O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(46 )

querer' ao Gomlio". ( Ptti,'. aspag. 349,- 1.* cot. da-8." vol. do anno pctisado')-. Pòi apptdfoãdo sem' di&-cussa?/.

Outro da mesmaCommissâo sobre o Requèrimeni to de ManBM Cabrita1 cios Sarftos*, em que pede-se llTé encoWtre uma" divida que'te'm' fiara' com1 a Fa<_ _13='_13' que='que' de='de' si-mít='si-mít' zenda='zenda' cot='cot' értí='értí' do='do' teírn='teírn' _2.a='_2.a' logar.='logar.' fís.='fís.' ôofrínií5sâbp='ôofrínií5sâbp' qi='qi' um='um' parecer='parecer' credito='credito' não='não' âpag='âpag' _='_' naciofial='naciofial' a='a' e='e' m='m' vi='vi' fôrtictom='fôrtictom'>L fa&te antiv)-. Fòí approvdtíb s&rrí disóãVsão. Léú-sè igualrÁénté o'seguinte

FAILECEB..— Foi presente á Corritnissa^ de Fazenda5 o?íteqnerÍTnent6' dê José do iNaScurt-énto Guedes1 Tavpirá, da F r P gtfb z i á' de Lobri'gós', Concelho dê Sa'nta liftartbtf de Penaguiãó

Expõe o Supplifcanlp que fora proprietário d*ufh OfficTo d'Escrivão de Publico'J udrtf ai e Nôlffá nó» refunrfo Concelho; è quê lendW âidto perseguido'nk> tempo dá usurpado', píiVdera' a'queílé O&cio.- Petife o Supplicanle que ern attençào a estas éircuolstan-cías £é' íhé tiòn-cpcfórti, como indemnisaçã'o , «th a s pêtjtfeínas óástfs ê liáfi aYmazpfrV que' i\a rcaí áobfedi-tíí Vífla1 pfeffêncetYleí aos' propf/o* Saciouáés.

AMOomínís§ào' entende íjue â perfdnçao do Sup-pHôafite riao ffotfè âè'r SUehdidà*. Cá'?»1 d'áCorumiá-sao" em 8 rfe Mrftçó dfe 18Í1.— /«tf da Silta Cat-vãttftij M.'G< Féfféfrd} José Ferreira Pe&tana; Jifffon/d fbsé 'd''J&&ÍÍ&y-1 /tgtíitiMHo 4èban& da Síl-vkfra fàftlo i fòalfuiftí Joié dd Costa Simait.

Leu-se igualmente outro Parecer da mesma Còtíi-nfíísao sôlJfé" ò R^tfoèrímento de João Gomes da Cosíâ,' na* ífuálidâdí? de Procurador do Conselher-fo KlafiòM Ahtòriio MârlinS. ( Pid. á pag, 23« do Q." vol. deste anno}. — Foi approvado sem dí»cus* são,

Foi mâncfadb pata a Mesa ó seguinte £AR£C£fL«—A Cotrtttiisstto Irtáppètora do Dia-tio da Cantata foram presentes as Ptopoátas para a publicação do mestóo DiaHo por Empreza, aprp-sêíftadas no |>ra~tfó dó concurso annâhciado pafâ eirôe fim. São tfes é§tas Propostas e vào juntas sob os N.os li) 2 c 3. Na primeira feita pelds Empre-gadoá 'da Secrelariâ da Cafwarn , obri^am-se ellns a tomar jibr EmJJreía a publicação do Diário, sujeitando-se ás condições ekaradas TIO Parecer N.* 311, dá Commissao Insp^ctora^ de 25 de MÍÚÓ ol-tlthó, desde o artigo 3-° até b IO.6 inclusnè, pelo pre'ço dí> réis lô:7í)0|ÍOOO em cada Sessão Legislativa, durando ella feeiè me^Çs ; abaiendo-^e d^sla quantia a de 800^000 réife posr cada mez que liou-ver de rnenos, ou atigmenlando-a em cada m e ti enfíqnetTsr -o Diário corn o extracto da corres--pondehcía d'interesse publico ou particular que tiòuver da Camará com o Governo.

