O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

- 181 –

N.º 12.

SESSÃO DE 15 DE ABRIL.

1853.

PRESIDENCIA DO Sr. SILVA SANCHES,

Chamada: — Presentes 79 srs. Deputados.

Abertura: — Á meia hora depois do meio dia.

Acta: — Approvada.

CORRESPONDENCIA.

Officios: — 1.º Do sr. Dias e Sousa, participando, que, por incommodo de saude, não tem comparecido ás sessões desde sabbado, e pelo mesmo motivo lerá de faltar ainda alguns dias. — Inteirada.

2.º Do sr. Pegado, participando que, por causa de serviço publico, não poderá assistir á sessão de hoje. — Inteirada.

REPRESENTAÇÃO: — Dos escrivães do 1.º e 3.º districto» criminaes de Lisboa, pedindo providencias que melhorem a sua situação. — A' commissão de legislação.

O sr. Secretario (Rebello de Carvalho): — Está sobre a mesa um requerimento de Luciano Simões de Carvalho, da cidade do Porto, pedindo que a camara consinta que o sr. F. J. Maya seja citado para testimunha em uma causa crime que corre na comarca judicial da mesma cidade: o sr. deputado Maya, a quem dei conhecimento deste requerimento, disse que não tinha duvida alguma em ser testimunha no caso de que se tracta.

Deu-se pela mesa destino ao seguinte.

1.º Requerimento: — Requeiro que pela secretaria d'estado dos negocios da guerra sejam enviadas a esta camara informações sobre os dinheiros pedidos em 1847 a alguns cidadãos do concelho de Torres Novas, pelo administrador daquelle concelho, Severino Silvestre Lapa, declarando-se as medidas que se

tem tomado para serem pagas aquellas quantias. — Cezar de Vasconcellos. Foi remettido ao governo.

2.º Requerimento: — «Requeiro, que se exija da secretaria da fazenda uma relação dos empregados da repartição do pescado em todo o reino, inclusivè os guardas, e a importancia de cada um dos seus ordenados, e a somma geral dessa despeza para ser presente á camara.» — Themudo.

Foi remettido ao governo.

3.º Requeiro, que se peça ao governo que remetta a esta camara um mappa ou exposição em que se declare:

1.º Que numero de individuos tem Sentado praça em cada corpo do exercito durante os annos de 1850, 1851, e 1852.

2.º Quantas destas praças (em cada corpo) na época em que entraram na vida militar sabiam lêr e escrever; quantas sabiam só lêr; e quantas nem escrever nem lêr.

3.º Quaes são os corpos onde desde 1850 tem havido escólas regimentaes; e se nellas tem sido regular o ensino.

4.º Quantas das mencionadas praças tem aprendido a lêr e escrever, e quantas só a lêr depois que entraram no exercito; e quantas frequentavam as aulas regimentaes no fim do anno de 1852.

5.º Qual é o districto em que tem recrutado cada um dos corpos do exercito. — Tavares de Macedo.

Foi remettido ao governo.

O sr. Secretario (Tavares de A/acedo): — Sr. presidente, entre os sabios portuguezes que honram esta nossa terra, nenhum me parece mais illustre pela vastidão dos seus talentos, pela variedade dos seus conhecimentos, e pela profundidade do seu saber, do que foi José Corrêa da Serra. (apoiados) Este por-VOL. IV — ABRIL- 1853.

16