O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

íidianamente , de Bíblias e Concordanc-ias, das

Assim começa a allender-se a uma das reconhecidas necessidades daquella casa, a do conhecimento geral dos contentos de tão rico deposito. Este desiderandum porém mal pod«rú ser alcançado, *em que sejam para esse fim votados os necessários meios, e dados sufficientes braços, e especialmente sem que preceda o trabalho fundamental da classificação, em harmonia com os nctuaes adiantamentos da sciencia bibliogrephica ; tuas antes da classificação e' mister uma conveniente collocação dos livros e manuscriplos em mais apropriado e definitivo local.

O Ex.mo Ministro , que preside áquella repartição, e a cuja conslanle eillustrada protecção deve ella os incontestáveis progressos que, pelo seu impulso, tem alcançado nestes ultimos tempos, examinou pessoal e minuciosamente o estado do edifício em que ora se acha a Bibliothcca Nacional, e convencido da urgência da mudança do local, e depois de novo exarne pessoal , da impossibilidade de achar casa conveniente em ponto próprio, reconhece» quanto urgia que se voltem promptamente os olhos para assumpto tão immedialamente ligado com as necessidades das letras. Tenho pois esperança, fundada em bons motivos, de que dentro em pouco essas necessidades serão altendidas. Dentro em pouco, digo, porque, a não ser assim, e sem fallar nas desvantagens do serviço, a agua que escorre ao longo das paredes daquelles corredores o cellas do convento de S. Francisco, a poeira corrosiva que do pavimento sobe deconliniio, tudo fará com que a Bibliolheca Nacional dentro em pouco só exista nas recordações , pois esses meios de destruição haverão produzido o seu natural effei-to, como já na deterioração a olhos vista tenho reconhecido.

Quaesquer que sejam o zelo e os melhoramentos que se introduzam na direcção daquelle importante estabelecimento, três pontos ha que devem estar presentes ao espirito, como resumindo os três problemas que em taes casos se devem resolver. Conservar , publicar , e adquirir.

Para conservar, e indispensável, como já ponderei, prompta remoção para apropriado local, que só por construcçào do novo edifício se poderá obter. Para publicar, são precisas, alem das condições de fundos, braços e classificação, só possível depois da mudança, reformas na chamada lei, ou antes regulamento, pelo qual a Bibliotheca se dirige, e que as exige promptas. Para adquirir, importa que a mesquinha dotação, votada no orçamento para as varias repartições a cargo do Bi-bliothecario Mor, se eleve a um ponto, não digo já de equiparar esta livraria ás de primeira ou segunda ordem da Europa, mas para que se não lor-Sr.ssÃo N." 6.

ne impossível a acquisição de quaesqucr obras de importância , pois pouco sobra na actualidade da» despezas do expediente. E se tenho podido alcançar baélaíH-es livros de importância , r*ào bastou te-!b feito com despeza de menos de metade do qu« em Lisboa custariam , foi indispensável que o respectivo Ministro facilitasse meios extraordinários, provenientes de pagamento de antigas dividas. Tenho fé em que esta, oti a seguinte legislatura, at-tenderão, como tanto cumpre, ás necessidades que rapidamente acabo de expor.

Por agora limito-me a solicitar da Camará, ern nome do conselho da Bibliolheca Nacional , licença para offerecer-lhe um exemplar da obra a que me referi, e que tenho a honra de mandar para a Me*a.

Decidiu-se que fosse recebida com agrado.

O Sr. Presidente: — Cumpre-me participar á Camará qual foi o resultado da sua deputação, encarregada de felicitar a Sua Mage&lade no seu dia natalício. Esta deputação foi recebida por Sua Ma-gestade com aquelle agrado e benevolência que tanto a caracterisa ; e cumprindo a missão de que foi encarregada, eu na qualidade de Presidente dirigi a Sua Magestade uma allocução congratulando-me por tão feliz acontecimento, (apoiado} Sua Magestade respondeu pela maneira seguinte, (leu}

«Ouvi com perfeita satisfação as expressões que acabais de proferir, significando os sentimentos de gratidão, respeito, e filial amor, que a Camará dos Deputados professa pela minha Reol Pessoa, e o interesse que mostra por toda a Família Real.

«Confiada na continuação dos vossos esforços pela suitentação das liberdades pátrias, e pela prosperidade nacional, Eu espero ver felizes os meus súbditos, objecto único de todos os meus disvelos.«

(Continuando): — Consulto a Camará sobre se, além de se lançar na acta que esta resposta foi recebida com especialissimo agrado, quer que se-man-de imprimir no Diário do Governo, (apoiados)

»4ísim se decidiu.

ORDEM DO DIA.

Continua a discussão do projecto n." 174. (Vide Sessão n.° l deste mez.)

O Sr. A. Albano: — Sr. Presidente, em nome da Commi&sâo especial vou mandar para a Mesa alguns addilamenlos, que não são mais do que esclarecimentos a algumas omissões que necessitam de explicações. Noart. 7.e da proposta n.° l diz-se (leu.) A Cotnmissão entendeu que devia fazer a isto o seguinte

ADDITAMENTO ao art. 7.° do projecto n.* 1.— Obras publicas. — Contracto de Lisboa ao Porto, approvado por decreto do 1.* de março de 1844, & publicado no Diário do Governo n.* 104 de 1844.

§ único. « O Governo poderá fazer entrar estes três contractos nos termos e condições do referido 1.° demarco, se a companhia das obras publicas os vier a adquirir por convenções especiaes entre ella celebrados, e os respectivos empresários, ou legítimos cessionários.™-—»/^. Líbano.