O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

cnisados, venha a esta conversão. Mas o possuidor desta quantia prestste em dizer que não quer vir a ella , e porque? Porque lhe parece pouco conveniente para elle a operação : mas não diz o nobre Deputado que el!a é óptima para 03 cr»dores , e má para nós ! Pois Mr. Thnrntim nã« quererá vir B uma operação que e ião prejudicial para nós, e tão vantajosa para elle? Já e vê poia que a com-missâo de que se tracla , está tanto nos princípios que pôde ser que um ou outro credor a não considere de importância; mas se a maior parte delle» não desiste, é porque entende que o pensamente de haverem mais um por cento, e' um accrescimo ao juro antecipado, que torna o prémio mais compensador dos direitos de que desolem.

Sr. Presidente, o Governo não procedc>u de leve neste negocio, eu sei que consultou muitas capaci-dades, e todas competentes, e entre ellas o Sr. Deputado. O caso c que o Governo fez todas ns diligencias para se escusar a consentir nessa maioria de prémio; o qual em relação a toda a divida consiste em mais libras í)ô.830, ou em outras 400 contos proximamente. Foi por essaoccasiào que se fez uma espécie de transacção, mas necessária para cobrir o pagamento dos juros antecipados, pela diíferença de um por cento ; e como os proponentes lhe forneceram os meios com esta nova condição, o Governo ficou fora do embaraço: sei mais que o Governo procurou por essa occasião levantar dinheiro para o mesmo fim, e tentou obte-lo de alguma companhia que por condições menos oaerosas, quizeíse accciVar esVe ou oviUo contracto: a alguém fé* esta proposta, e este pediu demora de algumas boras, ou dias, para responder; passados pouco mais de 24 horas, deu uma resposta negativa: logo não lhe convinha o empréstimo pelas condições proposlas; e o Governo salvou-se da imputação de não procurar obter fundos por melhores condições. Mas diz o nobre Deputado, o Governo veio dizer que tinha feito um empréstimo de 4:000 contos a juro de 5 por cento do par, e agora nào o pôde assim fazer; o que prova o pouco que vale o seu credito. Ora o nobre Deputado sabe muito bem que em presença de contractos taes como o contracto do tabaco, não e impossível ao Governo obter meios por preços vantajosos. E eis-aqui como entendo a vulgar opinião de que o que Pedro perde, ganha Paulo : aqui ganhou o Governo no contracto, e ganharam os con-tractadores; o Governo ganhou muito porque não «ó elevou o contracto a 1:521 contos, mas de mais a mais, ganhou, porque obteve um empréstimo de 4:000 contos a juro de 5 por cento e no par. Mas diz-se, e os outros que ficaram com o contracto também ganharam; ganharam, sim Senhor, mas o Governo ganhou muito mais; porque pôde levantar o dinheiro que lhe era necessário pura resgatar os rendimentos antecipados para pagar encargos a que se via obrigado, Kra necessário salvar esssa divida com os meios possíveis, era necessário fazer frente a essa tempestade que no paiz rebentara, e qnenão foi feliz aragem \ Não se diga pois quo o contracto só foi vantajoso para os contractadores, porque também o foi para o Governo, faço justiça ao nobre Deputado, ú impossível que S. Ex.1 acredite semilhante cousa, digo mais; quem sabe se os con-tracladores perderão ? Faço votos para que ganhem, porque com a sua perda ninguém lucra, e ainda ac-SESSÂO K.° 3.

crescento, que com cila muito perderia o paiz; nem se diga que esse lucro, se o houver, corresponde a 11 rn augrnento de juro no empréstimo, que em consequência níío ficará a 5 por cento, mas a oito ou a dez ! Tal forma de argumentação não merece resposta. O empréstimo não foi ainda muito vantajoso para os mutuantes, porque teem a sua amortisa-ção em 23 annos; mas foi vantajoso para o Governo, mesmo apezar de lhe ser preciso pedir sacrifícios aos contribuintes; mas no caso de que estamos tractandt», não lhes pede mais, pede-lhe a continuação dos mesmos; e quanto ao que ha de acontecer daqui a 40 annos, ainda o não sabemos; pôde mui bem serqueassa época seja bem mais ditosa ; melhoremos pois a e'poca da nossa vida, sem privarmos doutra melhor os nossos vindouros; não vamos exigir dos nossos constituintes mais sacrifícios do que os que lhes estamos pedindo; nem para conseguir este lhes peçamos mais do qua arjuillo que está marcado no orçarnjnto, salvo se em vez d'arag« n boa, alguma desgraça nos accommetter; que enlão a salvação do Paiz está acima de todas as leis, de todos os planos, de todos os projectos, acima de tudo quanto ha. Por consequência não posso deixar de considerar que este empréstimo foi vantajoso para o Governo e para os conlraetadores; porque e;n fitn o nobre Deputado muito bem sabe que a certeza sobre qualquer negocio tem um valor assas appre-ciavel; e que as vantagens esperadas de acontecimentos prósperos, mas futuros, não podem coinpa-rar-se a vantagens certas, p.ilpaveis , existentes, ainda que em apparenoia menores, que as esperadas; eu não considero qw a inaluemnúca esle°)ati\o adiantada que reduzindo a calculo o etfeito de todas as eventualidades dj vida humana, possa achar a form«\a da comparação enVve o ex.\i\.enVe e o possível. Portanto o contracto foi vantajoso para o Governo, e também o foi para os contractadores. Eu não quero depreciar o credito destes homens, que se offereceram para mediante unri lucro se conseguir uma realidade, pois que el l es também arriscaram urna realidade que importa em S200 contos de re'is; e arriscaram ainda muito mais, que foi o seu pundonor, e talvez a sua reputação.

O Sr. Acilu:~^L um negocio de agiotagem. O Orador:—Parece-me que o nobre Deputado moralisou d facto: eu agora destruo a moralidade do facto; estou no meu direito, (apoiados)

Digo eu que os contracladores fiaerarn urn grande serviço ao Paiz, sujeitando-se á pena de 200 coutos, que podem perder, no caso de senão realisarem as estipulações do contracto.

Disso o nobre Deputado—e claro que se negoceia com as nossas desgraças, para tirar delias partido e fazer jogo com a agiotagem.