O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

361

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Tomar a opposição parlamentar uma attitude hostil e definida, collocando as questões politicas no terreno que lhe parece conveniente, o estarem os outros grupos guardando um silencio profundo, sem se collocarem ao lado do governo, e o governo votando-lhes as suas moções e as suas propostas, e nós todos vivendo n'esta santa paz e n'esta santa vida, que faz o nosso enlevo ha uns poucos de dias!!

Uma voz: — É uma paz armada.

O Orador: — Se é uma paz armada peior ainda, porque n'esta parte o governo foi franco. Leiam os illustres deputados o orçamento rectificado, e leiam mesmo o discurso da corôa, e ahi encontrarão a declaração franca do governo de que conta attenuar o deficit com mais algumas reducções nas despezas, e com o augmento provavel dos impostos actuaes, sem a promulgação de novas medidas legislativas!

Estas asserções são tão claras que todos as entendem; o que eu não entendi foram os encargos da nossa divida fluctuante, só pela conta publicada no Diario do governo, a que ha pouco me referi, mas a declaração de que não contemos com novas medidas n'esta sessão, comprehendia perfeitamente, e estou persuadido de que todos os illustres deputados a comprehenderam muito melhor do que eu. Nós não podemos dizer ámanhã, que o governo não foi franco; porque elle foi a este respeito franco e claro quanto é possivel se-lo nos assumptos politicos.

E provavelmente nenhum dos partidos politicos que o toleram aceita a declaração de que o deficit vae ser atenuado unicamente com algumas reducções nas despezas, com o melhoramento provavel dos impostos actuaes, independentemente da promulgação de novas medidas.

Como deu a hora...

Vozes: — Falle, falle.

Peço a v. ex.ª que me reserve a palavra para ámanhã.

Vozes: — Falle falle.

Ámanhã continuarei.