O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

divida estrangeira f- Altamente responsáveis seria.mos nós para com nossos vindouros, se os deixássemos onerados por um prazo indefinido , constituindo-os na dependência permanente de nina nação entranha ! E dado que a civilisaçã" moderna vá pondo as relações infernacionaes em mui diflerente situação da-quella em que se achavam, quando outros princípios presidiam aos actos das differentes nações, especialmente das mais fones; dado que hoje elhis não tenham diante dos olhos mais do que interessei ma* teriaes, geralmente fallando, p >r serem, já mui pour co dominantes a* idéas da guerra, frequentes em outros tempos: é sempre necessário contar com esta condição. Assim mesmo, ainda que a civil sacão moderna torne a nossa situação mais vantajosa em relação ao commercio externo, por que ella aina-ia as pretençòes daquelles que procuram prevalecer-se da força material para privar de seus diíeitos o mais fraco, é mister pôr de parte taes eventualidades; não confiar' tudo do progresso da civilisação, e collocar-, nos desde já em terreno firme, concluindo, esta grande obra! (apoiados).

- Daqui a 20 annos, só com os 100 contos annuaes," e r-oui o effeito do juro composto segundo os meus cálculos, e partindo, como já indiquei, do preço dos bonds a setenta e cinco por cento no 1.° qua-drienuio; de oitenta por cento no 2.°, e digo agora de oitenta e cinco por cento no 3.°, de noventa p;>r cento no 4.°, e ao par no .5.°, leremos amortizado mais de no» milhão esterlino, isto é, libras 1.148:131,66; e daqui para cima a amoitisação mesmo ao par vai mui rápida; eseqi nossos vindouros aquizerern ainda mais, paru a concluir untei dos 40 annos que estabelece o contracto, elles facilitarão os precisos meios ao Governo para chegar ao termo c1 es ta g rã n-. de em preza.

Nau posso convir em tal plano, quando mesmo que fosse possível esperar que pelo atiradiço do aUgmento e beneficio no capital nossos credores consentissem na diminuição no juro; o que não e crivei, porque ainda que muito lhes importa o capital, tem sempre em vista o juro annual, e este no caso da nossa divida fio lhes offerece um prospecto vantájo-^p : posso asseverar cyie não ae,ceiuuia.m. ia.1 «jlínvj». Eo outro seria exequível mesmo com o progresso do nosso credito? Eu digo que não; digo que não passa de um bello pensamento, mas sem realidade alguma. Pois que! Será ainda possível qoe alguém espere achar dinheiro por preço tal que permitia a conversão ! e possa propor aos credores a opção de converter a três e meio por cento, ou receber o no-, minai, tendo a escala ascendente diante de nós? Já o Governo tentou esta operação, e não achou quem lhe empregasse o capital preciso; aalgnm dos mais respeitáveis banqueiros da Europa propoz esta" transacção , e obteve em resposta que em quanto existisse a escala ascendente, não esperasse consegui-la; n acabai com ella, disse elle, e vós tereis muito quem queira negociar comvosco!"

E' certo que em Inglaterra tem estado o dinheiro a mui baixo preço; mas para que? Para descontos de leiras, a prasos curtos: para empréstimos estrangeiros dado mesmo que fosse possível aehal-o a três, o que não supponlio prxsivel , seria por ventura ao par ? Não ! Não seria a menos de oitenta ; e digo que M") a muito mais baixo pieço ainda , attenta a escala; e seria com elle pog^vel reduzir o encargo SESSÃO N." 3.

>a três e meio? Nem a quatro-. E &a fosse e»taopo». tivei acha-lo ainda na presença da escala; por muito melhor preço se achará tendo-se já fixado o juro a quatro.

E pôde o Sr. Deputado asseverar que daqui a 4 annos, estará o dinheiro em Ingl.-He.rra pelo rnestno preço que actualmente? Não se I&rnbrí que ha 3 .annos o dinheiro estava em. Inglaterra a. dez e a doze, por causa das cris.es cotnmerciaes que ahi tiveram logar, e nos Estados Uunidos? Então reduzir já a divida a quatro não será grande vantagem f A dilferença entre a jiossa operação e a do Sr. Deputado só está ern rneio por cento: elle quer qua seja Ires e meio, o que eu reputo impossível actualmente; nenhum dos bonds holdas acceitaria tal juro, nem o tem querida acceiiar, porque já se fez toJa a diligencia. D.jqui a 4 au.no*, digo que também nào e possível, porque n escala ascendente está diante de nós; e cotn a mesma razão com que o Sr. Deputado disse que e' possível, digo eu que o não será: o Governo seria muito imprevidente, se se deixasse levar de uma esperança que pôde nào se realisar. Nào e possível obier dinheiro com o decreto de. 2 de novembro diante de nós: subsistem as mesmas razoes, íleinorsos mui pungentes nos haviam de jncommodar, senão tivéssemos aproveitado esta occasião favorável.

liste plano, ou operaçãi. e pois impossível, é puramente ideal; seria imp rdoavel imprudência confiar nella, e desprezar o certo .quo s.e nos olferece.

Passemos agora ao exame comparativo do effeito da.amortisaçfio, que o Sr. Deputado disse que m-iíi proficuamente podia fazer-se, applicando para ella os meios que avalia em 800 contos, e qua sào os qua vamos applicar para a proposta conversão, R vejamos com qual destas operações a nação ficará maií onerada. Sigamos a amorluação em cada um dos dois quadriennio-, daqui ate' 1852. Tomando para fundo arnortisantí; a diffetença do juro de Ires a quatro (libras 95.839,91, ou proximamente libras 95:81-0) e operando por seinaslres, o que dá libras 47:92J para cada um, durante o primeiro quadrien-nio ; e suppondo o preço me'dio dos fundos a astenia e cinco oot ceivUK (O íst. ííotfa •, —^ ^ ç/v.\v\l^ O Oràdor:r—A setenta e cinco por cento. (O Sr. Aoiln: — É regular.) O Orador : — É o mesmo só* bre o que ò Sr. Deputado calculou, e bem assim o. do quadriennio seguinte. Com estas libras 47:920 se resgatariam libras 63.839,333: e em oito semes,

três.........................libras 510:714,664

Os seus juros compostos montariam a libras 32:068,413, a rã-, zâo de três porcento ao armo, e com cll.ns se resgatariam .. libras 42:757,924

Total do resgate no 1." quadriennio.......................libras 553:472,586

No seguinte quadriennio.já não ha fundo atnortisanto ; o juro e já de quatro por cento, o seu total sobre este capita! importaria em libras 95:114,946, com o qua! se comprariam a oitenta por cento, é ........ libras IÍ8:5l6tl3I

Total da átnortisação nos Squa-