O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1325

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

7.ª SESSÃO PREPARATORIA EM 28 DE MAIO

PRESIDENCIA DO SR. CYPRIANNO JUSTINO DA COSTA (DECANO)

Secretarios os srs.

Claudio José Nunes

José Augusto da Gama

Chamada — Presentes 62 srs. deputados.

Abertura — Á uma hora da tarde.

Acta — Approvada.

(Não houve expediente)

O sr. Pinto de Almeida: — Mando para a mesa uma proposta, da qual peço desde já a urgencia (leu-a).

O sr. Ayres de Gouveia: — Foi enviado á terceira commissão de poderes um aviso competentemente legalisado, do qual a commissão tem de tomar conhecimento, e que se reduz ao seguinte (leu).

A commissão precisa apreciar este documento; e por isso pede, pelo ministerio das obras publicas, os esclarecimentos indicados no requerimento que vou mandar para a mesa, porque deseja saber o que ha de verdade n'este objecto.

O sr. Silva Cabral: — Antes de se tratar d'este objecto tinha-se proposto á consideração da junta preparatoria um requerimento ou proposta do sr. Pinto de Almeida. Não se sabe que resolução se deu a este requerimento, se foi ou não admittido á discussão; o que é verdade é que depois que se propoz esse negocio á camara, não se pôde metter nenhum outro de permeio; portanto trate V. ex.ª de pedir o voto da camara sobre se admitte á discussão a proposta do sr. Pinto de Almeida. Decidido este primeiro negocio, trate-se do segundo que acaba de annunciar-se por parte da terceira commissão de poderes. Se não houver ordem nos trabalhos, é uma confusão absoluta (apoiados).

O sr. Presidente: — Vou consultar a junta sobre se admitte á discussão a proposta do sr. Pinto de Almeida.

O sr. Correia Caldeira: — Peço a V. ex.ª tenha a bondade de mandar ler novamente a proposta.

Leu-se na mesa, e é a seguinte:

PROPOSTA

Proponho que todos os pareceres, que foram até hoje distribuidos, sejam dados para a ordem do dia de ámanhã, em additamento á que já está dada.

Lisboa, 28 de maio de 1861. = José de Moraes Pinto de Almeida.

Foi admittida á discussão.

O sr. Presidente: — Agora consulto a junta se julga urgente esta proposta.

O sr. Silva Cabral: — A urgencia devia ser proposta antes da admissão da proposta á discussão segundo o regimento.

Desde que a junta admittiu a proposta á discussão, não tem V. ex.ª outra cousa a fazer senão pôr em discussão essa proposta, e depois propo-la á votação. Estamos n'uma confusão absoluta sobre cousas tão simples. A urgencia é para a apresentação; mas apresentada a proposta e admittida á discussão, está claro que a junta deve discuti-la. Portanto agora está em discussão a proposta, e se não houver quem peça a palavra, V. ex.ª submette-a á votação (apoiados).