O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1141

vra o maior desgosto por verem que uma estrada importantissima como esta é, está paralysada em consequencia d'esta questão, por não se querer dar 3:000$000 réis por parte do terreno que se pretende expropriar, emquanto que na mesma estrada se expropriaram terrenos já por igual valor aquelles que estão contratados, e de peiores condições (apoiados); basta serem muito mais distantes da cidade.

Sinto muito que a questão viesse a este terreno; mas vindo, e dizendo-se que havia especulação da parte d'aquelles proprietarios, se é que, assim se disse, mas basta-me a duvida (apoiados), eu não podia deixar de dizer a verdade, e tenho tanto direito para ser acreditado pelo nobre ministro como s. ex.ª em que eu o acredite, já como cavalheiro, já como ministro; mas preciso que s. ex.ª diga terminantemente se se refere a nós (apoiados).

Não quero cansar a camara, visto que a hora já deu, mas em vista do que s. ex.ª tinha dito, entendi do meu dever dar esta explicação e pedi la categoricamente a s. ex.ª, por mim e pelos meus patricios, sr. presidente, que não sabem especular com o interesse publico (apoiados).

Desculpe a camara, agradeço lhe do coração a attenção que acaba de ter commigo, mas eu não sou homem que podesse ficar debaixo de uma tal impressão, embora mesmo o nobre ministro fallasse em geral (apoiados). Procedo assim, porque entendo que é assim que devo proceder. Desculpem-me (apoiados).

Vozes: — Muito bem.

O sr. Ministro das Obras Publicas: — Sinto que o nobre deputado tenha parte n'este negocio. Quando disse que havia especulação, não quiz por modo algum referir-me a S. ex.ª O que eu queria dizer é que as expropriações eram exageradas, e então não se podiam fazer amigavelmente. Por esta occasião notei que quando se faziam expropriações havia muito quem especulasse com isso, porque todos sabem que se têem pago por um preço exorbitante, e isto faz com que o governo esteja de sobreaviso, a fim de não ser censurado por haver accedido a reclamações exageradas.

Aqui está o que eu disse. Na hypothese de que se trata não posso dizer nada, porque não sei a extensão de terreno, nem se a expropriação é cara ou barata; mas tendo a informação do conselho das obras publicas e do director de districto, não podia deixar de lhe prestar fé (apoiados).

Repito, o que é verdade é que o governo se tem visto na necessidade de pagar expropriações por um valor fabuloso, e tendo-se dado isto por mais de uma vez, era do meu dever fazer com que se não repetisse.

Isto, porém, não tem referencia ao caso especial das expropriações a, que o illustre deputado se refere.

O sr. Visconde de Pindella: — Visto que o sr. ministro não se refere particularmente a estas expropriações, mas sim fallou em geral, e eu em geral não posso saber se ha estes excessos nada mais digo.

O sr. Presidente: — A ordem do dia para sexta feira é a continuação da que vinha para hoje e mais o projecto n.° 45, e para ámanhã é trabalhos em commissões.

Está levantada a sessão.

Eram quatro horas da tarde.