O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 5.

SESSÃO DE 11 DE ABRIL DE 1855.

PRESIDENCIA do Sr. JULIO GOMES DA SILVA SANCHES.

SECRETARIOS os Srs.

Joaquim Gonçalves Mamede

Carlos Cyrillo Machado.

Chamada - presentes 55 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Affonso de Castro, Archer, Castro e Abreu, Mello e Carvalho, Julio Guerra, Corrêa Caldeira, Quelhas, Antonio Feyo, Macedo Pinto, Gomes Corrêa, A. J. d'Avila, Lousada, Camarate, Brayner, Lopes de Mendonça, Sousa e Menezes, Sampayo, Saraiva de Carvalho, Castro Guedes, Dias e Sousa, B. F. da Costa, Garcia Peres, Pinto Bastos (Eugenio), Faustino da Gama, Rezende, D. Francisco d'Almeida, Francisco Damazio, Cabreira, Pegado, Pessanha (João), Joaquim Guedes, Lobo d'Avila, Bilhano, Jacinto Tavares, J. J. da Cunha, Luciano de Castro, J. M. d'Abreu, Casal Ribeiro, Latino Coelho, Tavares de Macedo, Almeida Macedo, Mendes Leite, e Emauz.

Faltaram com causa justificada—os srs. Affonso Botelho, Vasconcellos e Sá, Sousa Pires, Cesar de Vasconcellos, Emilio Brandão, Cunha Leite, Pitta, Fontes Pereira de Mello, Barão d'Almeirim, Carlos Bento, Cesar Ribeiro, Rebello de Carvalho, D. Diogo de Sousa, Nazareth, Pereira Carneiro, Soares d'Azevedo, João Nuno, Abreu Castello Branco, Silva Pereira (Joaquim), Pessanha (José), Pestana, Ferreira de Castro, Silva Pereira (José). Julio Pimentel, L. J. Moniz, Miguel do Canto, Cunha e Abreu, Moraes Soares, Nogueira Soares, Paiva Barreto, Northon", Visconde de Castro e Silva, Visconde da Junqueira, e Visconde da Ponte da Barca.

Faltaram sem causa conhecida — os srs. Gomes Costa, Calheiros, Barros e Sá, Themudo, Santos Monteiro, Bento de Castro, Fonseca Moniz, Conde de Saldanha, Forjaz, Bivar, Bandeira da Gama, Teixeira de Sampayo, Magalhães Coutinho, José Estevão, José Guedes, Baldy, Queiroz, Sousa Rocha, e Passos.

Abertura — á meia hora depois do meio dia. Ada—approvada.

CORRESPONDENCIA,

Officios.

1.° —Do ministerio da fazenda, acompanhando cem volumes dos mappas estatisticos a que se refere o artigo 12.° da carta de lei de 5 de agosto de 1854, a fim de serem distribuidos pelos srs. deputados.

Mandaram-se distribuir.

.2.° — Do ministerio da justiça, dando as informações pedidas pelo sr. Pinheiro Osorio, ácerca de uma denuncia dada ao delegado da comarca de Tondella, contra o juiz ordinario de S. João do Monte.

Para a secretaria.

3.° —Do ministerio dos negocios estrangeiros, acompanhando, para satisfazer aos desejos do sr. Silvestre Ribeiro,

a representação feita por Manoel José Corrêa da Silva, em nome de varios proprietarios da ilha da Madeira, queixando-se do modo porque tem sido feita n'aquella ilha a distribuição dos soccorros vindos de paizes estrangeiros, para os seus habitantes infelizes. Para a secretaria.

4.° —Do ministerio da marinha e ultramar, informando, para esclarecimento da commissão da marinha, o requerimento do capitão tenente reformado Francisco Solano Torlade Pereira d'Azambuja.

A commissão de marinha.

5.° — Do fiscal do conselho de saude publica do reino, remettendo noventa exemplares do relatorio sobre o cholera-mórbus em Portugal, nos annos de 1853 e 1854.

Mandaram-se distribuir.

6.° —Do sr. deputado João Nuno Silverio Cerqueira Gomes de Lima, pedindo licença á camara para se ausentar até ao fim da. prorogação.

Foi concedida a licença pedida.

Representação.

Da Associação Commercial do Porto, insistindo que lhe seja restituida a metade da quotisação destinada para as obras da Bolsa, ficando obrigada ao costeamento e mais despezas com o estabelecimento salva-vidas.

À commissão de fazenda.

a que pela mesa se deu destino.

Requerimento.

1.° Se o sr. ministro das obras publicas diminuiu 330$ réis na prestação mensal destinada para a estrada de Alhandra a Torres Vedras?

2.° Se a estrada que se vae principiar de Loures a Torres Vedras segue o antigo leito da Cabeça de Montachique?

3.° Se o sr. ministro tenciona acabar a estrada de Alhandra a Torres na presente primavera; se está authorisado ou não?

4.° Quantos são os empregados que tem junto a si o engenheiro encarregado d'aquella estrada. — Cunha Sotto-maior.

Foi remettido ao governo.

SEGUNDAS LEITURAS.

Proposta.

Se o sr. ministro não estiver authorisado a applicar a somma necessaria para a estrada de Alhandra a Torres. Vedras, proponho que a camara lhe vote os meios necessarios

Vol. IV—Abril—1855.

5