O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

í C )

«m> linhámns- teinpo, linhamôa vagar, .e por ven-h,S dSÍírr^ihosU'melhor ensejo 'para contra, rtííi a? antàjosameate pára o Estado («P*»*™) írtfSLriabK* awitt fazer unm transacção ma.s pio-

fessrges^s

s^ítSÍESS

i^r^m cr^cTq^oseja Jporqn* »Win d°5 f. Ç"

' to íemo. a pa^ar fortes co*nH.sò«, « •-» »fa-

,er outros encargos muito onerosos para o tostado,

sto par, realisar não urna operação de fundo,

mas de• n«o/aff«n, como provou a br. Deputado

A*la IsLn, uma operação deagiotagem-dena

agiotõgcrn.onenoshadc utérotr o.t*a,lll (apov

d°Nâó quero passar adianto serrl dar os parabéns a

sHi£^w£"

•z^£2S££x Êrrírr-rr^^^

g±£i±£r±r^s:ffly» E^ri;"^s-^r-

duvida rnen M -fedadi, mente COÍBO um novo

0^ 'd níídos sL cofres os thcsOuros « o suor Cmso. aem g . f.rfr:idériU;i a escala as-

ÍX£nt ^1" ^/— ÍP-^> .w;

d*T£ uma m>cess,dade (aunados, 'apo^o^.hi

íma necessidade ifhpt-riosa, mes.sUvel - .nas por

• f íl.n de uma sente de procedimentos a que

' VnSfó? i 5 lí-tíS «.ranho oUre Conde doTo-

,1 M', na proposto 6 'adopção desse alv.lrc deu a

nacã^Ònug >ezU-uis uma'prova da sua fé, e não

nação por g deshonra. Eu dou pois o

SSS o £. Miuisu-o por haver rectificado as

Sfàs pHnelras expressões que davam logar a crer

rft^ii^^^^^ s^i^^lrd^EÍ ís^

r.^^tíiCí^"o nobre Mini.ri da

^í^v-H^n^^fEr;-^

"hlr !'°s oo niôe obre -o assumpto em discussão

' SScThfflaí nl fastos parlamentares. Qu.ro

Se díer a todo o tempo _ eu- não t«* parte nes-

rfi ^ íríiíe* cfl/oi...^"-^^*. «• *«*'

,Vrt, - as -«f otoísófe* *n;«*tóí '«/««« projectos

°PCirí-^íerdaí > a»>V«ud«*<_ _1='_1' adpu='adpu' _='_'>

~fSS e .oíei «míS,-^.. Eis^aqu, o que eu

qUeVt7i.iec;±'neSU d.scussão com essa sereni-dal: díabimo, que tão,ecesf ria é aos represe,, ar. tes do paiz nos rnorne!ntos solemnes e graves — com «.« ra£i repoU.adn,e fria que c o fructo de uma convicção profunda e inabalável.

As provocações, e ^ rnjoíTiçfas venham ella, donde vierem, não pttdem já accender * minha ju«e-plibilidade. Quem peuSUf 'que pode com palavi*,

S.8SSÃO N." 4,

•irritantes ubalar, nesta Casa este meu solemne propósito^ está enganado-^-porque se a provocação merecer resposta, sabarei dá-la n'outro logár — mas neste só rne farei cargo de desempenhar com dJgrjidar d>> as funcções de representante do paiz. (apoia?

dos)

Nós os Deputados da.opposiçào estamos aqui para consumar um grande sacrifício! Esgotaremos ale ás fezes o cálix da amargura que nos apresentam. (apoiados do lado esquerdo) Sim, havemos de es-gola-lo. (apoiados) Déos e o pafz, que vêem o que s« passa em torno de nós, nos julgarão um dia— maioria e minoria todos seremos julgados! (apoiados) Mas em quanto não chega o dia desse julgamento, nós não emmudeceremos; e é necessário que o grito da verdade partindo desta Casa ecoe em Iodos os ângulos do remo> (muitos apoiado*) É necessário que a voz dos seus representantes o advirta que vai ficar ás bordas d'um abysmo (apoiados., apoiados dr> Lido esquerdo) de que vai ser submct-tido ás mais duras provas, (apoiadas)

Esta voz, Sr. Presidente, está quasi extincta, já ' não ha de incommodar por muito tempo os nobres cavalheiros que se sentam nos bancos dos Ministros. -A agonia da Cániará está irnmitienle! (apoiados) Ella e um moribundo sem esperança, próximo a cai p na sepultura! Nada é já capaz de galvariisar este cadavérico corpo! O paiz já lhe lavrou oepilaphio. (•apoiados, apóitidôí, muito bem) Os seus dias estão contados.' Eis-áqui (tendo na mão. o maço das leií em dixciiss^ti) o teslameuLo com que a Camará quer morrer! (aptíièido, apoiada, muito b-.m, muito bem) Ei'5-aqiii, o legado quedeixa ao paiz! (upoiti-dos) Legado de infortúnio^ de oppressào, e de rni-seri'a! (muitos apoiados do lado esquerdo) Jistào contadas as nossas horas! Que a terra iiossiiya le-ve! • (Susufio, muitos apoiados) Assim o pai/, podesse abençoá-r-nos ! (apoiado*) Assim podesse a sua grar tidão acompanhar-nos no regresso aos nossos lares!

(apoiados)