O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4057

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

SESSÃO DE 6 DE ABRIL DE 1867

PRESIDENCIA DO SR. CESARIO AUGUSTO DE AZEVEDO PEREIRA

Secretarios os srs.

José Maria Sieuve de Menezes

Fernando Affonso Geraldes Caldeira

Chamada — 61 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão — os srs. Abilio da Cunha, Affonso de Castro, Garcia de Lima, Annibal, Alves Carneiro, Soares de Moraes, Ayres de Gouveia, Quaresma, A. J. da Rocha, Magalhães Aguiar, Falcão da Fonseca, B. de Freitas Soares, Cesario, Delfim, D. de Barros, Fernando Caldeira, F. I. Lopes, F. L. Gomes, Sousa Brandão, F. M. da Costa, F. M. da Rocha Peixoto, Cadabal, Paula Medeiros, Palma, Sant'Anna e Vasconcellos, Reis Moraes, J. A. de Carvalho, J. A. Sepulveda, J. A. de Sousa, Assis Pereira de Mello, João Chrysostomo, Costa Xavier, Alcantara, João de Mello, J. Sepulveda Teixeira, Albuquerque Caldeira, Fradesso da Silveira, Ribeiro da Silva, Noutel, J. Pinto de Magalhães, J. A. Maia, Costa Lemos, Infante Passanha, Pinho, Figueiredo Queiroz, Carvalho Falcão, Alves Chaves, J. M. da Costa, Sieuve, José de Moraes, Mendes Leal, Vaz de Carvalho, Julio do Carvalhal, L. J. da Costa, L. F. Bivar, Amaral e Carvalho, Alves do Rio, Lavado de Brito, P. M. Gonçalves de Freitas, Placido de Abreu, S. B. Lima, Thomás Ribeiro e Visconde da Praia Grande de Macau.

Entraram durante a sessão — os srs. Teixeira de Vasconcellos, Correia Caldeira, Gomes Brandão, A. Gonçalves de Freitas, A. J. de Seixas, A. Pinto de Magalhães, Crespo, A. Pequito, Faria Barbosa, Sampaio, Pinto Carneiro, Cesar de Almeida, Barão de Magalhães, Barão do Mogadouro, Barão do Vallado, Pinto Coelho, C. J. Vieira, F. da Gama, Fernando de Mello, F. J. Vieira, Quental, F. F. de Mello, F. Bivar, Barroso, Namorado, F. Costa, Lampreia, Paula e Figueiredo, Carvalho e Abreu, Gustavo de Almeida, Silveira da Mota, Gomes de Castro, Santos e Silva, Tavares de Almeida, Mártens Ferrão, Noronha e Menezes, Matos Correia, J. T. Lobo d'Avila, Correia de Oliveira, Guedes Garrido, J. M. Lobo d'Avila, Sá Carneiro, Nogueira, L. de Carvalho, Freitas Branco, M. B. da Rocha Peixoto, Coelho de Barbosa, Manuel Firmino, Macedo Souto Maior, Paulo de Sousa, Monteiro Castello Branco, Ricardo Guimarães e Visconde da Costa.

Não compareceram — os Srs. Fevereiro, Fonseca Moniz, Sá Nogueira, Camillo, Diniz Vieira, Barros e Sá, Salgado, Fontes, Barjona, Barão de Almeirim, Belchior Garcez, Carlos Bento, Pereira Garcez, Carolino, Claudio Nunes, Achioli Coutinho, E. Cabral, Fausto Guedes, Albuquerque Caldeira, Coelho do Amaral, Garrido, Bicudo Correia, Marques de Paiva, Baima de Bastos, Corvo, J. A. Vianna, Aragão Mascarenhas, Calça e Pina, Vieira Lisboa, Torres e Almeida, Coelho de Carvalho, Proença Vieira, J. M. Osorio, J. Á. da Gama, Faria Guimarães, Vieira de Castro, Sette, Dias Ferreira, José Luciano, Costa e Silva, Ferraz de Albergaria, Rojão, Toste, Barros e Lima, Batalhoz, Levy, M. A. de Carvalho, Tenreiro, Manuel Homem, Julio Guerra, Sousa Junior, Leite Ribeiro, Pereira Dias, Sousa Feio, Marquez de Monfalim, Severo de Carvalho, Teixeira Pinto e Visconde dos Olivaes.

Abertura — Um quarto depois da uma hora da tarde.

Acta — Approvada.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

OFFICIO

Do ministerio da guerra, remettendo os esclarecimentos pedidos pela commissão de guerra ácerca da pretensão do bacharel Roberto Luiz de Mesquita Pimentel.

A commissão de guerra.

representações

1.* Da camara municipal do concelho de Constancia, pedindo que lhe seja concedido e á camara municipal da Barquinha o rendimento da barca de passagem estabelecida no rio Zezere.

Á commissão de fazenda.

2.º Da associação commercial de Braga, pedindo que não sejam approvadas as medidas de fazenda. A commissão de fazenda.

requerimento

Requeiro que, pela secretaria d'estado dos negocios da marinha e ultramar, seja remettida a esta camara, com urgencia, a copia da tabella dos emolumentos parochiaes que vigorava na India antes da que foi approvada em agosto do anno passado. — F. L. Gomes, deputado por Salsete.

O sr. Paula Medeiros: — Mando para a mesa a seguinte nota de interpellação:

«Requeiro que o sr. ministro da marinha seja prevenido de que desejo interpellar s. ex.ª sobre o facto de ter mandado expedir uma ordem em 12 do mez passado, para que, o vapor Açoriano na sua ultima viagem se achasse no dia 23 daquelle mez na Graciosa, para conduzir para S. Jorge os portadores das actas da eleição que n'aquelle circulo teve logar, deixando portanto de se descarregar em S. Miguel a carga que d'aqui levava para aquella ilha, de receber a que estava para ir para as outras ilhas, assim como. os passageiros que se achavam promptos a partir, o que causou graves transtornos e excitou um justificado clamor contra similhante arbitrio, por se afastar esta embarcação do fim. para que fôra estabelecida, sem pelo menos os interessados serem d'isso prevenidos com a devida antecipação.»

Sr. presidente, o estabelecimento da navegação a vapor, para os Açores foi creada para commodo e pontualidade, do transporte de passageiros e mercadorias entre Lisboa a aquellas ilhas; e cumpre notar que de dia para dia cresça, a importancia d'esta navegação, sem a qual já hoje se não.