O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

a .primeira, declaração do Sr. Ministro da Fazenda, por ser a tmica , que veio para a Mesa; eu leio, ^(leu.J: em quanto á autra declaração, póde-se consignar na acta seguinte, .mas é preciso, que o Sr. Ministro, da Fazenda a rectifique.

O Sr,, Agostinho dlbano:—-A.Câmara resoÍv,e.u que fo.ssem lançados na acta as dua.s declarações ; S. Ex.a disse, que elle comporia 05 atrazados com o.s^meios q.ue t-ivesse . ... '

'O, Sf. João Elias.:—Disse, que trabalha enj Um projecto.....

O Sr. Agostinho Líbano: ~^- Parece-mè , que uso.u do verbo compor: mas em fim S. E x. *; rectificará o que disse quando estiver presente: entretanto e uma circuinstancia , que eu desejo quo seja lançada na acta, porque e muito iinportanie; Agora desejo saber também qual foi a resolução da Carhâra relativamente aos meus requerimentos^, que Montem -estiveram em discussão?. . .

Q Sr. João Elias: —^.Ficaram, para segunda le-i* tura; riào ho,uva resolução nenhuma, sobre elles ; o Sr. Ministro disse, q.ue daria, por escriptõ os es-elareeimentos. ,

O Sr. A. Alba.no : — Dando-se-lhe, conhecimento dos requerimentos; e eu conlento-me com isso.

j4pprovou-se a acta.

)

. Q S*. Maia mandou para a Mesa,

DECLARAÇÃO 2?E VOTO. —Declaro, qutT na Sessão de hontem , votei contra o ;§. 4.° do artigol.% .do projecto de lei, para authoji-izar o Go.verno a/ tcrear Batalh-ôes provisor.ios, COÍBO entender.

Sala da Camará.dos.,Deputados, 2 de-Setembro de 1840.— F. J. Ma/a, Deputado pelo Pçrto ; B» JM. de Oliveira Borges.

iMatidou-se lançar na acta. • • .

CORRESPONDÊNCIA;

l>a Sr. António Maria de cio, pedindo 30. dias de licença. — Concedeu-se.

Ministério dos Estrangeiros. — Qfficio , acompanhando uma relação das Repartições publicas, quQ se acham estabelecidas: ern edifícios de particulares, a quçd fora pedida por indicação do .Sr. &e-jptitado Brajckíamy. —* Pára a Secretaria. , O Sr. Bispo Eleito de Leiria ,. disse que, à De-púiação da Camará dos Deputados, fora recebido, por S;ua Màgetstade.a Rainha, com a Sua natural bemgnida.de.

O Sr. Presidente: — A Carnara váji dividir-se em Commissões; a ordem do dia para. amanhã 4 o projecto n.e 63, e o 64. Bs-lá levantada a Sés? são i -^ N.ão eram ainda duas horas.

1840.

Presidência do Sr. Pinto de Magalhães»

Acia

-— Ao meio *dia. '

r Presentes 76 Srs. Deputados* Approvada sem discussão. • ocupas B© BÍ A.

Q. Sr. Presidente: — Para a primeira paríe da Ordem do Dia vinha o projecto n.° 64 sobre a fixação da força de terra, rnas como não está presente o Sc. Ministro da Guerra, nem nenhum dos outros, a Cairiaja tesn a dehberar se quer ou não entrar já nesta discussão.

O S, Barão de Leiria : — Eu s u p pó n h o. que o não estar presente o Sr. Ministro da Guerra, nem qualquer- dosóutrosSrs. -Ministros, não pode fazer duvida á Camará, para entra* na- discussão do Projecto n.° 64, o mesmo' porque em quanto algiseih falia pró ou contra-, pód.»- chegar o Sr, Ministro^ e assim se adianta algutna consa.

O Sr. Seabra •: -*- Parece-me que não podemos entrar nesta discussão^ sei» estar presente o Sr. -Ministro da Guerra ; é necessário que se obtenham, esclarecimentos, para se poder fixi^r a. forca publica; estes esclarecimentos reduzenn-se a cousas de facto, a 'Cangara precisa de saber q.ual d a necessidade do serviço; não sendo assifin não podemos nós votar uma cifra^ porque tanta razão temos para votar urn nu-nsero coiuo outro •;. e' necessário saber ascondicções do serviço,, e aã suas necessidades especificadamente. Eu entendo poi.s que sem estar presente o Sr. Ministro da Guerra," mal se pode fixar a força publica. Ainda ha_o.utr.a. razào ; o auno passado fixou-se urna força que. não chegou a pre^ncher-sc,, mas não foi por wós. a não voia^rnoa; ora o mesmo pode acontecer

este anno, de se não preencher p.orexistirem mas causas-, por isso bom seta que se declare seexisr tern ou não e.ssas cadsas, que evitaram o preenchi* mento do numero votad.o , e qu.e existindo se destruam , aliás votar e não votar será ò mesmo.

O Sr. Barão de Leiria:—r Eu não insisto em que se entre já na discussão, mas direi quesupponho que todas as informações, que se podem desejar, se acham no Relatório apresentado pelo Sr. Ministro da Repartição competente, e se sé quizer ver o mappa da força aqui .está também ; por consequência não falta cousa alguma.

O Sr. Marreca: — Parece-me que a Camará de-cidio já que esta discussão não principiasse, ern quanto não estivesse presente o Sr. Ministro da Guerra. (O Sr, Presidente : — Não se determinou positivamente, alguém lembrou que era preciso avisar o Sr Ministro) O Orador: —^-Bem ; acquieaço á essa Ieri5bran= ca, e julgou conveniente, e necessária a presença do Sr. Ministro í e sem eMe estar presente não se dave por certo discutir esta matéria.

L)icidio-sc que se deferisse a discussão deste Proje° cto até estar presente o Sr. Ministro da Guerra.

O Sr^ Presidente: -— E ri t ao o que se segue é <_ p='p' _68='_68' a='a' sobre='sobre' administrativa.='administrativa.' n.e='n.e' ííefonna='ííefonna' projecto='projecto'>