O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

-1566

9 Um boletim do governo do estado da índia n." l

de 1859.

10 Uma carta dirigida a D. Germana Cabreira por seu marido Duarte Leão Cabreira, sobre interesses du íallecido, e que tem relação com a ordem dos 542 guldens de que trata a portaria d'esta

data. H Uma carta com direcção a Marques e assignada

Seixas.

Secretaria datado dos negócios estrangeiros, em 15 de maio de 18G2. =Emilio Achilles Monteverde.

SECKETARIA DA GAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

Relação dos decretos das cortes geraes que na data d'esta subiram á real sanação pela camará dos dignos pares do reino

N.° 87. Sobre a tíxaçào dos ordenados do conservador da repartição dos manusciiptos e antiguidades da biblio-theca de Lisboa, e do continuo e porteiro da bibliotheca da universidade de Coimbra.

N.° 88. Sobre berem applicaveis aos empregados da junta do credito publico as disposições que regulam a aposentação dos empregados da secretaria dus negócios da fazenda e das direcções geraes do thebouro publico.

N.° 89. Sobre ser conferida a José Joaquim de Miranda a sua aposentação no logar de guarda do obbervatorio astronómico da universidade de Coimbra.

N.° 90. Sobre ser relevado ao tenente do exercito de Portugal, António Maria de Sampaio, o tempo que lhe falta para cumprir o serviço a que era obrigado no ultramar.

N.° 91. Isentando de direitos de importação as machinas, carris e utensilios destinados ás obras do porto artificial de Ponta Delgada.

N.° 02. Sobre a prorogação do praso para a apresentação dus diplomas dos empregados, que têem de pagar direitos de inercG.

N.° 93. Auctorisando o pagamento de varias despezas extraordinárias, feitas pelo ministério dos negócios estrangeiros, respectivas ao capitulo 5.° do orçamento do mesmo mini.stt-rJo do anno económico de 1861-1862.

N.° 94. Sobre o modo de confeccionar a lista que o supremo tiibunal de justiça tem a apresentar para a promoção do.- juizes.

N.° 95. Sobre sr-r auctorisado o pagamento do que se ficou devendo de uma gratificação ao fallccido lente jubilado da antiga academia real de fortificação, artilheria e desenho, António Anacleto Seara.

N.° 90. Sobre ser auetorúndo o governo a reformar o capitão graduado Joaquim Jo.-é Bandeira no posto de major.

N.° 97. AuetorÍFando o governo a applicar uma deter-minada vjiuiiitia ás despezas com a comniissâo encarregada de eolli^ir 01 monumentos que possam servir de subsidio ao e^tuiío do direito ueclesia-tlco purtuguez.

N.° ''S. Sobre a íixaç*iO do o/deaadu do carcereiro da? cadeia-' *!e, Ponta Delgada.

N.e H'J. Concedendo certas vantagcu•'• á pe-ca e commer-cio da baleia.

Só-i1* í i r,» da camará

piior.ni vsíouiA REGI i I»A RELAÇÃO DE LISBOA

Pela T.i'!.ciu'au>ina r*'gia da ruLyào du Li- boa "-c. annuu-cia achf.r-Mi u cnuew-o o fornecimento d-i ; u- tento dor presos iíidif,"s'fi>? da-, t-a-leiii" ei\l da capital dc^Ic l de julho iln co ,iei te amm até 'ÍU L' t U- junho proxiiiiH 11 ' uas projmít-i IÍM carta f^-hada, contendo o nonn; i' J loruda da pç* OA mu j-r^teud»-. fazer o fomccimeu-to, i'A H" ibo e morada-, do, li vime.--, e. u menor preço por que ?e ubíiuam a ionize, r.

Proeuraui.ria regh< da i <_. de='de' _-e='_-e' _-lê='_-lê' maio='maio' _20='_20' n='n' ao='ao' _1802.='=' lmioa='lmioa'>;n ííu-io, AnnH»ti A. M\

concelhos de Alemquer e Arruda, desde aquelles legares até ao porto de embarque.

Sal& dab sessões do conselho de administração de mi-f. nhã, 17 de maio de 1802. = O secretario, António Joayuin dó Castro Gonçalves. ____.......„

ft.DMINlSTRAÇ&O CENTRAL DO CORREIO

BE LISBOA

O aviso telegraphico do paquete vindo de Inglaterra es tar á vista recebeu-se hoje ás seis horas e quarenta minu tos da manhã1; a mala chegou a esta repartição áa nove < trinta minutos; a distribuição da correspondência começou ás onze e cinco minutos; a pequena posta saiu aos dez mi nutos da tarde.

Em 22 de maio de 1862.

