O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

- 431 —

N.º 25.

SESSÃO DE 30 DE MARÇO.

PRESIDENCIA DO SR. SILVA SANCHES.

Chamada — Presentes 79 srs. deputados.

Abertura — Ao meio dia e um quarto.

Acta — Approvada.

Entraram durante a sessão os srs. — Corrêa Caldeira, Macedo Pinto, Antonio José d'Avila, Forjaz, Soares d'Albergaria, Cazal Ribeiro, Queiroz, Vellez Caldeira.

Faltaram com causa justificada os srs. — Adrião Accacio, Affonso Botelho, Vasconcellos e Sá, Archer, Castro e Abreu, Cesar de Vasconcellos, Quelhas, Antonio Emilio, Lage, Lousada, Pitta, Fontes Pereira de Mello, Brayner, Dias e Sousa, Bazilio Alberto, D. Francisco d'Almeida, Francisco Damazio, Silva Pereira (Frederico), Palma, Pessanha (José), Ferreira de Castro, Baldy, Tavares de Macedo, Silva Vieira, Moniz, Placido de Abreu, Moraes Soares, Nogueira Soares, Pinto da França, Northon, Novaes, Visconde de Castro e Silva.

Faltaram sem causa conhecida os srs. — Antonio Feio, Calheiros, Lopes de Mendonça, Castro Guedes, Carlos Bento, Conde de Saldanha, Faustino da Gama, Bivar, Nazareth, Pegado, João Damazio, Soares de Azevedo, Pessanha (João), Joaquim Guedes, Honorato Ferreira, Fonseca Castello Branco, Magalhães Coutinho, José Guedes, José Maria d'Abreu, José Xavier de Moraes Pinto, Menezes e Vasconcellos, Passos, Visconde da Junqueira.

CORRESPONDENCIA.

Officios: — 1.º Do ministerio da guerra, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento de Antonio Fortunato Tarano. — Á commissão de guerra.

2.º — Do ministerio da marinha e ultramar, acompanhando, por copia, o officio e documentos envia, dos pelo governador geral da India, e que satisfazem a um requerimento do sr. Jeremias Mascarenhas. — Para a secretaria.

3.º — Do mesmo ministerio, acompanhando os documentos que podem satisfazer um requerimento do sr. Jeremias Mascarenhas, sobre o numero de presos condemnados a trabalhos publicos e fusilados como cumplices nas desordens e crimes occorridos em Satary -. Para a secretaria.

4.º — Do ministerio das obras publicas, dando os; esclarecimentos pedidos pelo sr. Macedo Pinto, sobre o quantum do rendimento de 500 réis em cada pipa de vinho, que, deu entrada no Porto e em Villa Nova de Gaya desde a promulgação do decreto de 19 de outubro de 1852 até ao fim de fevereiro ultimo. — Para a secretaria.

5.º — Do mesmo ministerio, participando que as obras da estrada d'Alhandra a Torres Vedras não foram interrompidas, e apenas se diminuiu o numero de operarios nellas empregados, em consequencia de ter sido indispensavel diminuir a prestação, que em similhante obra estava destinada; satisfazendo assim ao que lhe foi perguntado por esta camara. — Para a secretaria.

Representação: — Dos moradores da freguezia de Fermentellos, do concelho de Oliveira do Bairro, pedindo que se mantenha a ultima divisão na parte em que annexou esta freguezia ao concelho a que actualmente pertencem. — Á commissão de estatistica.