O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

passar á'>matèria vai lêr-se a ultima redacção de uma Lei. , - '

; O Sr. Secretario Peixoto léu então a ultima redacção do Projecto N.° 49 , á qual sendo approvada até ao JV.'* 6.° inclusivamente do artigo 1»°, ao ler se o seguinte N.° '

7.° «O Contracto , e concessões a elte relati-« yasj não poderão teí duração superior a quarenta » ânuos, contados da celebração do Contracto»»

O SP. Xavier da Silva;—*•Não sei que este artigo fosse votado na Camará?

-O ST. Presidente: —«• E' verdade que hão foi expressamente votado, foi urna ide'a apresentada pejo Sr. Mousinho por parte da Comrnissão, a qual a-Gamara ainda não votou ,'e por isso não pôde chamar-se redacção somente o qiie ha a considerar, mas sim entendo que deve discutir-se esta Proposta que antes não fora mais que uma idea apresentada na discussão.

A O Sr. Xavier da Silva: -— Más idéas apresentadas na discussão, não são votações dá Camará: peço que se discuta isto, e como não pôde ser agora, reserve»se para a Sessão seguinte. ^ /Q Sr.- Mousinho d'Albuquerque: -*»• Á Camará ehlendeu que neste Projecto faltava urna disposição iqíue era a do'tempo, apresentou-se esta idea aã Camará em plena e alia voz, ninguém se oppôz a es-,1a.idea; por consequência-, se ella não fui expressamente votada, foi pelo menos tacitamente accei-Jta. Nào i»e opponho a que haja uma deliberação «obre ella , mas o que quero e justificar'a Cominis-sào, para que se não entenda que nós consignámos na Lei «ma idea sem auctorisaçào ; enlendemos por

aíictorisaçãò consentimento tácito da Gamara; ,à Camara'póde porem discutir quando quizer , a duração da concessão.

O Sr. Ferrão: — (Sobre a ordem). Peço a V. Ex.a que com preferencia a qualquer outro Projecto, dê para Ordem do Dia o Projecto N." 63, Este negocio e' muito urgente, leni suscitado graves apprehenções, logo não o podemos demorar.

O Sr. Presidente:— Pela minha parte não altero a Ordem do Dia.

O Sr. José fístevão : •—•• Com quanto sejarn muito attendiveis as razões do nobre Deputado, eu entendo que para amanhã não e' possivel dar-se para O/r dem do Dia um Projecto de tal magnitude; porque apenns se dão 24 horas para~o estudar.

G Sr. Presidente : — O Regimento diz que o Presidente dará a Ordem do Dia para a Sessão ser guihle.

O Sr» liarão de Chancelleiros : —• Não e' possível que tal Projecto se dê para Ordern do Dia da Sessão seguinte ; a Commissâo ainda não examinou a Representação dos interessados; dê-se quanto, antes, mas não para a S.essão seguinte, porque nem isso foi o que pediu o Sr. Deputado.

O Sr. Presidente: — Fica annunciado para entrar em discussão logo ^depois da acabada matéria que está dada, que e a continuação da de hoje. Eslá levantada a Sessão. — Eram cinco hora$ dá tarde.

O 1.° REDACTOR,

J. B. CASTÃO.

N.0.. 3.,

Presidência do Sr. G orj ao H enriques,

hamada-^Prescnlea 73 Srs. Deputados.

jfberlura —• Eram Ires quartos para a urna hora.

Acia — Approvada sem discussão,

O Sr. Presidente: — Primeiro que tudo cumpre-me participar que a grande Deputação, encarregada por esta Camará de cumprimentar Sua Ma« gestade no dia de hontem, anniversario do sen Natalício, cumpriu a sua missão e foi recebida por Sua Mageslade com aqudla bondade innata do feu. Real Coração. Eu na qualidade de Presidente dirigi a Sua Magestade o seguinte discurso -, uSE-NHORA !—A Camará dos Deputados, satisfazendo .gostosa ao seu dever, vem hoje pela Deputação-, de que tenho a honra de ser órgão, de-,;ppr aos pe's do Throno os sentimentos de recouhè-•cimento e filial afiVcto de que ella se acha animada .para corn a Rainha dos Portuguezea, e felicitar ,avVossa Majieslade por occasião do seu Faustissimo

' • O l

Anniversario JSatacilio, a El-Rei, e a toda a Real Família.

,„ «Este.diai, Senhora, e' tido por todos os Subdi-,-jtos; de Vossa Magestade como o priíneiro-dos dias ,<áe que='que' de='de' prova='prova' festa='festa' mage.stade='mage.stade' veja='veja' magestade='magestade' nacional.='nacional.' jubilo='jubilo' portugue='portugue' vossa='vossa' demonstração='demonstração' soberanasr.v.iriudes='soberanasr.v.iriudes' _='_' á='á' tão='tão' os='os' e='e' acredite-o='acredite-o' inequívoca='inequívoca' es='es' p='p' as='as' nesta='nesta' sabem='sabem'>

exercitadas todas em promover e assegurar a felicidade dos Povos confi.ldos ao seu maternal cuidado. Tem Vossa Magestade realisado um grande pensamento—-o de tornar-se objecto de veneração e amor para todos os Portuguezes — o de apoiar o direito que lhe assiste á Coroa de-seus maiores na vontade e na convicção de todos os seus Súbditos.

«Certa pois a Camará dos Deputados de que a vida de Vossa Mageslade e o maior beneficio com que a Divina Providencia favorece estes Reinos, faz ardentes votos para que o dia Anniversario de Vossa Magestade seja seguido de outros tão felizes como dilatados.

« Digne-se Vossa Magestade acolher benignamente este sincero e decidido testemunho do respeito e lealdade da Gamara dos Deputados da Nação para com a Augusta Pessoa de Vossa Magestade.»

Sua Magestade dignou-se responder da maneira seguinte :