O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

havido estas citações de Regimentos, e outros escrúpulos. A Catwarar e o Governo são chamados principalmente a dar um testemunho de sollicilude pelos habitantes que ncarào desamparados», ora no meio disto tantas ordena, tantas retiradas, tantas citações de Regimento, e, perumia-se-me a expressão, que-rer tirar todo o senlimonlo á discussão, e o sentimento e o seu caracter principal. Eu não posso ex-hibir-me a lentaçào de comcMuorar com as minhas fracas palavras este horroroso acontecimento, por que a parte mais gloriosa da minha vida está ligada ao tempo em que vivi na habitação que agora foi reduzida a minas. (O Sr. Abreu Tavares: — Que foi a minha, e a de muitos).

O Orador:—Como os terrematos, Sr. Presidente, feliz, ou infelizmente não têm cor política; se o Go\emo se antecipou, para ofun que o fez, cumpriu um dever seu, se algum Deputado se adiantou o apresentar medidas para se acudir ao miserável estado em que se acham os habitantes daquelle Paiz, cumpriu com o seu dever; deixemos de parte questões políticas, o sentimento e' gorai, abrange a todos, li u penso que ha duas ordens de medidas, umas as do momento, e as outras as que devem dar um testemunho da nossa fidelidade, pois muito deve a Liberdade áquella Villa ; eu entendo que a Camará U-ro alguns deveres a cumpur; entendo que a primeira medida que tero,os a tomar, é reclamar a benevolência do Paiz, e generalisar orna subscrip-çâo, que senão chegar ao que é necessário, ao menos será um testemunho geral de que o Paiz tem todo o sentimento pelo estado miseiavel em que »e acham aquelles beneméritos da Liberdade moderna ; Sr. Presidente, isto mesmo já se tem feito para fins m.iito menos justos.

Devo declaiar ú Camará que as Ilhas se julgam/ credoras de uma divida de gratidão, e que as vezes tem havido falta de consideração para coai ellas nesta Camará; se queremos ligar com vínculos sagra-dos os restos do Território Portuguez que está separado pelo Mar, e chegada a occasiâo de satisfazer a isto; promovamoa uma subscripção geral em todo o Paiz, accollnda por todos os partidos ; obre o Governo com energia, senão se tirar muito, e porque o cbtado do Paiz e pobre ; as outras medidas são necessárias, hão de sahir daqui, aqui não ha regimento, quem não tem coração e cabeça para estas cousas não pôde ler regimento para a ordem dos trabalho».

O Sr. Presidente: — O Sr. Deputado dirige-se de certo a mim.. .. O Sr. José tistevão: — Não, Sr. Presidente, não roedinjo a V.Ex.a nem a ninguém em particular: dou a minha palavra d'honra, e peço perdão a todo o mundo.

O Sr. Presidente:—Eu não posso deixar de cumprir com o dever que me incumbe o Regimento da Camará.. .

O Sr. José Estevão: — A justificação de V. Ex.a agora não é precisa, porque eu dou-lhe todas as satisfações, e confesso que me não dirigi a V. Ex.a O Sr. Presidente : — Eu tenho obrigação de fazer sempre saber aos Srs. Depuiados o que se discute, e as alterações que ha ; a respeito da necessidade de providencias eu dou a palavra a todos os Srs. que a queirão, para\falarem por sua ordem.

O Sr. José Estevão: — Eu sei por informações que a Aulhoridade Administrativa de Angra.se met VOZ.. 5.°— JUIOEEO—1841.

havido nestas cirçureslancias com o zelo , e inrtelli» gencia que era de esperar dos seus talentos, e trabalhos administrativos; aproveito esta occasiâo paia ddr uai testemunho de agradecimento a esta Au-thoridade, e desejo que seja isto bem conhecido (slpoiados).

O Sr. Peixoto: — Sr. Presidente, devo fazer uma declaração "a esta Camará. Os tremores de terra que tantos estragos fizeram na Ilha Terceira, foram ainda que levemente sentidos na Ilha de S. Miguel. Comtudo logo que chegou a Ponta Delgada a noticia doa estragos que a Villa da Praia da Victoria tinha soffrido, as Aulhoridades de accôrdo com muitas das principaes pessoas daqueila Cidade tra-ctorarn de promover uma subscnpçâo geral, e de enviar immediatos soccorros ás desgraçadas victi-maa de tão horrível flagello, e que por isso suo dignos da consideração, e louvor desta Camará ( Apoiados ).

O Sr. Almeida Garrelt; — Eu pedi a palavra para fazer meu o - Requerimento qu« retira o Sr. Abreu Tavaies. (Fozes : •— Já não o retira^. O Orador: — Já não o retira, então já não insisto no meu pedido. Os Srs. Ministros começaram a dar os providencias que julgaram convenientes, e continuarão a dá-las; mas u Camaia- é que não pôde pelas razoes que deu o Sr. Deputado por Aveiro, a Camará não pôde deixar assim este negocio, a C.j-inara precisa dar um solemne testemunho aquelles Povos de que é solicito em acudir ao seu inforionio, Requeiro pois que se continue a discutir o Requerimento, que vá a uma Commis&âo; que se consultem as medidas Legislativas que podem »er p.ecLas. Será conveniente também que na mesma Comrnissão compareçam os Ministros, e confiram sobre a oppor-tunidade do que se propõe. Mas, não devemos guardar isto para mais tarde. Por esta mesma occasiâo também fúria uma Proposta para que em nome da Camará fazer uma declaração solemne dos seus desejos e sentimentos, e vote agradecimentos aos habitantes de S. Miguel pela maneira que se houveram neste caso; não e a primeira vez que a Camará o faz, e nesta occasiâo parece-me que a Ca m ar a não se deve negar a isso. Eu não sou mais extenso nas razões que ha para tudo isto. Já estuo abundantemente expostas , e eu não quero cançar a Camará , mas s>e acaso algumas destas cousas for contestada pedirei de novo a palavra para a sustentar.

O Sr. Presidente do Conselho de Ministros: — Sr. Presidente, cabe-me cumprir um penoso d«ver, patentiando á Gamara u.n degraçado acontecimento que teve logar na Ilha TWceirano dia 12, e seguintes do mez passado ; começou por repetidas convul-cões sublerraneaes do dia 12 ate 15, ate que no dia 15 das quatro para as cinco horas da madrugada um espantoso terremoto acabou de reduzir a nada áquella Villa; houve uma circurnstancia favorável , que foi que os pequenos tremores qu« houve desde 12 ate 15 serviram de aviso e preveniram os habitantes de modo que não houve um ao morto, nem ferido; porque estavam fora da Villa, não só a Villa ficou cai ruinas, rnas muitas Povoações vesinhas-, e principalmente em todo o territoiio compreendido em urna linha a Leste de S. Sebastião, até Lages; em outras partea da Ilha liou> e tacabei», «stragos , e na Ilha Terceira aoííreu muito o edifício da Administra* çào Geral, que anies era do Governo Mihur , e a