O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

83

•da nenhuma em approvar o requerimento com a clausula que apresentou o illustre Deputado, isto é, que se o Governo achar que não e conveniente mandar essas informações não as manda, assim não rne opponho ao requerimento. Mas o que eu não desejava era que esse requerimento viesse influir para o retardamento da discussão deste Projecto; o que desejo é. que, quer os esclarecimentos venham, quer não, o Projecto entre em discussão quando V. Ex.* intender que o deve dar para ordem do dia. Agora quero também explicar qual foi o motivo da minha censura ao Ministro, e pode o illustre Deputado estar certo que apesar de eu não estar collqcado de lá e estar aqui sou ministerialissimo neste Projecto, e tenho tanto interesse, ou mais, que os illustres Deputados na construcção do caminho de ferro; e digo isto por que tendo também a honra de ser Engenhei-TO posso ter a esperança de ser empregado nelle; isto e: tenho interesse como Membro do Parlamento e como particular.

Ora o motivo da minha censura foi porque ern nenhum paiz se costuma apresentar ou publicar urn prograrryria para caminhos de ferro sem estar aucto-risada pelas Cortes a sua construção e despesa; foi o que se fez em 1842 em França quando se propoz a grande linha de caminhos de ferro, que somente depois de àpprovada pelas Cortes se apresentaram os programrnas. E este o motivo da minha censura, e ainda ha outro c e' que algumas disposições que vem no programma, eu tenho tenção de combãtel-as, e então se acaso a Camará as combater comigo como espero, aqucllas disposições caern necessariamente. Ha outra consideração tarnbern e vem a ser: que algumas das disposições que vem no.programma estão cm desharmonia com ás que se apresentam no Projecto que foi aqui apresentado. H ainda mais outra rasão, e e: que quando se tractou na Cotnmissão deste assumpto estando eu presente com outro illustre Deputado o Sr. Plácido de Abreu, nós lembrámos ao Governo que aquelle programma como estava concebido, não podia apresentar-se ou sor publicado, e o Governo disse que havia de ser alterado. São estas as rasõcs porque eu fiz a minha censura: rnas que cila não valha de cousa alguma se-'não para mostrar que o Governo andou, quanto a inim, muito irregularmente. De inais o prazo do programma c tão diminuto, porque são apenas (>0 dias, que não vale cousa alguma para urn negocio desta importância: intendo que deve ser mais longo (slpoiado). Mas como este assumpto não está ern discussão, quando o Projecto que está sobre a Mesa, e que o Sr. Deputado Barão de Almeirirn julgou não se ter ainda apresentado, entrar em discussão, eu direi tudo o que intendo, tanto sobre a linha de Badajoz corno de Santarém.

E direi ao Sr.'Casal Ribeiro que eu olhando para o mappa não concluo como o illustre Deputado, que o Governo de Hespanha ha de unir a linha de ferro ao de Badajoz.

1$ pondo-se logo á votação o

Requerimento 'do Sr. Barão de Almcirim. —foi approvado.

<_2. com='com' que='que' de='de' requerimento.='requerimento.' miguel='miguel' pelo='pelo' attendida='attendida' para='para' missão='missão' das='das' s.='s.' _='_' á='á' a='a' ser='ser' necessidade='necessidade' em='em' djcrelo='djcrelo' jiie='jiie' relação='relação' devidamente='devidamente' creada='creada' ilha='ilha' pautas='pautas' u='u' requeiro='requeiro' reforma='reforma' possa='possa' da='da'> do.corrente mez • de Maio para a revisão das Pautas que VOL. 4.°— MAIO— 1852.

devem regular os direitos de importação e exportação que se pagam nas Alfândegas do Reino e Ilhas adjacentes, seja remettida uma copia da Representação que sobre este objecto dirigiu a Associação Com» mercial dacidade de Ponta Delgada, e que foi apresentada na Sessão de 26 de Fevereiro de 1851, 'e nessa -mesma Sessão remettida á Commissâo de Fazenda»» — Sousa Loureiro.

.Foi adrnittido — E logo approvado.

3.* — REQUERIMENTO. —Requeiro que se peça ao Governo, pela Secretaria do Ministério do Reino, que remetta a esta Camará copia da participação Official do Governador Civil da Cidade de Ponta Delgada, sobre os desastres e prejuisos causados no Districto a seu cargo pelo terremoto que alli teve logar na noute de 16 de Abril do corrente anno » — Sousa Loureiro.

Foi admittido — K logo approvado.

O Sr. Duarte de Campos: — Sr. Presidente, tenho a honra de mandar para a Mesa uma Representação assignada por alguns habitantes de Villa Viçosa, a qual desejava que fosse remettida á Com-missão de Fazenda para a tomar em consideração. Devo advertir que esta Representação tinha sido rc-mettida ao Sr. Derramado que pelo seu estado de saúde lhe foi impossível apresental-a.

Ficou para se lhe dar o seguimento regular.

O Sr. 1'rcsidentc :—Amanhã se lhe dará o destino competente.

O Sr. Gouvéa Almeida: — Pedi a palavra para mandar para a Mesa uma Representação da Camará d'Ervedal sobre o concerto da estrada do Fundão a Pinhanços pela ponte das Talhadas, que abrange os Concelhos de Santa Combadão, Carregai, Ervedal a Pinhanços; e com quanto hoje se tenha tractado de um grande caminho de ferro que nos liga com a •Europa, eu por isso mesmo, intendo que e' uma necessidade haver boas estradas internas que liguem -com a via de ferro, porque só assirn poderá resultar interesse geral á Nação. A estrada que representa a Camará do Ervedal e de absolufa necessidade fazer-se, para eomrnunicar os Concelhos referidos; que estando-em abundância se achem ^n braços com a miséria, por que os povos, não podendo os proprietários transportar os seus géneros para vender ern Coimbra e Figueira, não teêm quem lhes dê trabalhos, e por isso apesar da baratesa dos géneros padecem fome por não terem com que comprar o milho. Sr. Presidente, é de absoluta necessidade tomar ern consideração a Representação e tanto mais quanto eu conheço o muito que se interessa a Camará representante nos melhoramentos rnateriaes, não só do SCMI Concelho, como de toda a Província- da Beira. O Presidente delia e um Cavalheiro de sentimentos patrióticos, sejam quaes forem os seus princípios políticos, por que os esposou por convicção e não por interesse; e eu respeito ern todos os partidos os homens que seguem uma conducta igual: não ile-claro o seu nome por que conheço a sua modéstia ; c concluo já para não tomar tempo á Camará, sendo o tempo a maior preciosidade dentro desta Casa..

Ficnu para ter o seguimento regular.

O Sr. Presidente:— llontem inscreveram-se para apresentarem Projectos cie Lei alguns Srs. Deputados, por tanto se algum Sr. Deputado quer a palavra para este fim, pôde reclamal-a. ' .