O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1590

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Discurso do sr. deputado A. J. Teixeira, proferido na sessão de 23 de abril de 1872, e que devia ler-se a pag. 1337 d'este Diario

O sr. A. J. Teixeira: — Vou concluir as observações, que principiei hontem a fazer ao discurso do meu illustrado amigo, o sr. João Antonio dos Santos e Silva.

Tinha eu demonstrado, que o audacioso reformador de 1809, que propõe agora a suppressão dos artigos relativos aos gremios de classes, e aos gremios districtaes, continha no seu relatorio os germens d'esses mesmos gremios; porque pouco importa, que s. ex.ª lhes chame gremios concelhios ou municipaes, districtaes ou de ordens de terras, do paiz ou de classes, ou lhes de outra qualquer denominação. O essencial é saberem V. ex.ª e a camara, que o meu implacavel adversario entende, que deve ser ampliado aquelle principio; e essa ampliação por um ou por outro modo é uma questão de methodo ou de systema apenas (muitos apoiados).

S. ex.ª em diversos logares do seu relatorio, os quaes eu já hontem tive a honra de ler á camara, e de que renovo agora as idéas, para tornar bem explícito este ponto, tinha dito o seguinte:

«Como meio de corrigir as desigualdades relativas entre os contribuintes, acho nos gremios subsidio MAIS RACIONAL, ai AIS POLÍTICO E MAIS DEMOGRATICO.»