LISBOA, 22 DE MAIO

Por participações telcgraphicas chegadas hoje conota que nos concelhos do diotricto de Braga, aonde a tranquil-lidade havia sido alterada, se vae restabelecendo o nocego, fi que alguns dos iiihligadores das desordens tinham sido capturados.

Noa outros districtos do reino a tranquillidade publica continua inalterável.

DOS SENílOíiES DEPUTADO?

., , . beci-etarios os

SESSÃO DE 21 DE MAIO DE 1862 PRESIDÊNCIA DO SR. ANTÓNIO LUIZ DE SEABRA

Cláudio José Nunes

Autouio EIuuther;0 D!as da Silva

Clmmuda — Presentes 61 sra. deputados.

Presentes á abertura da scasão — Ossrs. Adriano Pequito, Affoubo Botelho, Auibal, Ayres de Gouveia, Quaresma, Dias da Silva, Brandão, Ferreira Ponte-,, A. Pinto de Magalhães, Seabra, Maszioiti, Aristide,-j, Barão da Tor3'e, Albuquerque e Amaral, Almeida e Azevedo, Ferreri, Ce-a-rio, Cláudio Nunes, Conde da Torre, Cypriano da Costa, F. da Gama, F. F. de Mello, Barroso, Diogo de Sá, Igna-cio LoperJ, Borges Fernandes, Gomes, F. M. da Co^ta, G. de Barrou, Sant'Anna, Gomei de Castro, Mende.-i de Carvalho, J. J. de Azevedo, Macedo, Joaquim Cabral, Rodrigues Camará, Mendonça, Ortigão, Faria. Guimarães, J. Á. Gama, Infante Pe^sanha, Jo=ó Guedes, Alvos Chaves, Fejó, D. Jo.sé de Alarcão, Costa e Silva, Rojão, José de Moraes, Oliveira Baptif-.ta, José Paes, Meudeí de Vasconcellos, Moura, Manuel Firraino, Murta, Pinto de Araújo, Mode^tu Borges, Plácido de Abreu, Simíio de Almeida, Thomás Ribeiro, Teixeira Piiito, Ferrer e Visconde de Pindella.

Enti'uo — 'Os srs. Moraes Carvalho, Er^anioaiiip, Alve,1 M"artii:[, iSuareu dt Moraes, S, í No-fcur ira, Carlu.- àu Msii;i, Curroin Caldeira, Gouveia O^oHo, tíeixa^, Arrobaa, Fontt í, JjroytK-r, Auti)nin Pequito, Pereira da Cunha, Pinto de Albuqufrquo, Lopc- lírarco, Peixoto, Pulmcirim, Xavit-r da Silva, Zfjfr-riiui llodri/rue.:, liai Tio da;; Lii^cr, liíiirtu du Riu Zfz i'i.-, fJari-r-z, lícsiti» de; Froita-?, Afoiuufhi:*, lir-ir^n, (X.rlií. P>t-nto, Í.Vrilln Mac-hado, Pinto Cdi-llni, (íoi.f'«- du Vali,- do KIMS, Jíeli-Iln de furvalho, Do-

arri!

Fornaudu

if!i

COXSKLJSO DE SATDE XÁ VA í E ?*O ITLTIIAM.IH

lVríi'it'' o con-clhu de Ruudu u.aval o do ultramar aforo-BC IH,VLI \n\ici\ no dia 2o du corn-ute nu.1», pelas onze horas da man'f , para a adjudica^rto díi tíu-firii ã.» lavi«ilnuro IKJ-ces^uiu i:n hf-spital da marinha, ^e o Iain;o convior, A ]uía e as coiidiçocíj acham-se patentes nn inpju-Iuuado

IIo.-|!;t:iI da marinha, 20 de maio do ltííS2.^ cisco Fi\ilridij Hop/KTj secretario.

Jsu dú: 2o do corrente, pelo meio dia, ha de o r.onselho do admini^^ruo do marinha, na r-ala das suas sei-^õe.^, contratar em liaria publica o fornecimento, pelo tempo que RO convencionar, da stearina cm velas necessária para consumo da armada.

No mesmo dia, pela uma hora da tarde, ha de o dito conselho contratar em hasta publica o fornecimento, pelo tempo que se convencionar, da pregatlura necessária para consumo no arsenal. As condiçofí? para esta arrematação es-tSo desde j,I patente1* na secretaria do dito con^olho.

