O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

commissão. As difficuldades, qv>e ha dois annos se davam, não existem agora ; (apoiados) mas isto não obstante devo declarar que o Sr.,Agostinho Albano apresentou na connnissâo as suas duvidas, que foram tomadas na devida consideração (apoiados) nern elle nem algum dos membros da commissão dissimula as difficuldades e embaraços que na pratica pôde encontrar o systema da repartição ; e nenhum de nós desejaria tomar sobre si a execução de semilhante medida.

Mas desde que o Governo se apresenta a declarar que se julga com força para a levar a effeito , a nós que consideramos o s-ystema o melhor e o mais constitucional , sómenle restava fazer votos para que Deos ajude o Governo, e dar-lhe os meios para ussim o conseguir; (apoiados) e para este effeito e' que o armamos com as auclorisaçôes necessárias, (apoiados) Eu estou fatigado, Sr. Presidente , e por isso termino aqui pedindo á Camará dis-culpa de tanto me haver demorado. (fozes: — Muito bem, muito bem). (O Sr. Deputado foi no fòn do seu discurso Cumprimentado por muitos dos seus amigos).

O Sr. Silva Cabral: — Requeiro a V. Ex.a que consulte a Camará sobre se quer que se prorogue a sessão ate se terminar este negocio.

Assim se resolveu,

O Sr. Barras: — Peço a V. Ex." que consulte sobre se a matéria eslá suficientemente discutida.

Decidiu-se affirmafivamepite,

O Sr. J. M. Grande: — Requeiro a votação nominal, e requeiro ao mesmo tempo a V. Ex.a queira ter a bondade de mandar ler na Mesa os nomes dos Srs. Deputados que estâ*> inscriplos sobre a matéria. Observarei que faltaram sobre uma questão tão importante menos Deputados do que projectos de leis estiveram em discussão : da opposiçâo não houve senão três... (Cozes:—A que vem isto?) O Orador: — Vem para se saber quantos fallaram, e quantos havia para f«llar sobre um objecto de tanta magnitude, (apoiados) Insisto pelo meu primeiro requerimento para a votação nominal.

Foi rejeitada a votação nominal.

O Sr. Presidente: — O methodo da votação parece-me que deve ser -— primeiro votar as emendas e addilamentos propostos pela Coinmissâo no impresso, e as mais offerecidas na discussão, e depois f> projecto de lei que vem rio firn do mesmo impresso, (apoiados)

Projecto n." l (proposta n.° l—obras publicas).

Additatnenlo ao a r t', l.", e o do Sr Castilho nesta sessão — approvados.

Additamenlo'aoart 2.", emenda ao n.° 2.* do art. 6.°, emenda de redacção ao art. 7.° n.° l e 2, eaddi-tamenlo do Sr. Albano nesta sessão — approvados.

Projecto n.° 3 (proposta n.° 3—repartição de contribuição).

Additamentos ao art. 7.° §§ l, 2, e 3 — ao art. 9." n." 5.° — ao art. 10.° § único — approvados.

Emenda de redacção ao arl. 20.° — emenda e addttamento ao art. 30." — e additatnentos aos art.09 43.% 51.*, e 57."— approvados.

Projecto n." 4 (proposta n.° 4) — approvado.

Projecto n.° 5 (proposta n." 5) — approvado.

Projecto n." 6 (proposta n.° 6—conversão da divida externa).

Emenda de redacção no art, 1.* — approvada. SESSÃO N." 6.

O Sr. Presidente: — Pela Votação quê acaba'dá ter logar approvando a Camará o projecto n.° 6, ficou prejudicada a substituição do Sr. Felix Pereira de Magalhães, (apoiado)

N. B. Pôde vér-se esta substituição na sessão do 1.° dtste mez.

Proje.cto n.° 7 (proposta ri.° 7).

Addilamento ao art. 2.°, do Sr. A. Albano nes-1 ta sessão — approvado.

Projecto de lei com que conclue o parecer da Commissão art. 1.°, e n.os l, 2, 3, 4, 5, 6, e 7 , e art. 2,° — approvados.

O Sr. Presidente: — Está terminada a votação; o Sr. Ávila pediu a palavra para uma explicação, é agora^a occasião de eu lha dar paia esse fim, e por. . .

O Sr. Ávila:—Agora não, porque a Camará já está levantada.. . .

O Orador:—Bem, fica para outra sessão.^(apoiado)

Antes de fechada a sessão devo observar que tendo-se recebido uma participação de que o baptisa-do da Sereníssima Senhora Infanta- rocermiascida deverá ler logar no dia 8 do conentè na Igreja do . convento de Belém , será sem duvida da intenção da Camaia que em seu nome assista a este acto uma Deputação, (muitos apoiados) Por consequência eu devo nomear-"uma grande Deputação (apoiado f apoiado) quanto ella caiba na força dos estilos, e regimento : será ella formada do Presidente, Srs^ Vice- Presidente ? primeiro e segundo Secretários, Barros, J. Dias de Azevedo, Cardoso Braga, Pereira de Magalhães, Emílio Brandão, Ke-bellp Cabral, Vasconcellos e Sá, J. B. da Silva Cabral } João Elias. Não cabe nas forças do regimento nomear toda a Camará, mas estou bem certo que toda a Camará tem a intenção de assistir a esse acto. (muitos apoiados) (Fones:—É verdade).

O Sr. Silva Cabral:—Sr. Presidente, pois que eu fui o auclor do requerimento para haver s-ssòes nocturnas, visto que hoje a sessão sé tem adiantado mais do que e costume, e visto lambem que terminou a discussão dos projectos que acabam de ser votados, peço por isso a V. Ex.a que consulte

Foi dis/>ensada.

O Sr. Presidente: — Eu recebi bilhetes de admissão ao acto do baplisado, para serem distribuídos pelos Srs. Deputados. Os bilhetes são menos que os Sís. Deputados, porque são 80, e 40 para Senhoras. Ora a Mesa leni resolvido uma cousa a este respeito, e a. Camará determinará o mais acertado, e vem a ser — distribuir estes bilhetes áquel-les Srs. Deputados, que não tondo alguma calhe-goria de emprego uào podem ser admittidos se não como particulares; (apoiados) porque aquelles Srg. que por sua cathegoria devem fazer parte do cortejo , esses de cerlo não tem necessidade de bilhete», (apoiados) Mas eu entendo que uns, e outros estão mu to resolvidos a tomar parte na festividade. ( apoia h, apoia do )

A ordem do dia para segunda feira são os projectos n/9 172, 170, e 175.—Eslá levantada a sessão. — Eram quatro horas e meia da tarde. O 1.* REDACTOR ,