O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

grandes reformas, não digo sem haver equiparação, mas sem haver excesso; e com quanto nós não tivéssemos um excesso, estávamos pelo menos rodeados de companhias fortíssimas, a das obras publicas, a da conversão, e de outras que nos auxiliavam, e que quando houvesse algum impedimento em levar por diante o novo plano, ellas viriam cm apoio do Governo, e livra-lo de diffieuldadee. ( Po-%es: — Muito bem, muilo bem.) O Orador:—Sr. Presidente, confesso que a discussão n'este ponto me tomou quasi de improviso ; porque posto que tivesse tenção de pagar o meu tributo como Ministro na discussão, sempre entendi lambem que estava (como dizem os ingleses) na minha província "respondendo ás objecçôes do illustre Deputado, o Sr, Ávila; mas em fim a discussão e ioda urna, o projecto é um complexo de medidas, auxiliam-se umas ás outras, é necessário entrar em todas ellas ; e muilo bem andou o illustre Deputado, quando pro-poz que a discussão fosse sobre todas os matérias conjunctamenle; endoti muitíssimo bem o Sr. José Bernardo, porque não é possível destacar um obje-clo do outro. Pois, Sr. Presidente, diz-se: não e querer Governo Representativo, não se deixa fallar, não ha discussão, quando já dois iHustres Deputados, os ornamentos da opposiçâo, acabaram de fallar todo o tempo que lhes approuve, e foram escutados com a maior attençâo? (apoiadosj é verdade.) Como se pôde dizer que o dia e' noite? Pois não é isto syslema representativo? Pois porque se não responde a urnas poucas de perguntas, que ou não têe*m fim, ou devem estar resolvidas pelos próprios Deputados que as apresentam, segue-se que os Ministros não querem entrar na discussão? Segue-se (corno aqui se disse) que os Ministros ficaram sem saber responder? Segue-se que os Ministros ncceilaram um papel que lhes deram, e o trouxeram aqui á Camará ? Oh ! Sr. Presidente, eu não digo que isto não seja táctica, ou practica representativa, mas digo que e um pouco duro soffrer arguições desta natureza, (apoiados)

Pois, Sr. Presidente, não tem esta Camará sido victima das perguntas aos Ministros ? Não tem esta Camará sido victima, dos adiamentos, das questões de ordem, das questões prejudiciaes? (apoiados) Não é tempo da Camará entrar n'urna marcha diversa desta! Não se tem visto, que islç não leva ao esclarecimento das queelôes ? ^Parece-me realmente, que não se pode estranhar que um Ministro diga— responderei em occasiào competente. Mas os nobres Deputados fazem uma injustiça a si próprios; para fazer perguntas não e preciso ter os talentos dos nobres Deputados; nada mais fácil do que fazer perguntas; (apoiados) mas-para se entrar franca e positivamente n'um a questão e' necessário ser dotado de muitos conhecimentos, e necessário ter a especialidade necessária; e então os nobres Deputados realmente querem perder a sua bella posição, quando entendem que devem principiar sem discussão por perguntas, adiamentos ou todas as outras lácticas que aqui se tem apresentado; quando digo pois — que o Governo responderá no seu logar — eu dou um testemunho de respeito aos nobres Deputados; longe de os oflfender, dou-lhes um testemunho de que desejo ouvi-los, vendo-os entrar na matéria como ella comporta, (apoiados) E seriam as perguntas de consequência tal que devêssemos

SlSSÀO K." b

fazer parar a discussão T &âo Senhor, se bem me lembro ellas não conduziam nada ao esclarecimento do illustre Deputado, Urna delias era perfeitamente ociosa, porque o nobre Deputado em boa fé não podia imaginar, que o Governo pagasse uma com-missão pela transformação de papeis que eram seus; (vo%eSj ouçam, ouçam) era necessário fazer do Governo a ide'a mais triste e mais abominável possível para se entender, que o Governo havia de pagar l por cento de coirsmissão por trocar urn papel por outro ambos seus; (apoiados) não era possível, esta pergunta realmente , com uma pouca de reflexão, não podia sair da mente do illuslre Deputado. Em quanto á outra — se acaso essas tantas rnil libras de bonds que o Governo tem em seu poder, haviam de entrar na conversão, ella era para o nobre Deputado lambem inteiramente ociosa, porque qner entrassem, quer não entrassem, o nobre Deputado desapprovava a operação, e então não podia a resposta a esta pergunta fazer alterar em nada a opinião em que estava; porque o nobre Deputado confessou que em ambo» os casos rejeitava a operação. Digo isto por satisfação á Camará , porque sempre guardei todos os respeitos devidos a este e ao outro ramo do Poder Legislativo — não respondi porque entendi que não fazia bem á discussão respondendo, e porque entendi que as perguntas não eram de naturesa a fazer esclarecer as idéas do tiiuslre Deputado, que já estavam firmes sobre o objecto, como o demonstrou pelo seu discurso, (apoiados)