No dia 20 do corrente, pelo meio dia, ha de o referido conselho abrir de novo arrematarão para o tran-porte da madeira pertencente á repartição de marinha, que se acha cortada no casal do Lapão e quinta do Valíe de Palha, dos

Draj-íD, P/iviii-, Fi:ni:jnl'-. Cu.-tii, Viauri:., Piscado Pulidii, (Iiuiiiiiijií, G4^|;ar Pereira, U, i i]»:ir Teixeira, Carvalho o Ahr.;i3, 11. do Castro, Blane, Márteus Ferrão, líouo (Jhsy^ti. (ínniij I^tiii^ccn Coiitinh'», Roborfdn, Aragào, Sípul-vtda Toixi-iríi, (Xilçu r Pina, Ferreira de Mello, Torres e Almeida, J. ,J. Cm-Um

AYí-y ((i)uprm?-:ruiii — (>; ^í . A. B. Ferreira, Gonçalves de. Freita , Pijiliuiro (J.-uiiti, António de Sorpa, Dnvid, Ba-i\n> d<_ de='de' homem='homem' j.='j.' branco='branco' cuolhu='cuolhu' íki='íki' f.='f.' feio='feio' júlio='júlio' pinto='pinto' do='do' ma-pilíàe='ma-pilíàe' du='du' carvalhal='carvalhal' s.='s.' bji-r.o='bji-r.o' _.1.='_.1.' vallado='vallado' condo='condo' c.='c.' cabral='cabral' carvalho.='carvalho.' monteiru='monteiru' líicanli-='líicanli-' azamfouja='azamfouja' fkíullo='fkíullo' magalhàf---='magalhàf---' abratiche='abratiche' uriu='uriu' cíii.íro='cíii.íro' mcile-='mcile-' fíniiním-ru='fíniiním-ru' anha='anha' pé-='pé-' leal='leal' ba-iilio='ba-iilio' tag0:_-='l:_-' miu='miu' c='c' e='e' f='f' i='i' l='l' jontinho='jontinho' o='o' p='p' soare='soare' rluraí='rluraí' ulivc-ira='ulivc-ira' almeida='almeida' pé='pé' s.siti.='s.siti.' amaral='amaral' _-j='_-j' xmlns:tag0='urn:x-prefix:l'>

Al» r?n) u ~ A meia Imrri da tarde. Act-i — Approvnda.

(,'jj'iíil, .í» i"1 KJÍJ-V." IEO, J. M. de Aforou, CJucria, SM' \vr, S lv>iii P»atíilhn7.. (Jiiuiiir o, Airiiu-íifu, A ! , Vai-, Pivti»,

5.° Uma representação da camará municipal de Barcel-los, pedindo que se lhe vote um subsidio para concluir a construcção da estrada de Barcellos á Povoa de Varzim. — Á commissão de obras publicas.

EXPEDIENTE

A QUB BE DED DEBTINO PELA MESA

REQUERIMENTOS

1.° Requeiro, por parte da commissão de guerra, que pelo ministério respectivo se declare o seguinte com a pôs-pivel brevidade:

I Se por aquelle ministério se tem dado execução ás prescripções exaradas nos decretos de 28 de novembro de 1831, § 60.°, e de 3 de agosto de 1833;

II Não se tendo cumprido aquellas di^posiçSea na parte relativa ao ministério da guerra, qual a rasão por que se não tem feito.

Sala da commisBâo, 20 de maio de 18G2.=PZaci£?o de Abreu.

2.° Requeiro que, pelo ministério da fazenda, se remetia a o^ta camará, com urgência, uma relação nominal dos indivíduos, aos quaes toem sido concedidas pensões, e não começaram ainda a vencer por falta de cabimento. Requeiro maib, que n'e&ta relação Fe mencione a, data dos decretos, pelos quaes taes pensões foram concedidas, e a lei que as auctorisou e approvou. Requeiro finalmente que se indique a ordem pela qual os iudividuoi incluídos na referida relação deverão entrar ein cabimento.

Em sessão de 20 de maio de 1862.= António Egypcio Quaresma Lopes de Vasconcellos.

Foram rcmettidos ao governo.

O sr. SanfÂnna e Vasconcellos:—Vou mandar para a mesa um requerimento para que na sessão de amanhã continue a diacubsão do parecer n.° 36, em vez de haver com-rui^ões.

O sr. Barão da Torre: — Mando para a, mesa uma representação da camará municipal de Villa Verde, pedindo a exuueiação do sr. barão de Moreira de cônsul de Portugal no Rio de Janeiro, e junto a e^ta representação vão trinta e oito documentos com relação á mesma representação; peço a v. ex.a, a exemplo do que já n'esta casa se passou sobre este assumpto, queira ter a bondade de mandar estes papeis para a iiiustre coinm.is.-mo de petições, para lhe dar o competente destino.

