O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

183

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

O sr. Presidente do Conselho: — Isso não é verdade.

O Orador: — Digo mais a v. ex.ª: quem não tem a serenidade precisa para empregar nos debates linguagem parlamentar, não me parece que a tenha nas occasiões eleitoraes, para ser justo com amigos e adversarios (apoiados).

Não quero ir mais longe. A posição triste, digna de censura é a do sr. ministro, se não mandar os documentos. E eu quero deixar prevenida a camara de que na sexta feira hei de aqui provocar largamente o debate sobre os acontecimentos de Arganil, e então a camara verá e verá o paiz se houve ou não participação criminosa da parte do governo n'esses acontecimentos (apoiados).

Concluo com a seguinte declaração. Espero que o sr. presidente do conselho, prezando o seu decoro pessoal e politico, não deixará de apresentar aqui na sexta feira os documentos (apoiados), que podem saír por dois dias do poder do sr. procurador da corôa, se n'este negocio grave e urgentissimo aquelle benemerito funccionario não poder apresentar o seu parecer até sexta feira (apoiados).

V. ex.ª bem vê que em vista do aspecto que esta questão tomou na representação nacional, de certo não é arrancar um criminoso das mãos da justiça o mandar buscar os papeis a casa do sr. procurador geral da corôa para os apresentar aqui na sexta feira (apoiados).

Vozes: — Muito bem.

O sr. Presidente: — Ha ainda muitos senhores inscriptos: vou dar-lhes a palavra.

O sr. Rodrigues de Freitas: — Mando para a mesa um requerimento, pedindo alguns documentos, parte dos quaes são diplomaticos. Espero que o sr. presidente do conselho não terá duvida em os mandar.

Todos os outros srs. deputados que estavam inscriptos cederam da palavra.

O sr. Presidente: — A ordem do dia para ámanhã é trabalhos em commissões e para sexta feira a continuação d'este debate.

Está levantada a sessão.

Eram quatro horas e meia da tarde.