das prero-gativas Reaes , tanto valia que a Religião do Es-tado fosse, corno deixasse de ser aCatholica Apostólica Romarsa. . _ ' ,

Também í e disse que o" Governo, ou o nobre Negociador cmn o Internuncio de Sua Santidade Hnliam sacrificado .dons dos Bispos Eleitos á confirmação dos outros, O iUustre Deputado que tal asseveíou , deve sabe-lo de positivo, porque faço justiça á sua probidade e verdade , e não viria em pleno Parlamento fazer uma declaração tão grave, sem uma certeza quasi matliematica ; com tudo eu contarei também o facto como me consta : o nobre Negociador empenhado por ultimar este negocio d.'«in modo satisfatório para as.necessidades da Igreja Lusitana, promelteu interpor o seu valimento, e influencia individual para a desistência d'um,dos Eleitos: estas innotneáçôes são muito frequentes; e nisto pôde haver talvez , no entender cTalguem , ruas não no meu, fatuidade da parle de quem prometi e.o ; mas nunca quebra da Dignidade do Governo diurna Nação que se preza de,Calholica.

Magonu-me snbre modo~que se taxasse de atroz a conducta de aigiim Vigário Apostólico ultimamente nom.-ado , sanando irregularidades espeii* luaes , que encontrara em seu Bispado, e declara ndo-se que o StMifna Religioso anda ligado com o Scisma Político J Ate' quando, Sr. Presidente, até quando buscaremos por todos os meios levantar mais e mais esse muro de bron/e com que se busca acintosamente dividir a nação portogueza ? O Scisma Religioso não tem nada de Político ; o Scisma Religioso é a prova inconlroveisa da Orthodoxia dos -Povos! Quem ousará negar a drvoçuo e amor pelas idéas liberaes do Sr, Vieira de Castro, cuja falta ainda deploramos? E que fez elie quando regeu a Diocese de Viseu no meio da effervescencia das paixões agitadas ? Chamou para junto de si o Delegado do Sr. Bispo, para elle providenciar tudo quanto era relativo á Jurisdicçâo Canónica! liis-aqui pois um tícismatico ! Quem duvidará da devoção á carta do actual Vigário Capitular de Viseu? E.quem mais Scismatico do qm- eile, na accepção-falsa, em que por ahi se toma esta 'palavra ? E com tudo, Sr. Presidente, o seu Scisma Político é bem notório ! ' "

Diz-se quç os acluaes Vigários Apostólicos não aão da confiança do Governo; eu entendo, Sr. Presidente, que sendo elles virtuosos e instruídos, não podem deixar de ser da confiança de todos os Governos; porque os Bispos -devem ser pastores de seus rebanho* , modelos de caridade, e não agentes de eleições nem homens de Política. Eu espero que se ha de crear entre nós um Partido superior a todos .os Partidos, que esse Partido ha de ser composto de homens honestos e virtuosos de todas • as fracções n.acionaes; e esse é que é o Partido., a fju^ peilencein os Vigários Apostólicos nomeados. , Ultimamente, Sr. Presidente, invectivou-se al-

tamente contra essas Associações da Fe', e Católica», que a Piedade e O espirito de Caridade e de Religião tèem por ahi levantado, e que o Governo, como lhe cumpria, perrniltiu: lamento eu que um Sacer* dote para mim de tanto respeito, visse nessas Instituições motivos de receio e de susto! Nas .quaes eu só diviso exemplos de edificação, e grande proveito para o Estado é para a Religião! Sr. Presidente , é necessário que nos convençamos de que não e' possível radicar entre nós o Syslema Representativo ern quanto a immòralrdadé e a ignorância, avassallarern urna porção da Nação Portugueza ! E corno pôde em boa fé, Sr. Presidente, um Depu-lado da Nação censurar uma Congregação que tem. pnr fim diffundir Sriencia , lllustraçào e Moral Evangélica? Não foi o nobre Deputado aquelle que lembrou as expedições de Egressos para Afrca ? Pois como pôde agora com boa lógica criminar uma .Instituição que bi-beu na »ua doulrina o pensamento do seu Instituto, a isto só se responde" rnn.t o Kpiphoncma do Sr. Garrei 1. — Oksecaçâo de Partido.

Por todas estas considerações tenho eu assentado .titula Casa a minha Protestação de Fé, tenho por consequência declarado que votarei por qualquer reducçâo dos Bispados-do lieino, com tanto que essa reducçáo não prejudique o Pasto Hspirilual, e se faça do modo prescriplo- por Direito Canónico: a Ce»ar o que é de César, e a Dcos o que e de Deos.

O Sr. Barão de Leiria : — Sr. Presidente , creio que se tem dito basuuite, e o discurso do nobre De» puiado que acaba de faltar, pelo menos a mim, poz-me em circunstancias de poder'votar com conhe* i-immo de causa. Peço pois a V. Ex.a que consulte a Camará se a matéria está discutida. Jufgou-se discutida.

O Sr. silves Martins:—Eu queria se contasse o numero daqaelles qiie votaram; não podia julgar-se discutida uma matéria destas !

O Sr. Presidente: — Ha na Mesa uma Substituição do Sr. Cardozo Ca-te!-Branco, que quer que as Dioceses sejam reduzidas ali, que vai lêr-se. ( Leu-se).

O Sr. Cardozo Castèl-Branco :—-Sobre a ordem... O Sr. Presidente: — Não pôde ser sobre a ordem; . O Sr. Cardozo .Cantei- Branco i ~~ V. Kx.a não sabe cie certo o que eu quero dizer sobie a ordem.

O Sr. Presidente:— Se é sobre a votação, tem a palavra. "' • .'

O Sr. Cardozo Castel-Branco ; — Sr. Presidente, o papel que V. Ex a acaba de mandar ler compre-líende Substituição e com-prehende Emenda; eu entendo como Emenda .tudo aqnillo que vai fazer alguma alteração na doutrina do artigo, a que ella se offerece : o art. 4.° quer que o G«vemo fique au-cíorisado para poder reduzir as Drocest-s até 12, isto é pôde ser mais de 12, mas não pude ser menos . de 12 , e eu nesse papei que mandei para a Mesa proponho se reduzam a l l ; é menos que aquillo que o Governo quer , e então parece que nesta parte a minba Emenda devia ser votada antes de qua o artigo que está em dUcussão.