Mando também para a mesa uma representação da confraria R mesarios da irmandade eccleaia^tica, sita na capella de Santo António de Villa Verde, requerendo contra a proposta de. lei de desarnortisaç.So dos bens das irman^adeá e estabelecimentos pio»; e não digo inaii nada n'esta occasião, porque não quero que me chamem agitadoí, rna^ níio poàso deixar de lembrar outra vez ao governo qun pense maduramente sobre este asfumpto, que no Minho pôde ser muito ferio e de tristes resultado;.

«J r,r. 8ant'Anna_e Vasconctilloa:—O meu requerimento ó urgente, e portanto peço a v. ex.? que o ponha defde já á votação.

(J s?r. Prtí&identtí : —Oieqiioriniíiirto do RI\ deputado nervo para regular o-; trabalhos de ámanlui, por consequência não e urgente para Be iutorrompfrem o-, trabalhos da camará, f ú HO o .sr. deputado requerer a urgência.

O n1. tí'int'Ânna t' ViiBconveUiib: — Eu folgo de ver como v. ex." dá uma c-jcrnpulo-a attoncâo a e-te negocio!

Peço a v. ox.ft qiui con ,ulto a camará sobre se julga este requerimento urgente.

ÍJ >i-. JJi'i-fiidf.nta:—Vacj ler--e, para depois couaultar a cativai H -íobre a sua urgência.

//ftí/í <_.. p='p' likqukkimknto='likqukkimknto'>

Roqueiro que a se-sào d*i amanhã Reja destinada para a ""aeíXn fia diíeuH-fin do parecer n.° 36. = J. A. de

1.° Uma declarae\n d«. sr. Júlio do Carvalhal, de qun por filia df -au«le e JMI- nutrus motivub iinpiidob\is não tem pucliflu a-^i-íir ;V- s- o "--nos da camará até hoju. — Inteirada.

y.° Um (íífieio do iniiiii3terio da marinha, dando Od e^-clareeiinriiti,, podid».- polo-* ars. Antoniu Pinto d(2 Maga-lhíui(i e A. J. dt Seixas, a rehpeiío do Kib~:idio votado n'c-le auno para a pioviuc-ia de Angola, e pobre o estado actual do cufre da me-ma província. — Para a secretaria.

3.e Do nu^mo inini^-tKrio, dando os esclarecimentos pedidos pela iitimni-.sai} d»- fazenda acerca da applicaç^o dos

gola.

^ jiani a- pniviucias de Moçambique e An-

Acomiíiissílu df fazenda.

4.° Do ministério de* íeiuo, dando as informações que lhe furam pedida» ACM ca. do projecto d« lei dos srs. J3ei-rSo e Pulido, sobre a apOMiutaçãu do? facultativos do hospital de S. José.-— /'f cojnmissão d* fazenda.

Fui d'dnrndn urt/ríittíj c lur/o apprvvndo.

O .r. Phtrfdu ,!>-. Altn.u: — Eu rt-jsejava fallar estando premente algum diisj s r s. minihtrofi, e como ainda não e->ía .u1» f-uítí nt-nííiim, peco a v. t-x.* que mo reserve a palavra para qiiHtido al^mn e tiver pros-ente,

O :-r. F. AL tf,i fubta:—Mando paru a mesa uma ré-_ e-ehíH^ão, cm que o cabido da hé primaz de Braga pede, .íeluK ineoncu-ra-, lasues queallega, que e^ía camará mio ap-»-»'•» u prof.í,?ta de lei que lhe foi apresentada para ^crem i< -• á quarentena os laudcmioa das corporações, cujos de raiz foram do^amortisados pela carta de lei r]e 4 de abril d», mino pastado.

Br. puj.-iileiittí, ha tempos a e=ta ]jarte que a propriedade i-c-f-lr--ia^tii-K, e o ])atriinoniu do* pobres c&tào sendo bem pouco ri-.i,)PÍtatli)« entre nó,, e a lei que dantes tanto os H-otegia, 6 hoje a primeira a otlondo los com uma conã-:attfc e progrei-KÍva violação!

Kxtin-uiram-ce an uuU-ns rcligio,as do sexo masculino, e em Co.iipeusrtçiio do K-U immci.so cnpolio, assignaram-se ao^ membros quo a^ con.punham, nào a todos, modica8 prestações alimentícias, que ao principio por mal pagas e depois i-or ténue* o, deixaram reduzidos a grandes apuros. KKQ RO recodípcoram a, religiosa.' como credoras do esta-do peln-, avultada, quantias que, om occasiSes de muita urgência publica, lhe- tinham mutuado !

Ubi-igara.n-h'C, bem como as mitras, os cabidos, as colegiadas, os semraanog e an fabricas d'estes estabelecimentos a vender os seus bens innnoveis e a empregar o seu procluc o em fundos publicon, ou, o que vale o mesmo a eiujji-e&tu-lo ao estado. '