O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 143 —

Sr. presidente, acabadas das considerações, que julguei conveniente apresentar para explicação da minha posição politica, devo confessar, e confessar francamente, as rasões por que dei uns certos conselhos ao meu partido, que não sei se foram ouvidos, nem me importa que o não fossem.

Devo muito ao meu partido: devo-lhe considerações illimitadas de confiança e provas immensas de respeito e estima; devo-lhe finezas e uma confiança plena no meio de circumstancias difficeis e turbulentas: devo ao meu partido offerecer-se sempre como escudo ás calumnias, que contra mim se tem levantado; de maneira que com um defensor tal não tenho medo da maior calumnia, que por ventura se me possa levantar.

O meu partido porém não me deve nada, porque em taes circumstancias um similhante dever é nada. Intendo na minha consciencia, que tudo quanto tenho, devo-o ao meu partido, ao partido a que desde a infancia me votei, e a que continuarei a votar-me a bem do meu paiz, O meu paiz, a minha patria não é aquella em que o acaso me fez nascer; é sim aquella cuja fortuna ou desgraça me não tem sido indifferente, aquella que no meio das suas afflições e angustias nunca chamou, nem nunca pediu duas vezes o fraco apoio do meu braço (Vozes: — Muito bem).

Vou entrar nas diversas questões que se tem ventilado, e peço á camara que tenha a paciencia de me escutar ainda por mais algum tempo.

Começarei pelo fundo especial de amortisação. A primeira cousa que se apresenta á minha vista, é a grave questão juridica, sobre se o fundo especial de amortisação é ou não um contracto. No interesse de se demonstrar que o fundo especial é um contracto, já um illustre deputado, e um habil jurisconsulto que entrou na materia, declarou que todas as leis eram contractos; eu considerando o fundo de amortisação contracto lei, não tenho duvida nenhuma em declarar tambem que elle é um contracto. Desde que um dos nossos illustres collegas, consultando diversos jurisconsultos sobre Se havia ou não uma especie de contracto bilateral e synallagmatico; desde que o illustre deputado, para assim dizer, póde n'uma aldêa para festa de Páscoa adornar a casa com alguns moveis, que passada a festa desaparecem de todo, e deixam a casa no mesmo estado em que antes se achava; desde que o illustre deputado achou este systema, ou contracto bilateral e synallagmatico, que aprendeu nas escólas da Universidade de Coimbra, cora tanto proveito para mim e para a camara; desde então, digo, tambem intendo que o fundo especial de amortisação é um contracto. Mas, sr. presidente, a historia do fundo de amortisação sei-a eu melhor do que ninguem... (O sr. Cunha Sotto-Maior: — Vamos a ouvir) O fundo de amortisação na fórma póde ser uma lei, um contracto, ou o que se lhe quizer chamar; mas o fundo de amortisação na essencia não é outra cousa senão um grande cumulo de banca-rota, e uma grande tibornia financeira, que uns poucos de financeiros concordaram em arranjar, para salvarem as finanças de modo que se podessem tambem salvar a si. Não louvo ao Céo por se ler feito similhante cousa, mas tendo-se feito, louvo ao Céo por se terem salvo alguns amigos meus, e que não foram meus amigos, senão no ultimo quartel da vida.

Uma das causas concorrentes foi sem duvida nenhuma as paixões politicas... (Uma voz: — Isso é com o ministerio) Estão com receio que eu toque no duque de Saldanha? Para mim o duque de Saldanha não é uma divindade. O duque de Saldanha chegou aqui, viu mal as cousas; puseram-lhe em perigo instituições que o não estavam, e o que aconteceu foi fazer uma revolução, mas fez uma revolução com instinctos, e intenções muito diversas daquellas que depois se apresentaram, porque aquelles que o cercavam, deram uma direcção muitissimo opposta aos seus desejos e á sua vontade. Se me perguntarem se o duque de Saldanha é uma divindade, ou um homem que nunca se enganou, digo que não é, e digo que não, porque era um absurdo, se dissesse tal. Sou amigo do duque de Saldanha, acho nelle excellentes qualidades, e quanto mais seu amigo fôr mais livremente intendo poder fallar nas suas faltas, Assim é que intendo a amisade. (Apoiados) Nunca fui adulador, nem lisonjeiro.

Voltando á questão do fundo digo, tudo se achava prestes para a revolução: havia generaes, e havia soldados, porque em fim havia dedicação e boa vontade em salvar o paiz e as necessidades publicas.

Antes disto porém, quem tinha a paz e a guerra na mão, eram os fallidos. Os fallidos tinham consultado o governo, e até muita gente que não era governo, e trazendo no bolso já o decreto de 19 de novembro, disseram aos ministros — Srs. ministros, fazei isto, porque se o fizerdes, nós não temos duvida nenhuma de nos entregarmos nas vossas mãos, com toda a nossa influencia pessoal e politica, e não temos duvida de nos entregarmos no vosso livre arbitrio, com tanto que crieis este fundo de amortisação. Nomeai quem quizerdes para a direcção do fundo, e se assim o fizerdes, contai que todas as difficuldades estão applanadas.

O governo, porém, não quiz annuir ao -pie se pedia; não quiz applanar as difficuldades em que se achava, e o que aconteceu foi apparecer depois a revolução, A revolução, só appareceu depois de se saber que não se conseguia o que se desejava, e depois de se vêr, que tendo falhado este meio, não restava outra cousa senão fazer uma revolução. Primeiramente procurou-se obter a realisação dos desejos manifestados, de um modo pacifico, porque não se sabia, se assim se levariam avante, e porque não havia a certeza do triunfo d'uma revolução; mas como esta esperança tinha de todo desapparecido; como não havia a menor idéa de se poderem conseguir estes arranjos, era mister lançar a revolução na rua. A revolução fez-se. Esta é a historia do fundo de amortisação.

Sr. presidente, até agora o fundo do amortisação tem tido contadores e historiadores; fallava quem lhe fizesse o boletim; mas já houve quem disso se encarregasse. Já lemos o boletim do fundo de amortisação; hora por hora — no dia tantos á tantas horas passou soffrivelmente — no dia tantos ás tantas horas teve um abalo de febre; no dia tantos ás tantas horas gosava perfeita saude.

Ora, sr. presidente, não ha questão mais pequena que esta do fundo de amortisação!.. Quem é, que não tem pertendido o fundo de amortisação? Os pertendentes ao fundo de amortisação tem sido tantos, como os amantes de Penepole.

Um illustre deputado disse que não havia nin-