Na jfgunBa 'Proposta se offtrè-ce Francisco Xa--Jier G'aioso £ tomar a 'Emprcza da parte material •do Diário , isto ré , a'public«ção 4e 560 'exemplares

com as condições expressas no Parecer a-que: já se tfliudiu , pelo preço-de 4:660*^000 réis, durando a, Sessão seis rareies', o que corresponde a, 755j^000 réis por mofc, 45^000 réis por menos do qfue-a.sorn» ma1 m t; n na l arbHrada pela Commissâo para estaides» pe/a. O proponente fesalva? como os Empregados da Secretaria, o caso da maior ou menor duração da Sessão. Exige para tomar toda- a Empreza que a Camará lhe entregue o quadro dos Empregados votado na Sessão de 3 do corrente, com a declaração de que ello será authorisado a preencher os logares que faltam, equepeiadespeza de 1:300$000 réis, que segundo o mesmo quadro se faria eotn Psses Empregados elle só receberá 990$000 reis, e que isto se não entende com os logares dos Tachy^ grafos, que serão provido* do modo que pela Camará se achia resolvido.

PrrittieU* o proponente iroprimir o-Ditfrio em papel de qualidade superior ao que até agora se te:n empregado — dar mais elegância ao formato da com-paginação e tituloã-— publicar às ultimas redacções de toda» os Projectos que vão para o Senado — e fazer uuv índice de todas as matérias contidas em cada volume'—K* cobn-foâ com capas impressas em papel de cor. Exige roais que a Camará lhe torne «í-féctivo v pagamento da quantia ajustada, em prestações semanaes^ devendo a» quaftro primeiras ser adiantada?. Offerece pela sua parle fiança idónea.

A terceira Proposta é d'A n tomo Borges Pereira da Silva, e de José Maria d*Olíveira Júnior f qao se! obrigam a tomar a Empresa pela quantia de réis G:470$000 datando a Spssâo seis ritmes, com oau-gtnenfo «ft diminuição proporcional, no caso d&dtf-rat mais nu rnenos^ não eorivpnjbendendo oã ordena» dos dos Eovpregadds do quadro Tacbygrafico. Su-jeitam-se as Condições exaradas no Parecer N."âll, Cotn excepção da duodécima* E&igtittt que se lhe de a faculdade de ndmear os Empregados que faltam no quadro exi*tertte da Tachygrafia. Prorticttem melhoramentos na impressão e qualidade do papel, e no nurnpro de px^mplareà que dava a exlincta Ecn-preca. Os proponentes fi£efa(ii um additamento posterior á sua Proposta , no qual se offprecprn ao caso dá Câmara lhe não permíttif «faculdade de notíiear os» Einpregatjos que faltam, a tomar só a partp material da Empreza pela quantia mensal de 800^000 réis. Pró m et te tu fiança idónea.

A Coojmiââão tendo examinado, e comparado'cs-cmp»i!«i>Arnenté como Hiòcumpria as três Propostas, 'q«è a dos Empregados da Secretaria da Ca-é preferível ás outras dua*>, não só porque o á s'ua Ctnpreza, é menor, e o mesmo q«« a Commissâo julgou aproximadamente necessário para se publicar t) 'Diário por Administração, mas por que além da rasuo geral e incontestável de prp-ferenc'a que ninguém possoe, coroo aquelles Esn-preiçudos, tartlofe rneios para melhorar e enriquecer O Diário áa Catna.ru , as condições por cllpa oíferé= cidas em nada'6e oppgéffl ao que já se-acha reso^-i-do bôbre «*&t^ negocio ; o que não atonltíce 'as duos oirtras Pr"npfrs!fi8 que ambas pedetn a faculdade de nomear os Empregados que faltam no quadro {ju£ a Camará resolveu que se completasse sob sua íimne-diata inspecção.